Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > PENSÃO DA PENSÃO PARA FILHO MAIOR INVALIDO
UsuárioDiscussão
alfredo
Postado em terça-feira, 30 de março, 2010
"URGENTE" Sou aposentado por invalidez e casado tenho dois filhos dois filhos .
Posso requerer pensão por morte da minha mãe que era pensionista por falecimento de meu pai ? Posso ter 2 benefícios ao mesmo tempo ?

ÚsuarioResposta
elaine aparecida galego
postado em sexta-feira, 01 de abril, 2011
vivi 14 anos com uniaõ estavel com meu esposo pois ele adquiriu cancer logo sabendo de suas condiço~es foi ate ao inss e passou a procuraçaõ para mim ele faleceu a cerca de 2 meses e recebo a pensaõ por morte de meu esposo so que agora a ex esposa dele divorciado quer o beneficio para seus dois filhos incapaz mas ja recebem do inss ela pode tirar os meus direitos pois eu tinha que cuidar dele 24 horas por dia porque naõ falava nem tinha mais movimento em seu corpo faleceu em meus braços em nossa casa
Fred Merlim
postado em terça-feira, 10 de maio, 2011

Tenho uma filha que recebe uma pensão por separação de seu companheiro, relativa ao um filho menor, com dois anos de idade.
Em caso de falecimento do pai, que é funcionário público, e está doente, tem o menor direito a receber a PENSÃO DO ESTADO, relativa ao salário do pai caso ele venha a falecer?
Ou ficará prevalecendo o valor da pensão que ele recebe hoje, limitado ao valor de R$ 2.000,00, já que o Pai, ganha atualmente cerca de 15.000,00 .
A dúvida é essa: continuaria a receber do Estado a pensão provisória, hoje paga pelo Pai ou passaria a receber de pensao, os proventos integrais do pai.
Agradeço a resposta que me for enviada.
Fred
Ronaldo
postado em sábado, 28 de maio, 2011
Bom dia! Sou aposentado por invalidez e já recebo a Pensão por morte do meu pai. Foi por uma ação na Justiça Federal, pois meu pai era da Rede Ferroviária, eu morava com ele e minha mãe. Nos ajudávamos.Eu como filho maior inválido, como disse, ganhei a pensão dele, porque a Lei diz que "FILHO MAIOR INVÁLIDO TEM DIREITO. Gostaria de saber, pois fui informado por um amigo que trabalha no INSS que eu teria direito também à pensão de minha mãe. Minha mãe, veio a falecer antes do meu pai e eu já era inválido. Tenho direito a pleitear a pensão de minha mãe. Ela era autôno9ma.

Agradecido desde já!

Abraços fraternos!

PS: se possível gostaria de receber por e-mail a resposta.
zenaide gonçalina rodrigues da silva
postado em terça-feira, 02 de agosto, 2011
Oi Alvredo,
Eu estou na mesma condição sua.
Tenho uma irmã maior e inválida e também aposentada por invalidez.
Minha mãe era pensionista do meu pai e faleceu em 2007, estava pensando entrar com
requerimento de transferência de pensão para minha irmã. Vi seu questionamento.
Voce obteve alguma resposta? Entrou com mandado de segurança?
Preciso de ajuda. Grata, Zenaide.
LÚCIA MARIA DE OLIVEIRA
postado em terça-feira, 06 de setembro, 2011
SR ALFREDO, CASO O SENHOR NÃO TENHA AINDA RESOLVIDO A QUESTÃO DESSA PENSÃO, POSSO AFIRMAR-LHE QUE CASO SUA INVALIDEZ TENHA OCORRIDO ANTES DA MORTE DE SEU PAI, TEM COMO CONSEGUIR A REFERIDA PENSÃO. OBSERVEI QUE OS DEMAIS COLEGAS QUE TENTARAM RESPONDER-LHE, NÃO COGITARAM A POSSIBILIDADE DE REVISÃO DO BENEFÍCIO DE PENSÃO QUE ERA PERCEBIDO POR SUA GENITORA, PARA FINS DE INCLUSÃO DO DEPENDENTE MAIOR INVÁLIDO. OCORRE QUE ESSA POSSIBILIDADE EXISTE E PODEMOS AJUDÁ-LO, CASO NECESSITE. SOU CONSULTORA EM PREVIDENCIA SOCIAL, MEU TELEFONE É 83- 33416878 OU 9652-6518, POSSUO ESCRITÓRIO EM CAMPINA GRANDE- PB.
BOA SORTE!
Ronaldo
postado em sábado, 24 de setembro, 2011
Bom dia! Sou aposentado por invalidez e já recebo a Pensão por morte do meu pai. Foi por uma ação na Justiça Federal, pois meu pai era da Rede Ferroviária, eu morava com ele e minha mãe. Nos ajudávamos.Eu como filho maior inválido, ganhei a pensão do meu pai. Gostaria que alguém me informase por gentileza, pois fui informado por um amigo que trabalha no INSS que eu teria direito também à pensão de minha mãe. Minha mãe, veio a falecer antes do meu pai e eu já era inválido e meu pai recebia a pensão dela e ela era aposentada pelo INSS. Tenho direito a pleitear a pensão de minha mãe?

Agradecido.

e-mail: ronaldogadu@hotmail.com
luciano
postado em quarta-feira, 28 de setembro, 2011
eu sou aposentado por invalidez e tenho 32 anos tenho direito a pensao por morte do meu pai recebo aposentadoria por invalidez tenho que fazer pra dequirir dereito de pensao por morte
rubinho
postado em terça-feira, 15 de novembro, 2011
sou aposentado por invalidez desde 1995 aos 18 anos de idade, quando tive leucemia linfoide aguda, casei 2 anos depois com o tratamento evolui com necrose avascular de cabeça de femur bilateral, hoje aos 35 tenho arrtroplastia total de quadril, sempre fui dependente de meu pai e utilizava o sistema de saúde da policia militar de PE, agora ele veio falecer, consequentimente perdi a assistencia medica, gostaria de saber se tenho direito a pensão por morte pois so assim consigo a assistencia medica novamente.
12