Enviar Mensagem

Forum > Direito Comercial > Cheque devolvido Motivo 48
UsuárioDiscussão
Evandro
Postado em quinta-feira, 19 de julho, 2007
Caros Colegas, espero que possam me ajudar!

Tenho um cliente que fez um financiamento, atrasou no pagamento das parcelas e, após negociação com a empresa de crédito, fechou o valor de pagamento à vista em R$ 1.600,00.

Tal pagamento foi efetuado na data combinada, porém, com cheque de terceiro.

Após 5 meses meu cliente foi efetuar um compra à prazo em supermercado, onde foi constatado que seu nome constava nos Cadastros de Inadimplentes, verificando, posteriormente que trava-se do negócio acima narrado.

Ocorreu o seguinte: O cheque foi devolvido pelo motivo 48: "motivo 48 - cheque de valor superior a R$ 100,00 (cem reais), emitido sem a identificação do beneficiário, acaso encaminhado ao SCCOP, devendo ser devolvido a qualquer tempo ", não sendo efetuado o pagamento.

Não ouve notificação do banco ao terceiro que emitiu o cheque nem comunicado da empresa de crédito do não pagamento e muito menos comunicado do Serviço de Proteção ao Crédito da inclusão do seu nome no cadastro.

Quais orgãos são responsáveis? Devo ingressar contra qual desses orgãos? Qual a medida judicial mais pertinente?

Agradeço desde já o auxílio!

Obrigado.

ÚsuarioResposta
ROSANA
postado em segunda-feira, 15 de junho, 2009
Bom dia,

Minha situação é o seguinte: dei um cheque para imobiliaria no prazo certo de pagamento mas não percebi que o mesmo não estava com a data. Meu marido preencheu o mesmo sem a data e este cheque voltou para imobiliaria por falta de data e somente depois de 8 dias a imobiliaria entrou em contato dizendo que eu perdi o desconto do prazo de pagamento pedindo para eu ir acertar o valor dos juros mas o cheque tinha fundos. Não concordei com a questão e acho que está errado por terem recebido o cheque e não terem conferido então.

O que eu faço?Podem me ajudar?É correto?Existe alguma jurisprudência a respeito?
brasil pereira
postado em quarta-feira, 07 de outubro, 2009
paguei uma conta com um cheque que recebi de uma venda de veiculo, só que o cheque voltou por insuficiencia de saldo, ai a loja me colocou no serasa, isso é correto, a loja pode me inscrever nos orgãos de defesa do consumidor?
Ursula
postado em quinta-feira, 15 de outubro, 2009
Boa noite, tive varios cheques devolvidos e um devolvido e extraviado, gostria de saber se tenho q pagar uma taxa para cada cheque?? e qual o modelo de petição para efetuar o pagamento do cheque em juizo ja q foi devolvido e perdido???

Obrigada pela ajuda.
Cassio Rogério e Figueiredo
postado em sexta-feira, 16 de outubro, 2009
Prezados, preciso de ajuda urgênte.

Seguinte, em 2006 passei um cheque para uma empresa (A) a qual eu não nominei o mesmo, apenas cruzei. Bom esse cheque na época foi passado pela empresa (A) para pagamento de um serviço em uma outra Empresa (B) (Fornecedor)....

o Fato é, quando o cheque foi apresentado ao banco ele voltou pela alinea 11 e 12, porém quem o apresentou para deposito foi a empresa (B)...

A empresa (B) ficou com cheque, porém eles antraram em contato com a Empresa (A) que repassou o cheque para que a mesma quitasse o valor do cheque. E assim foi feito, a empresa (A) foi até a empresa (B) e resgaou o cheque..

Porém em nenhum momento o banco e ou as empresas envolvidas entraram em contato comigo, ou seja meu cheque circulou em mãos de terceiros até cer depositado, e o mesmo tentou depositar o chque em sua conta...

Essa é minha dificuldade, estou tentando resgar meu cheque com a empresa (A) porém a mesmo mudou de endereço e eu não tenhos os dados dela, ao entrar em contato com a empresa (B), que foi a que apresentou meu cheque ao banco, ela se recusou a fazer quaisquer carta que informasse que o cheque foi pago, e solicitou eu cobrar da empresa (A) que o retirou.

Não sei como proceder nessa situação, dado que no meu entendimento acredito eu que apenas a empresa (B) que apresentou o cheque no banco que deveria ou me devolver o documento ou elaborar um carta a punho afirmando a quitação do cheque ou dizendo que nenhuma responsabilidade deve ser aplicado dado que o mesmo foi devolvido para a empresa (A) que foi quem os passou.

Peço que alguem me ajude por favor, por causa desse cheque de 2006 não estou conseguindo o credito para o financiamento da minha casa..

Detalhe, eu encontrei apenas a empresa (B) que foi possivel de identificar pela foto copia que o banco emitiu do cheque.
Delfina
postado em domingo, 20 de dezembro, 2009
Preciso de orientação passei alguns cheques em 2003 e na epoca meu filho teve um enfarte e não tive condiçoes de cobrir 4 cheques, tentei depois depois de algum tempo contatar a loja e ela fechou e os telefones não existiam mais, depois desse tempo todo fui fazer uma compra e meu nome esta com protesto por causa desses 4 cheques,isso é direito depois de tanto tempo sujarem meu nome sendo que os cheques não estão no crtório e sim com a pessoa.E tenho que pagar sendo que agora estou doente com tratamento psquiatrico e não tenho condições? Por favor me orientem
Maria Eduarda
postado em quarta-feira, 13 de janeiro, 2010
oi, eu sou estudante, e to sofrendo com um problema chamado compulsão! infeliz tava comprando td q via pelqa frente, e acabei dando cheques pre-datados q eu ja sei que nao vou conseguir paga-los nas datas!
dei muitos cheques!
o que eu faço agora???
o que pode acontecer se meus cheques voltarem? podem me processar?
me ajudem!
JAIR FRANCISCO VIANNA
postado em terça-feira, 13 de abril, 2010
Minha esposa esta afastada do serviço deste 2004 , na primeira internação dela foi roubado um talão de cheque que na epoca não sentimos falta visto que ela tinha tentado suicidio, agora recebi uma ligação de uma AGIOTA informando que tinha um cheque mas minha esposa não tem condição de assinar e no periodo que esta agiota comneta que recebeu o cheque minha esposa estava internada ...assinatura não é dela como que o Banco do Brasil negativou ela no SERASA ?????
HERLITO DE SOUZA
postado em sábado, 14 de agosto, 2010
Uma pessoa da minha família emprestou um cheque pre-datado para uma determinada pessoa, para que na data ajustada, fosse feito o depósito na conta e consequentemente o cheque fosse pago, fato esse que não ocorreu. O cheque foi devolvido por duas vezes. Resultado, o nome do mesmo se encontra no SERASA e a pessoa portadora do cheque nunca o propcurou para tentar receber o dinheiro e consequentemente devolver o cheque. Pergunto como proceder para resolver tal situação?
Rodrigo França Vieira da Silva
postado em quarta-feira, 10 de novembro, 2010
Não consigo localizar o credor que recebeu o meu cheque através de Terceiros. Já tenho a micro-filmagem, fui no banco e eles não conseguem localizar o cliente por telefone que deve estar desatualizado no banco. o que faço? Obrigado.
RITA DE CÁSSIA
postado em domingo, 12 de dezembro, 2010
OLÁ!!! POR FAVOR ME TIREM UMA DUVIDA!!!!
EU PASSEI UM CHEQUE NUMA LOJA E ELE VOLTOU!!! FUI ATE A LOJA PAGAR MINHA DIVIDA E RESGATAR MEU CHEQUE MAIS A LOJA FECHOU!!! COMO EU DEVO FAZER AGORA???
123