Enviar Mensagem

Forum > Direito Comercial > Dissolução Parcial de sociedade LTDA
UsuárioDiscussão
Eliane Tomás
Postado em quarta-feira, 23 de abril, 2008
Bem, estudo o caso seguinte e tenho algumas dúvidas.

Uma empresa possui 2 sócios com respectivamente 95% e 5% de participação na mesma, foi contraído um empréstimo bancário em nome socidade.
Hoje há interesse na dissolução parcial da sociedade, interesse esse gerado pela vontade do sócio minoritário e de comum acordo com o sócio majoritário.

As perguntas são a seguinte

1)Ao sair da sociedade, o sócio minoritário assume alguma dívida?
2)Em o sócio majoritário querendo assumir toda a dívida, existe um meio legal de se transferir a dívida para ele?

ÚsuarioResposta
edina
postado em quinta-feira, 11 de fevereiro, 2010
desculpe mas o que eu quero fazer é uma pergunta, eu tenho uma sociedade com meu esposo, mas gostaria de me retirar para para abrir outra mas ele não permite, como devo proceder sem a permição dele, e com quem devo me comunicar aqui em curitiba para me ajudar
CARLOS MORAIS
postado em sexta-feira, 12 de fevereiro, 2010
Leiam sobre desconsideração de personalidade jurídica.....
A matéria vem regulada no NCC/2002
Debora
postado em segunda-feira, 01 de março, 2010
Tenho uma empresa de assessoria de cobrança em qual tenho 50% da sociedade, porém a empresa contraiu um impréstimo em nome da empresa, queria muito sair dessa sociedade mas a sócia não quer assumir minha parte e ficar com tudo. Como faço para sair dessa sociedade?

Se eu sair sou obrigado a assumir metade dese impréstimo?

Caso entre mais uma sócia e a porcentagem da sociedade seja divida, o imprestimo já contraido essa terceira pessoa terá que assumir também?
Andreia
postado em terça-feira, 09 de março, 2010
Boa tarde.
A) Tenho 95% da firma do meu ex-marido a firma está cheia de dívidas no banco que o meu advogado viu, me separei dele e fui toamar conhecimento dessas dívidas agora, era ele que respondia pela firma e estamos divorciados, tenho como tirar meu nome da firma?
Obrigado
Tatiana
postado em segunda-feira, 22 de março, 2010
Caros colega, tenho um problema semelhante ao da MONIK e da Edna. Quem souber ou conseguir as respostas para as indagações ou se alguem ao ler saiba o que pode ser feito neste caso, agradeço e aguardo uma resposta.

Att,

Tatiana
Helena Luzia Magri
postado em quarta-feira, 31 de março, 2010
Perguntose eu entro em uma empresa,onde tem mais dois sócio,já contrairam dívida maoir que o capital social,eu não sabia,dívida trabalhista,impostos e empréstimo,qual a minha responsabilidade enquanto sócio,?e qual a medida judicial adequada em prolda sociedade?como será possivel dissolver a referida empresa Ltda?Abraço podem me ajudar
Wanderley
postado em sábado, 08 de maio, 2010
Bom Dia, eu estava como “sócio” em uma empresa de prestação de serviços de limpeza com 50% no Contrato Social, quando trabalhava nesta empresa até concordei em deixar meu nome no Contrato Social. Ocorre que em Dezembro 2007 sai desta empresa, fizemos um acordo financeiro e ficou acordado o prazo de 30 dias o legitimo proprietário deveria providenciar alguém para entrar no meu lugar, minha preocupação e que até o presente momento não ocorreu e não apresentaram ninguém para entrar no meu lugar, já perdi o número de vezes que solicitei a minha retirada, o que me preocupa que empresa esta cheia de divida e está processo de falência, preciso me retirar da sociedade o mais rápido possível.
Perguntas:
- Como posso dar baixa da minha parte na empresa?
- Preciso arcar com alguma dessas dívidas, já que era ele quem administrava tudo?
- Ele diz que tem que colocar uma pessoa no meu lugar e se não conseguir ninguém, ela teria um prazo pra ficar na sociedade (LTDA) sozinho?
Minha preocupação é somente uma: as dívidas vão estourar, trabalhistas vão ocorrer, e vão acabar bloqueando minha conta corrente e meus bens.
Até pensei em fazer denuncia junto ao Ministério Público, mais sei se este seria o melhor caminho, por favor, se alguém conhecer alguma medida que possa tomar, me de uma luz.
Acho que vale apena observar que esta pessoa já esta com outra empresa do mesmo ramo de prestação serviços, onde também esta com laranjas no contrato social, ou seja, como posso vincular as duas empresas a esta pessoa, sendo que ele não esta em nem uma das duas empresas, os bens passam de um milhão de reais e estão todos em nome do filho, parentes e amigos, no nome dele não tem nada.

Grato pela atenção desde já agradeço;
jose elias henriques de lima
postado em terça-feira, 18 de maio, 2010
EM UMA SOCIEDADE LTDA, CUJO OS SÓCIOS SÃO MARIDO E MULHER COM 50 POR CENTO CADA, OCORREU O DIVORCIO E FOI FEITA UMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL SAINDO A MULHER, E EXISTE UMA DIVIDA JUNTO A PROCURADORIA FAZENDANACIONAL, QUEM ASSUME A DIVIDA A QUE ENTRA OU OS QUE VÃO FICAR. PRECISO ENTRAR COM UM REQUERIMENTO, MAS PRECISO DE EMBASAMENTO LEGAL. POR GENTILEZA PODE ME AJUDAR. GRATO ELIAS
EUDES MARIA DOS SANTOS
postado em quarta-feira, 16 de junho, 2010
SOU SÓCIA(LARANJA) MAJORITÁRIA DE UMA EMPRESA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EM SÃO PAULO, CUJO SÓCIO É UMA PESSOA JURIDICA NO EXTERIOR DESDE 1991.
HOJE TENHO INTERESSE EM CANCELAR ESSA EMPRESA SÓ QUE, NÃO TENHO A PROCURAÇÃO DESSA OUTRA EMPRESA QUE NUNCA HOUVE MOVIMENTO.
TRABALHEI EM UM ESCRITÓRIO, NO QUAL TODOS OS FUNCIONÁRIOS ERAM OBRIGADOS A SEREM SÓCIOS DE UMA EMPRESA, PARA MANTER O EMPREGO.
QUE FAÇO PARA BAIXAR ESSA EMPRESA SEM A PROCURAÇÃO?
NO AGUARDO

EUDES

sedil antonio
postado em quinta-feira, 17 de junho, 2010
fiz parte de um contrato social numa empresa, há um ano e seis meses saí do mesmo.quero saber se caso esta empresa tiver alguma divida de tributo, por multa no periodo em que fazia parte, se corro risco de ser responsavel. mesmo tendo saido do contrato.
1234