Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > pericia judicial
UsuárioDiscussão
Adriano
Postado em segunda-feira, 16 de julho, 2012
Olá Dr Walter
entrei na jef e fiz pericia judicial e o laudo diz q há incapacidade tetal e permanente, porém perito judicial observou minhas contribuições e colocou a DII em periodo em que nao tinha qualidade de segurado sem se basear em nenhum exame, sei que isso me dará como incapacidade preexistente. Mas há uma grande divergencia, pois o inss me negou auxilio doença por nao constatar incapacidade, E agora? estou precisando da tutela mas minha duvida é se o juiz vai me negar.
1- Pode o inss negar por nao existir incapacidade e depois o juiz me negar por ser incapacidade preexistente?
2-será que tenho que provar que na fixação da DII nao estava incapacitado, apresentado documentos e testemunhas?
3-o Juiz pode ver as diferenças dos laudos e decidir por conta propria? pois o único prejudicado nas duas pericias sou eu. Muito obrigado

ÚsuarioResposta
Walter Gandi Delogo
postado em terça-feira, 17 de julho, 2012
Olá Adriano:
Se a DII (data de início da incapacidade) foi fixada em data anterior ao seu ingresso na Previdêncika Social, a emsma não será considerada para efeito de auxílio-doença em que foi cumprido novo período de carência (12 contribuições mensais), caso tenha ocorrido agravamento da doença, porquanto mesmo tendo sido considerado incapaz, você execeu a atividade por necessidade de sobrevivência, até que suas forças lhe permitiram, e nessa situação (pelo exerício da atividade), você era segurado obrigatório.
Nesse caso o benefício deve ser concedido, conforme é a jurisprudência dominante em todos os Tribunais Regionais Federais.
A situação é mais ou menos a descrita no ítem 2 de suas colocações. Caso seja aberta vista do processo ao seu advogado, pela ao mesmo para fazer estas alegações, pois as mesmas estão em conformidade com o disposto na ressalva contida no Parágrafo Único do Art. 59 da Lei nº. 8.213, de 24/07/1991 que diz: "Art. 59. .......... Parágrafo Único. Não será concedido auxílio-doença ao segurado que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social já portador da doença ou de lesão invocada como causa para o benefício, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão."
A respeito da aposenadoria por invalidez, o Art. 42 da mesma Lei, assim dispõe em seu § 2º.: "Art. 42. .......... § 2º. A doença ou lesão de que o segurado já era portador ao filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social não lhe conferirá direito à aposentadoria por invalidez, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão."
Portanto tenha em mãos atestados, receitas, laudos e resultados de exames, para, se for o caso, ser comprovado o agravamento da doença ou lesão após o seu ingresso ou reingresso na Previdência Social, seja mediante impugnação ao laudo do períto ou por alegações na fase recursal.
Atenciosamente,

Dr. Walter.
Adriano
Dr Walter
me desculpe mas nao entendi direito quanto a DII, o Dr disse que mesmo tendo fixado DII 2 anos anterior ao reingresso eu terei direito ao beneficio pois cumpri mais de 12 contribuioes, mesmo sendo como indicidual, veja,
tenho problemas degenerativos na visao
o perito judicial olhou minhas contribuiçoes e me examinou, estou incapaz e permanente, cegueira legal, mas para fixar a DII ele se baseou no estado atual da doença e pediu para provar que antes eu enchergava bem, dai mostrei minha habilitaçao que foi renovada em 2006 e contribui como individual e nao registrado obrigatorio e REingressei ao RGPS em 2010, entao ele fixou a DII em 2008, por isso penso que o juiz dira que é incapacidade preexistente, estou inconformado, pois dirigi carro até fim de 2011 e ainda em 2009 abri uma micro empresa mas nao retirei prolabore entao nao ha contribuiçao. o que o DR acha
Adriano
Há DR Walter
caso tente impugnar o laudo terei que fazer outra pericia ou se provar com estes meus argumentos já basta para o juiz aceitar que nao estava incapaz na DII fixada pelo perito, muito obrigado
Walter Gandi Delogo
postado em quarta-feira, 18 de julho, 2012
Prezado Adriano:^
Você ou seu advogado, se a ação foi proposta através desse profissional, deverá impugnar o laudo mediante os argumentos que já demonstramos e mais os que constam de seu relatório, afim de que o Juiz da causa forme a sua convicção e decida a ação.
Em havendo sentença em sentido contrário aos seus interesses, a mesma poderá ser objeto de recurso à superior instância.
Em face do seu relato, entendo que sua doença, embora pre-existente, foi causa de progressão e agravamento advindos depois de seu ingresso na Previdência Social.
Abraços,

Dr. Walter.