Enviar Mensagem

Forum > Direito do Trabalho > obrigatoriedade do uso de uniforme na empresa
UsuárioDiscussão
Rita Ramos
Postado em terça-feira, 07 de março, 2006
A empresa em que trabalho é uma autarquia pública federal (Conselho de Medicina) e "obriga" seus empregados a usarem o uniforme que concede. Embora não o faça formalmente, através de ato escrito, o faz verbalmente através de sua Administração.
Tal atitude não está amparada em lei, que eu saiba. Além disso não havia qualquer ato formal da empresa obrigando ao uso do uniforme quando assinei contrato de trabalho, assim como não há atualmente.

Pergunto: Que providências administrativas e/ou jurídicas caberiam nesse caso, que parece configurar abuso de poder e lesa meu direito de usar roupas de minha própria escolha?

ÚsuarioResposta
ELISANGELA RODRIGUES MOITINHO
postado em sexta-feira, 20 de junho, 2008
Bom dia,

Gostaria de saber qual artigo na clt sobre uso obrigatorio do uniforme e qual o artigo na clt que fala sobre não usar o uniforme, caso o empregado não tem mais vinculo com a empresa.
VIVIAN KARLA MEIRELES BARROS
postado em quarta-feira, 02 de julho, 2008
Na empresa onde trabalho eles querem que eu pague a metade do valor do meu uniforme, no ano passado eles compraram 2 conjuntos e 1 deles foi descontado no meu contracheque, esse ano eles querem mudar a cor dos mesmos, sendo que novamente terei que pagar.
Qual o artigo que mostra a minha penalidade na CLT, caso eu me negue a comprar o novo uniforme?

Atenciosamente
Robson Salermo
postado em sexta-feira, 11 de julho, 2008
Trabalho há quase 2 anos na função de Gerente Comercial numa empresa prestadora de serviço. Fui contratado e não me informaram que teria que usar uniforme. Ocorre que o uniforme é incompleto e incompatível para as visitas que tenho que realizar a certos clientes, como exemplo, uma diretoria de empresa, um gerente bancário, enfim, recebí tão somente uma calça azul e uma camisa com o logo da empresa. O sapato preto e o blaiser não recebí, uma vez que para com esses clientes tenho que usar terno e gravata. Que providências tenho que tomar em relação a isso?

Desde já agradeço e aguardo resposta,

Atenciosamente,

ROBSON Salermo
Pedro Alves dos Santos
postado em terça-feira, 12 de agosto, 2008
Quando a empresa fornece o uniforme tem que ser o padrão.
O que existe na prática é que se o funcionário não ajudar a pagar o uniforme ele é demitido. Lógico o motivo não vai ser porque não pagou o uniforme. Esta situação tem que ser resolvida com bom senso, negociação que gente chama de : ganha-ganha. Onde o funcionário paga ou ajuda a pagar o uniforme e fica empregado.
Coloque na cabeça o seguinte: quando o mercado está com oferta de mão de obra a empresa suga o máximo o trabalhador e ele não tem opção. Quando o mercado tem falta de mão de obra o empregador busca até em casa, e com certeza, não cobra uniforme nenhum.
Isto é um resumo da situação onde cada um tem que se adaptar e perceber qual a melhor decisão no momento.
Att.
Eng. Pedro Alves dos Santos
JOSÉ PEDRO
postado em terça-feira, 19 de agosto, 2008
OI...

Tbem preciso de um termo de uso de uniforme.....se alguem tiver..por favor me envie.

Obrigado
Bernadette
postado em quinta-feira, 11 de setembro, 2008
Sou proprietaria de uma Loja de vidros. A secretaria vem com roupas degotadas. Fizemos uniforme, mas não tem vestido mais, alegando que quer fazer nova blusa mas com reco na frente e não com botões na frente.?!Notamos que esta se impondo .. Realmente ela é eficiente em seu trabalho mas perguntamos: Está satisfeita em seu trabalho,? Devemos demiti-la ? Esta provocando? Qual atitude tomar?
Atenciosamente Bernadette
Eliene Martins
postado em quinta-feira, 18 de setembro, 2008
DÚVIDA

Sou acadêmica de Serviço Social.
Moro numa cidade pequena, e observo indignada, que diversos empregadores de empresas, razoavelmente grandes, não permitem que seus funcionários comprem/consumam produtos de outras empresas. Por exemplo, os funcionários de uma grande Distribuidora de Bebidas, são proibidos de tomarem outra bebida, se não a do grupo, inclusive fora da empresa, a qualquer hora e/ou dia. Os que trabalham em uma determinada loja de móveis, da mesma forma, são obrigados a comprar somente ali.
A dúvida é:
-O que leva o empregado a submeter-se a tal situação???
-O empregador pode coagir o empregado dessa maneira???
Acho tão polêmico que quero construir o meu projeta de pesquisa em cima deste assunto. Pode me ajudar???

Att. Eliene Martins
Auxiliadora Dutra
postado em sábado, 20 de setembro, 2008
A empresa que trabalho está implando mudanças e uma delas é que a partir de agora temos que usar uniformes. Um porém o mesmo conterá o logotipo da mesma, logo uso exclusivo no serviço. Será de uso obrigatório inclusive de determinado calçado, minha duvida é: eles vão cobrar isto é legal.

Obrigada

Auxiliadora

Rodrigo Prates
postado em sexta-feira, 26 de setembro, 2008
Gostaria de saber a resposta das perguntas da Amanda de Brasilia e da Ana Arab de São Carlos, pois aqui na empresa está acontecendo mais ou menos a mesma situação, de uma hora para a outra a empresa começou a obrigar o uso da farda, no entanto está cobrando do funcionário este fardamento, isso é correto, qual o artigo sobre isso na CLT.

Sds,

Rodrigo Prates
Rodrigo Prates
postado em sexta-feira, 26 de setembro, 2008
Gostaria de saber a resposta das perguntas da Amanda de Brasilia e da Ana Arab de São Carlos, pois aqui na empresa está acontecendo mais ou menos a mesma situação, de uma hora para a outra a empresa começou a obrigar o uso da farda, no entanto está cobrando do funcionário este fardamento, isso é correto, qual o artigo sobre isso na CLT.

Sds,

Rodrigo Prates
12345678910...