Enviar Mensagem

Forum > Processo Civil > Prazo prescricional para Ação Monitória
UsuárioDiscussão
Andréa
Postado em quarta-feira, 28 de maio, 2003
Gostaria da opinião de meus colegas no sentido do prazo prescricional da ação monitória. De acordo com a confusão trazida pelo novo CC quanto aos prazos prescricionais, estaria a monitória inserida no caput (10 anos), no inciso VIII do § 3º ou nom inciso I do § 4º do artigo 206? Sou professora de processo civil e esta dúvida está mobilizando todo o corpo docente... incógnitas do nosso Direito....

Obrigada

Andréa

ÚsuarioResposta
luciano torres medeiros
postado em segunda-feira, 17 de dezembro, 2007
E em caso de instrumento particular assinado por duas testemunhas, qual seria o prazo da prescrição da execução deste título? 3, 5 ou 10 anos?
Patrícia
postado em quarta-feira, 30 de janeiro, 2008
Tenho uma dúvida:
Em 1995 fiz um empréstimo na CEF e semana passada fui citada numa ação monitória, para em 15 dias pagar ou embargar.
O prazo de pescrição, já estou sabendo, é de 5 anos a contar da vigência do novo CC, haja vista que não havia passado mais da metade do przo até então.
Mas a dúvida é se podem cobrar mediante ação monitória ou se deveria ser uma ação de cobrança direto.
Peço auxílio de todos que tiverem o interesse em me ajudar. Meu prazo está corrndo
Att,
Patrícia
celia
postado em terça-feira, 26 de fevereiro, 2008
Boa tarde,

Gostaria de saber se uma nota promissória com 26 anos de vencida ainda pode ser pleiteada com ação monitória.

Grata
JOSÉ LUCIANO MALHEIROS DE PAIVA
postado em segunda-feira, 31 de março, 2008
Respeito a opinião dos colegas mas sendo a ação monitória de natureza pessoal, prevalece as disposições do Código Civil de 2002, que reduziu o prazo para 10 (dez) anos. Em relação as dúvidas de alguns colegas acima, esclareço que a citação é uma das formas d ernterrupção da prescrição. Grato, Dr. Luciano (OAB-RJ 67.795, OAB-PI 261, OAB-MA 6.042).
severino pinto da rocha