Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > procuração do inss para recebimento de beneficio
UsuárioDiscussão
MARIA GERTRUDES DA SILVA PEQUENO
Postado em quarta-feira, 11 de março, 2009
Boa Noite

Gostaria. se possível que voces me tirassem uma dúvida. Tenho um irmão que é esquizofrenico, ele é aposentado por invalidez. Minha mãe recebe a aposentadoria dele, quando ele esta internado. ela tem uma procuração fornecida pelo prórprio Inss, que vale por 12 meses.O que eu gostaria de saber é se esta procuração dá direito que ela faça empréstimos bancários, para débito direto em folha, ou se ela é apenas para saque. Faço esta pergunta porque, minha mãe fez um empréstimo a mais ou menos 7 meses, porque meu irmão saiu da internação e depois voltou, só que neste interim, deixou uma dívida no carão de credito, o valor foi de r$ 1300,00 e ela está pagando parcelas no valor de 118,00, no total de 24. Minha mãe tem 73 anos e não tem muita instrução, escreve e lê, mas com dificuldade. Ocorreu que á 4 dias atrás ela foi sacar a aposentadoria do meu irmão e acabou fazendo um outro empréstimo (este empréstimo não é o consignado, é um empréstimo pessoal), no valor de 4300,00, para pagar 48 parcelas de 333,00, um absurdo, que vai dar 16000,00 mil. E por pura infelicidade, ela foi assaltada, quando já estava fora da agencia, (o assaltante estava dentro da agencia e chegou até a falar com ela)no valor de 5300,00, sendo 1000,00, o valor que retirou do beneficio e 4300,00, o valor do empréstimo. Minha mãe não raciocinou direito, ela quis fazer o empréstimo para terminar de fazer uma construção,ela não tem como pagar 333,00 porque ela só recebe o salário mínimo, e os 1000,00 do benefício do meu irmaõ vão para pagar a clínica que ele está internado.Fizemos contato com o banco, questionei sobre a procuração, mas eles disseram que o jurídico deles, falou que a procuração, também serve para fazer empréstimo, queria então uma resposta de voces. Eu e minha outra irmã gostaríamos de entrar com uma ação na justiça, caso o banco tenha errado, em relação a procuração. Nós também notamos que a margem de comprometimento da renda do meu irmão chegou a quase 40% (Ele ganha 1120,00, tinha já um empréstimo de 118,00 e foi feito outro de 333,00). O banco idisse que até aceitaria o dinheiro de volta, mas como não temos como arranjar este dinheiro todo, achamos que indo para a justiça, conseguiriamos pelo menos diminuir os juros. Fico no aguardo, de quem puder me ajudar e se alguém sabe, se aqui em Santos, tem algum lugar que eu possa entrar com uma ação desse tipo, mas que seja gratuito. Minha mãe tem um processo de pedido de interdição do meu irmão, chegou a ser dada uma curatela provisoria, por um período, mas até o momento o processo não foi finaliado, porque não foi feita uma avaliação clínica do meu irmão por um psiquiatra do estado, mas para o banco ela só levou apenas a procuração.Agradeço todos e fico no aguardo de uma resposta.

ÚsuarioResposta
ELENICE
postado em terça-feira, 05 de maio, 2009
ADRIANO,A PRIMEIRA COISA A FAZER É VC IR ATÉ O CARTÓRIO LEVANDO CONSIGO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: RG E CPF SEUS E DE SUA MÃE,E DE 2 TESTEMUNHAS,SOLICITAR UMA PROCURAÇÃO DO CARTÓRIO (ELES VÃO ATÉ SUA RESIDÊNCIA E NÃO COBRAM ,SÓ O TÁXI,CASO VOCÊ POSSA IR BUSCAR O ESCRIVÃO ATÉ SUA CASA VOCÊ NÃO PAGA NADA),DEPOIS DE OBTER A PROCURAÇÂO,VOCÊ LEVA ATÉ O INSS :RG E CPF SEU E SUA MÃE,Á PROCURAÇÃO E UM LAUDO MÉDICO QUE COMPROVE QUE ELA ESTÁ DEBILITADA.
MAS, VOCÊ SÓ PODE FAZER ISSO SE ELA FOR LÚCIDA,CASO CONTRÁRIO VOCÊ TERÁ QUE INTERDITA-LA NA JUSTIÇA,E AGUARDAR DECISÃO JUDICIAL.
ESPERO TE-LO AJUDADO.
ELENICE
postado em terça-feira, 05 de maio, 2009
ADRIANO,A PRIMEIRA COISA A FAZER É VC IR ATÉ O CARTÓRIO LEVANDO CONSIGO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: RG E CPF SEUS E DE SUA MÃE,E DE 2 TESTEMUNHAS,SOLICITAR UMA PROCURAÇÃO DO CARTÓRIO (ELES VÃO ATÉ SUA RESIDÊNCIA E NÃO COBRAM ,SÓ O TÁXI,CASO VOCÊ POSSA IR BUSCAR O ESCRIVÃO ATÉ SUA CASA VOCÊ NÃO PAGA NADA),DEPOIS DE OBTER A PROCURAÇÂO,VOCÊ LEVA ATÉ O INSS :RG E CPF SEU E SUA MÃE,Á PROCURAÇÃO E UM LAUDO MÉDICO QUE COMPROVE QUE ELA ESTÁ DEBILITADA.
MAS, VOCÊ SÓ PODE FAZER ISSO SE ELA FOR LÚCIDA,CASO CONTRÁRIO VOCÊ TERÁ QUE INTERDITA-LA NA JUSTIÇA,E AGUARDAR DECISÃO JUDICIAL.
ESPERO TE-LO AJUDADO.
valéria claro
postado em terça-feira, 12 de maio, 2009
tenho um irmÃO ESQUIZOFRENICO NA QUAL SOU CURADORA COM CURATELA JÁ DADA PELO JUIZ RECENTE E GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER EMPRESTIMO PELO BENEFICIO DELE NA QUAL ESTA EM MEU NOME MAS COM O N. DE DOCUMENTO DELE ME RESPONDAM ESSA INFORMAÇÃO POR FAVOR POIS ESTOU PRECISANDO DE DINHEIRO PARA PAGAR UMA DIVIDA DELE JUNTO AO BANCO OBRIGADO
NEIA
postado em segunda-feira, 08 de junho, 2009
Bom dia, meu nome é Neia, estou um pouco perdida pois minha mãe caiu e quebrou o femur está em fase de recuperação, mas não sei se pelo tompo ou pela idade dela ( 71 anos ) ela está começando Alzhaimer e estou com medo sobre a pensão que ela recebe, resolução de todos os seus problemas, como os recadastramentos de banco.
Com esse dinheiro estou comprando os medicamentos dela e pagando suas contas e comprementando com o meu salário. Gostaria de saber como fazer uma procuração para
resolver todos os seus assuntos, pois sou filha única. Ela não está lúcida e não assina mais.
O que faço por favor!!!!!!
Antonio Luis Bagarollo
postado em segunda-feira, 15 de junho, 2009
Boa noite, gostaria de saber qual e o modela da procuracao que eu preciso dar para o meu advogado , representar-me junto ao inss referente a minha aposentadoria, att antonio luis
Adelmo Gonçalves Pereira Junior
postado em terça-feira, 30 de junho, 2009
Oi ,eu queria saber se hemófilico tem direito a beneficio? pois, o meu filho é hemófilico e sua mãe esta impossibilitada de trabalhar. portanto sera que ele tem direito.
ivon cesar
postado em terça-feira, 14 de julho, 2009
Trabalho registrado desde 10/01/1980, em 1985 comecei a trabalhar coma vigilante até junho/2002, trabalhei com guarda municipal, desde abril de 2003, estou recebendo auxilio-doença, gostaria de saber se posso requerer Aposentadoria Especial, considerando o periodo de afastamento por auxilio doença, permanente até a presente data 14/07/2009.
ivon cesar
postado em terça-feira, 14 de julho, 2009
Trabalho registrado desde 10/01/1980, em 1985 comecei a trabalhar coma vigilante até junho/2002, trabalhei com guarda municipal, desde abril de 2003, estou recebendo auxilio-doença, gostaria de saber se posso requerer Aposentadoria Especial, considerando o periodo de afastamento por auxilio doença, permanente até a presente data 14/07/2009.
ana lucia gonçalves santos
postado em segunda-feira, 03 de agosto, 2009
eu queria que vcs mim tirasse uma duvida,minha mãe está com problema mental,xingando muito,vai receber o dinheiro se perde,sai também se perde,tentamos impedir para que nao saia e é pior,já levamos ela para ao medico mandou fazer uma ressonânçia da mente,ai pegamos o cartao dela do beneficio mais preciso da procuraçao,como devo fazer para conseguir esta procuraçao.por favor mande a resposta o mais rapido possivel,temos que pagar as dividas dela feita por ela.obrigada.
Jamile R. L.
postado em segunda-feira, 05 de outubro, 2009
Meu esposo entrou pelo inss, mas esta impossibilitado de comparecer no banco para receber o dinheiro dele . Qual é o modelo de procuração que tenho que levar para o banco para que eu receba o valor? Alguém pode me ajudar??
12345678