Enviar Mensagem

Forum > Processo Civil > PRESCRIÇÃO DE COBRANÇA DE ÁGUA
UsuárioDiscussão
Adriana
Postado em quarta-feira, 12 de novembro, 2003
Sou recem formada e gostaria de uma ajuda.

O pai de uma amiga me procurou. Ele comprou uma casa e depois descobriu dívida de água (sabesp). fez um acordo e pagou as dividas. depois de quitado, a sabesp enviou nova carta de cobrança referente a conta de água de 1997 (que não estava inclusa no acordo). esses valores prescrevem em 05 anos?

obrigada.

adriana.

adi_drica@terra.com.br

ÚsuarioResposta
Dr. Luiz Carlos Vergueiro
postado em quarta-feira, 22 de outubro, 2008
Entendo que o prazo de prescrição para cobrança por serviços de água e esgoto é o previsto no CÓDIGO CIVIL, por se tratar de débito de natureza não tributária. Desta forma, inaplicável o prazo prescricional previsto no CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL - CTN.

Ainda, de acordo com o SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - STJ - decidiu que a prescrição ocorre em 20 ANOS se a dívida tiver sido contraída antes do NOVO CÓDIGO CIVIL e, após, é de 10 ANOS.
pedro
postado em sexta-feira, 16 de janeiro, 2009
Entendo ser TAXA, mas o STJ (em 2008) e o STF pensam ser Tarifa.

Sendo tarifa, a prescrição aplicável ao caso é a do CC, que seria de 20 anos, caso a dívida seja anterior ao CC/2002, e tenha ultrapassado mais da metade do tempo de prescrição na data de vigência do CC, ou de 10 anos, na negativa da hipótese anterior ou dívida posterior.

Estou fazendo justamente uma contestação e estudando o assunto, mas o STF e as novas decisões do STJ são firmes em entender como Tarifa, e aplicar a prescrição vintenária.

Verena
postado em terça-feira, 07 de abril, 2009
Preciso saber se numa ação de cobrança de contas de água que estão em aberto.
Ocorre que estes débitos são do antigo inquilino, o qual efetuou vários parcelamentos com a Sabesp sem a anuência do proprietário.

Minha pergunta é:

É possível alegar isenção de responsabilidade dos proprietários do imóvel ?