Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Afastamento INSS (Gravidez risco) x férias
UsuárioDiscussão
Carla Bordignon
Postado em quarta-feira, 08 de setembro, 2010
Boa tarde!

Entrei na empresa em que trabalho em 21.03.2005. No mês de março de 2009 já possuia um período de férias vencidas correspondente ao período de 2007/2008. Engravidei em Março/2009 e necessitei me afastar por ser gravidez de risco. Fiquei afsatada de 22.05.2009 à 24.05.2010. Do dia 03.01.2010 (nascimento da minha filha) entrei em licença maternidade até 03.05.2010 e à partir desta data solicitei 20 dias de férias retornando ao trabalho dia 24.05.2010.

Minha dúvida é: eu teria um período de 30 dias de férias em atraso, mas como entrei em afastamento pelo INSS perco o meu direito à estes 30 dias?

Como me afastei em 22.05.2009 não tenho direito sequer à férias proporcionais, ou seja do dia 21.03.2009 à 22.05.2009?

Como devo calcular minhas férias á partir de agora? é um novo contrato de trabalho?

Obrigada!

ÚsuarioResposta
michel de jesus cerqueira
postado em sábado, 05 de fevereiro, 2011
ue tinha uma feria vencida na casa pois me afastei durante 6 meses devido cirurgia (não foi acidente de trabalho) gostaria de saber se tenho direito as ferias.

muito grato obrigado
TATIANE CRISTINA BEVILACQUA
postado em quinta-feira, 24 de fevereiro, 2011
BOM DIA!
MEU NOME É TATIANE, E ESTOU GRAVIDA DE 15 SEMANAS DE GRAVIDEZ, E MEU NENÉM ESTÁ PREVISTO PARA AGOSTO DO DIA 17 AO DIA 25, GOSTARIA DE PROGRAMAR AS MINHAS FERIAS ANTES DA LICENÇA MATERNIDADE, OU SEJA EM JULHO DO DIA 01 AO DIA 20, E DEPOIS ENTRAR COM A LICENÇA MATERNIDADE.
SÓ QUE MEU ENCARREGADO DISSE: QUE SEU POR ACASO EU GANHAR MEU NENÉM NO PERIODO DAS MINHAS FERIAS EU AS PERCO, GOSTARIA DE SABER SE ISSO PROCEDE, E SE EU NÃO POSSO TERMINAR AS MINHAS FERIAS, E DEPOIS ENTRAR COM A LICENÇA?

OBRIGADA.
zuleide da silva
postado em sexta-feira, 11 de março, 2011
Estou me afastando pelo inss nao sei quanto tempo vou ficar afastada pelo cid F321 tenho uma ferias vencida em 01junho de 2010 com quanto tempo de afastamento perco estas ferias e se perco ou nao a minha empresa e meio enrolona se posivel aguardo resposta.
taty
postado em segunda-feira, 04 de abril, 2011
trabalho des 18/04/2008 ate a data de 05/04/2011 so consequi retirar 1 ferias na enpresa no mes 21/10/2010 afastei pelo inss retornando ao trabalho 31/03/2011 ficando 5 meses e 9 dias afastada gostaria de saber se tenho direito a segunda ferias en dobro pois nao estorei o prazo de 6 meses?
agora vou ter de me afastar novamente em maio 2011 e queria saber se o segundo afastamento contara nas ferias de 2010 vencida que eles nao me derao
ou ja conta nas ferias de que vence agora 18/04/2011 a terceira ferias
obrigada
Franciane Marques
postado em terça-feira, 19 de abril, 2011
Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida com relação a licença maternidade. Trabalho em uma empresa do setor de montagem eletromecânica no interio do Pará e temos em nosso quadro de colaboradores uma Tecnica em Nutrição que esta aproximadamente de 4 meses de gestação, e esta nos ultimos dias apresentou um Laudo Médico onde relata a gravidez de risco desta colaboradora. Outro fator é que a nossa realidade no Projeto é bem complexa para uma grávida, ressaltando que do Alojamento para a Obra são aproximadamente 45 km de ida, e como ela acompanha a equipe que serve a alimentãção na Obra, são 80km a serem percorridos por dia, para uma grávida isto é bem complicado, considerando altas temperaturas, principalmente se esta gravidez for de risco, como é o caso. Outro ponto é que a cidade mais próxima fica a 120 km. Portanto em meio a todo este cenario, gostaria de saber se temos como afasta-la pelo INSS sem atrapalhar a licença maternidade? E de que forma podemos proceder? Se são momentos distintos, afastamento pelo INSS e Licença Maternidade?

Desde já agradeço a atenção.

Franciane Marques
Assistente Social.
PATRICIA ALVES
postado em terça-feira, 26 de abril, 2011
ESTOU GESTANTE DE 15 SEMANAS E ESTOU TENDO VARIOS DESMAIOS E AGORA VOLTOU A TENDINITE DOS JOELHOS E NÃO CONSIGO DORMIR DA DOR INSUPORTAVEL, SERA QUE CONSIGO ME AFASTAR PELO INSS ?
luana valois
postado em sábado, 21 de maio, 2011
SOU EDUCADORA DA EDUCAÇAO INFANTIL E COMECEI A TRABALHAR DIA 25 DE JANEIRO MINHA CARTEIRA SO FOI ASSINADA EM ABRIL ,ATUALMENTE ESTOU GRAVIDA DE 3 MESES E SINTO MUITAS DORES,ESTRESSE,ETC JA ENGRAVIDEI A PRIMEIRA VEZ E PERDI POIS TIVE UM ABORTOESPONTANIO POIS SANGRAVA DIRETO EU POSSO PEDIR AFASTAMENTO PARA O MEDICO SENDO QUE SO TENHO POUCO TEMPO DE CARTEIRA ASSINADA
LETICIA
postado em segunda-feira, 20 de junho, 2011
Olá gostaria de saber como faço em relação que estou com 20 semanas de gestação e dito como de risco tive um atestado de 13dias devido a esse risco mas acho que precisarei me afastar ate o nascimento tenho direito a uma ferias que na verdade imendaria com a licença maternidade quais os meus direitos entrando pelo INSS e o que eu perderia se entrasse?
Marcio
postado em quinta-feira, 14 de julho, 2011
Olá.
Trabalho em um Park tematico a 11 meses, e com o tempo acabei criando um problema de coluna que me fez afastar por mais de 15 dias, Quais meus direitos? Se o medico alegar que foi devido ao trabalho o que consigo? Ainda estou afastado mas não completou 15 dias.
Obrigado
Vaniele Matias
postado em quinta-feira, 24 de novembro, 2011
Boa tarde. estou gravida de 3 meses e minha gestação apresenta risco devido ao descolamento da placenta, minha medica achou melhor que eu me afaste do trabalho até o nascimento do bebê pois necessito de repouso absoluto. Trabalho como empregada doméstica desde de julho de 2011, tenho registro em carteira e me foi informado que devido ao pouco tempo que tenho de trabalho eu não tenho direito de ser afastada pelo inss.
Gostaria que me informassem sobre esse assunto, pois como é a primeira vez que trabalho com registro em carteira sou leiga no assunto, e que se no caso é verdade que eu não tenho direito.
Eu posso pedir demissão e o isso me resultaria.
Desde já fico grato pela atençõa de vocês e aguardo resposta.
Obrigado.
12