Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > imposto de renda de aposentado por invalidez
UsuárioDiscussão
enny
Postado em quinta-feira, 06 de maio, 2010
sou aposentado por invalidez epilepcia e stress e como faço para cancelar os descontos de imposto de renda que todo mês ocorre em meu beneficio ou tenho que entrar na justiça para acabar com os descontos?

ÚsuarioResposta
Walter Gandi Delogo
postado em sexta-feira, 07 de maio, 2010
Prezado Wandyr:
Para isentar-se do desconto relativo ao Imposto de Renda na Fonte - Pessoa Física, o portador de doença grave que se encontra em gozo de aposentadoria ou pensão inicialmente deverá comprovar ser portador da doença, apresentando laudo médico-pericial emitido por serviço médico oficial da União, Estados, Distrito Federal ou Município junto a sua fonte pagadora, no seu caso ao INSS.
Após o reconhecimento da isenção, a fonte pagadora deixará de proceder aos descontos do imposto de renda na fonte.
A isenção do Imposto de Renda Pessoa Física não isenta o contribuinte de seus deveres de apresentar a Declaração Anual do IRPF. Caso se enquadre em uma das situações de obrigatoriedade de entrega da referida declaração, esta deverá ser entregue normalmente.
Atenciosamente,

Dr. Walter.
Walter Gandi Delogo
postado em sexta-feira, 07 de maio, 2010
Prezado Wandyr:
Para isentar-se do desconto relativo ao Imposto de Renda na Fonte - Pessoa Física, o portador de doença grave que se encontra em gozo de aposentadoria ou pensão inicialmente deverá comprovar ser portador da doença, apresentando laudo médico-pericial emitido por serviço médico oficial da União, Estados, Distrito Federal ou Município junto a sua fonte pagadora, no seu caso ao INSS.
Após o reconhecimento da isenção, a fonte pagadora deixará de proceder aos descontos do imposto de renda na fonte.
A isenção do Imposto de Renda Pessoa Física não isenta o contribuinte de seus deveres de apresentar a Declaração Anual do IRPF. Caso se enquadre em uma das situações de obrigatoriedade de entrega da referida declaração, esta deverá ser entregue normalmente.
Atenciosamente,

Dr. Walter.
edson fernando coltri
postado em quinta-feira, 15 de julho, 2010
ola boa noite....pelo que entendi,...tambem poso requerer o NAO DESCONTO EM FOLHA DO VALOR DO IMPOSTO DE RENDA?....sou APOSENTADO POR INVALIDEZ e me descontam...RS 25,50 todo mes......posso recorrer a isso?.....como faço?......aguardo um forte abraço. ah....acabei de passsarpor uma 2 cirurgia de quadril....TENHO PROTESE TOTAL DE QUADRIL.
Moysés Libman
postado em terça-feira, 23 de novembro, 2010
Por favor, uma orientação : sou aposentado por invalidez e também tenho descontos todos os meses em meu benefício. Anteriormente eu recebía o auxílio doença, até que, através de intimação expedida pela juíza do órgão competente, compareçi ao IMESC em S.Paulo na Barra Funda, para se concretizar o laudo perícial. Devído ao meu problema, o médico constatou imcapacidade laboratíva e de auxílio doença, passei para aposentadoría definitiva. Tenho este referído documento do IMESC em mãos, e gostaría de saber se dêvo fazer uso do mesmo afins de apresentá-lo junetamente com os demais, para cessar meu desconto e se prá isso, dêvo apresentar-me em um órgão federal em Campinas, visto que resído em Indaiatuba.
vilson fernando da silva
postado em terça-feira, 04 de janeiro, 2011
sou aposentado por invalides desde 2003,quero a esclusão do desconto do ir na fonte como faço?
Augusta
postado em quinta-feira, 23 de junho, 2011
sou aposentada por invalidez desde 1998 , sempre tive descontos na folha do inss do IR, ha 3 anos começei declarar para ter restituição,.Gostaria de saber, se posso pedir a devolução desses anos todos de descontos e como devo agir? Obrigada
edvaldo rodrigues
postado em terça-feira, 15 de novembro, 2011
sou aposentado por invaodez , ja tive 3 (tres) derrames (avc) e todo mes vem descontado no meu benefico o desonto o imposto de renda, como faço pra deixarem de efetuar este desconto no meu beneficio?