Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > PENSÃO VITALICIA-lei 3373/58 combinada com 6782/80
UsuárioDiscussão
Carlos M. Menezes
Postado em segunda-feira, 27 de agosto, 2007
Prezados Senhores,
Meu pai faleceu em 1980 era do IBGE, após seu falecimento minha mãe, eu e meus irmãos passamos a receber a pensão. Eu como era o filho mais velho recebi o beneficio ate os 21 anos, meu outro irmão recebeu até os 18 anos. Minha mãe e minha ir,ã que é solteira recebem a pensão até hoje.
A minha dúvida é a seguinte:
No comprovante de rendimentos que ela recebe do IBGE está especificado o seguinte:
Natureza da Pensão: VITALICIA
Pensão Civil: 1/4
Quando eu e meu irmão deixamos de receber o benefício esse valor deveria ser incorporado aos rendimentos da minha mãe e minha irmã ?
Agradeço desde já a atenção

ÚsuarioResposta
rejane baister
postado em segunda-feira, 18 de maio, 2009
sou filha unica ,maior de 21 anos,cuidei por mais de 22 anos de minha mae q tinha 29 kilos e sua sobrevida se deve aos bons cuidados q dei a ela.nunca trabalhei nem terminei o 2 grau por conta de cuidar dela.
rejane baister
postado em segunda-feira, 18 de maio, 2009
sou filha unica ,maior de 21 anos,cuidei por mais de 22 anos de minha mae q tinha 29 kilos e sua sobrevida se deve aos bons cuidados q dei a ela.nunca trabalhei nem terminei o 2 grau por conta de cuidar dela.ela era funcionaria p federal tenho direito a pensão
Gabriela alves
postado em sexta-feira, 14 de agosto, 2009
Meu pai faleceu em 1994, eu e minha mãe passamos a receber a pensão vitalícia, ocorre que em 2006 minha mãe também faleceu, e eu passei a receber o valor integral, pois sou filha maior solteira, e estava habilitada ao processo, minha pergunta é: Se eu me casar perderei a pensão ? ou teria que ser solteira somente a época do falecimento de meu pai ? lembrando que minha pensão é vitalícia.
Aguardo resposta!
Obrigado!
Camila De Assis Lapenda
postado em segunda-feira, 26 de outubro, 2009
tenho 20 anos recebo a pensão do meu de morte des dos mues 5 anos queria sabe se quando eu fizer 21 ela acaba sou solteira.
Pedro
postado em quarta-feira, 30 de dezembro, 2009
Meu pai era aposentado do IBGE, faleceu e deixou uma pensao vitalicia (não do inss era funcionario federal) para minha mae que me informaram cessará apos falecimento de minha mae, minha pergunta é ela aos 78 anos deseja adotar um bebê do sexo feminino em caso de seu falecimento vai deixar desamparado a filha adotada ou a pensão passa para a criança até os 21 anos dela, mesmo ela tendo sido adotada somente pela pensionista e não juntamente pelo meu pai que era o aposentado falecido que deu a ela o direito a pensão, visto que somos 2 filhos ja maiores e divorciados e eu em caso de falecimento de minha mae posso pedir a guarda da criança, para que minha mae fique tranquila.
Helena Campos
postado em segunda-feira, 04 de janeiro, 2010
Minha sogra tem 94 anos e está ótima de saúde. Sua irmã é solteira, tem 96 anos, está internada, não tem mais conciência e recebe uma aposentadoria do Estado de valor alto. São em 3 irmãos, todos perto de 90 anos. Minha dúvida; no caso de morte desta tia, para quem irá esta aposentadoria? Tenho que fazer alguma coisa para que minha sogra tenha parte deste direito? Para um futuro próximo ela precisará muito de cuidados médicos e isso seria de muita valia. Grata, Helena
Vanubia de Lourdes
postado em segunda-feira, 25 de janeiro, 2010
Boa noite a todos. Preciso esclarescer uma dúvida! Minha mãe recebia pensão por morte do meu pai. Com o falecimento dela passei a receber essa pensão. No contra-cheque consta a lei 6782/80 que ampara esse benefício. Tenho 42 anos e a recebo desde 1986 ( inicio: 20/05/1980). Caso eu venha a constituir uma "União Estável" perderei esse benefício? União esta reconhecida em cartório. Obrigado.
Denise Luzia Monteiro da Silva
postado em quinta-feira, 28 de janeiro, 2010
Bom dia! meu pai era funcionario da SUSEP, órgão vínculado ao Ministerio da Fazenda, ele faleceu em 1987, minha mãe e irmã passaram a receber a pensão de imediato, uma vez que minha irmã tinha 02 anos , eu estava com 17 anos , porém disseram que eu não tinha o direito a receber. A partir de 1994, viram que eu tambem tinha este direito, passando então a receber a minha parte, Em 2008 minha mãe veio a falecer e aparte que lhe cabia dividiu-se então entre mim e minha irmã, porém no contracheque a distribuição de cotas vem 01/04.está correto?
cassia
postado em quinta-feira, 04 de março, 2010
bom dia sou pensionista do meu pai na lei 3373/58 combinada com 6782/80 e minha mae veio a falecer a outra porcentagem que ela recebia vem para mim ou não? agradeço desde ja
Cassia
Albson Pimentel Cavalcante
postado em sexta-feira, 12 de março, 2010

Sempre fiz a declaração de rendimento de minha sogra, ela possui pensão vitalícia deixada por meu sogro que era funcionário do IBGE, no entanto o comprovante de rendimento desse ano veio cheio de dúvidas.
Vou tentar trnscrever o comprovante nesta mensagem.
a) Total de Rendimentos:........................................... ..................................................................R$ 28.527,99
b) Contribuição Previdenciária oficial:..........................................................................................R$ 105,50
c) Contriuição previdenciária FAPI:..............................................................................................R$ 43,13
d) Imposto de Renda Retido na Fonte: ........................................................................................R$ 107,07
e) Parcela Isenta dos Proventos de Aposentadoria Reforma e pensão (65 anos ou mais):.......R$ 9.980,35
f) Décimo terceiro salário:............................................................................................................R$ 1.782,61
g) Despesas médicas. odontológicas, hospitalares:....................................................................R$ 860,00
Pergunto eu, o valor do imposto de renda retido na fonte está correto? e o valor de R$ 860,00 e um plano de saúde? porque o program pede o CPF do profissional que se benificiou com o serviço prestado.
12345