Enviar Mensagem

Forum > Direito do Trabalho > escala 12X36
UsuárioDiscussão
Andrea
Postado em segunda-feira, 17 de novembro, 2003
Solicito ajuda dos colegas no seguinte:

Estando prevista em convenção coletiva a escala de 12X36, sem qualquer disposição no tocante ao horário de almoço deverá ser considerado a disposição legal de 1:00 hora?
Caso assim seja considerado o regime correto - para a compensação do horário de almóço - será o de 13X36 (entra as 8:00 e sai as 21:00)?
Trabalho nos feriados são devidos neste regime como em qualquer outro ou existe alguma peculiaridade?
Agradeço a atenção.

ÚsuarioResposta
rosangela a dias
postado em terça-feira, 03 de julho, 2007
Prezado Senhor

Sou agente administrativo e presto serviço em um pronto socorro municipal, em plantão 12X36 . recebo pela secretaria do Estado. Quando feriado devo trabalhar mesmo sem receber nada a mais?

Agradeço
JAIRO DONIZETI ANDRADE
postado em quinta-feira, 16 de agosto, 2007
Sou funcionário publico municipal ha 15 anos cumprindo escala de serviço em regime de 12 x 36 hs, entretanto o sindicato dos funcionário publico não incluem em dissídio coletivo a citada escala de serviço, porem o sindicato dos enfermeiros a inclui e concede em dissídio coletivo na cita Jornada Especial de trabalho escala em regime de 12 x 36 horas com duas folgas mensais. Poderiam me informar se como servidor publico municipal tenho o direito de usufruir da citada folga constante no dissidio coletivo da classe dos enfermeiros?
Mattos
postado em terça-feira, 21 de agosto, 2007
Caro Peter,

Para efetuar o cálculo do dia trabalhado não se deve apenas efetuar a divisão do salário base pela quantidade de dias trabalhados. Este cálculo deve ser efetuado com base na jornada de trabalho em horas, ou seja, se o salário do colaborador é R$436,00 e este, trabalha 12hs por dia, a carga horária mensal é de 180hs mês (12hs x 15 dias). Com isso, você deve dividir o salário base por 180hs e multiplicar pela quantidade de horas laboradas por dia:

ESCALA 12x36
R$436,00 / 180hs = R$2,42 por hora
R$2,42 por hora x 12h por dia = R$29,07 (Logo um dia trabalhado custa R$29,07. Sendo assim, um feriado trabalhado a 100%, sairia a um custo de R$58,13.

As empresas têm mudado as escalas dos trabalhadores e não estão observando a questão da carga horária. Quando os funcionários trabalhavam 44hs semanais, o valor da hora trabalhada era menor. Antigamente o valor da hora era de R$436,00 / 220hs = 1,98 e consequentemente R$15,85 o dia trabalhado.

Neste sentido, ao modificar a escala de trabalho é necessário também se modificar a carga horária trabalhada por conta da mudança. Com a alteração no valor da hora, todo o cálculo de adicional noturno, horas extra, etc é majorado.
Volnei Rocha de Souza
postado em segunda-feira, 10 de setembro, 2007
Gostaria de saber o seguinte:
Trabalho como vigia noturno na prefeitura munipal da cidade na escala de 12x36.

1) Gostaria de saber se tenho direito de tirar uma folga mensal já que este regime nos obriga a trabalhar todos os dias, por exemplo:
Dia 1 entro as 19hs e saio às 07hs do dia 2.
Quer dizer que trabalho todos os dias do mês (30 dias). Eu teria o direito de tirar uma folga por exemplo dia 29?

2) Tenho o direito de receber os feriados trabalhados?

3) Não tenho condições de sair de madrugada para me alimentar em algum restaurante, pois neste horário não há nenhum estabelecimento aberto, por isso me alimento na empresa mesmo mas só que eu levo uma vianda com comida de casa. Neste caso eu não teria o direito de receber 1 hora por dia como hora extra já que não saio da empresa para fazer minha refeição e descanso de 1 hora?

Em relação ao meu ponto de uma observada como fica ele
dia 1 - 19h - 0hs
dia 2 = 01h - 7hs
dia 3 = 19h - 0hs
dia 4 = 0hs - 7hs
.
.
.
dia 29 - 19hs - 0 hs
dia 30 - 01h - 7hs
Mas a prefeitura manda colocar uma hora de intervalo no ponto mas eu não saio da empresa...( 0 hs a 1hs)
Edilaine Victoretti
postado em sexta-feira, 28 de setembro, 2007
Olá a todos!!!!

Li todas as postagens, que só aumentaram minhas duvidas. A atual escala dos porteiros 6 x 18, sendo eles três funcionários, tendo um folguista aos domingos q cobre 24 hs a portaria (contratado por empresa especifica).

No q tange convenção coletiva, posso afirmar q estou "a pé", a 3 anos q as convenções vem se arrastando via tribunal, por confrontos com o Sindicato patronal. Como poderia proceder diante do sindicato, anviar um oficio??? Lembrando que esta escada proprosta aqui na empresa seria somente para a portaria.
Para a escala 12x36 obviamente haverá a eliminação do folguista, redução de 4 a mais por semana de cada um, certo??? Assim fica sobrevoando a duvida dos feriados e domingos, já q na escala 6x18 se paga a dobra e ADN.

Desde já agradeço
Orlando de Souza
postado em quarta-feira, 17 de outubro, 2007
Tenho uma pequena empresa, com 15 funcionários. Descobri que as horas extras estavam sendo pagas com adicional de 65%, equivocadamente, a cerca de um ano.

Pergunto: Terei algum problema em reduzir este percentual para cinqüenta por cento, como prevê a Lei?

Agradeço a quem puder me orientar.
ANDRÉIA
postado em quarta-feira, 24 de outubro, 2007
gostaria de saber se tem alguma lei que ampare o funcionário público a redução de horário de trabalho com proporcional redução de proventos? ou se tem alguma lei que ampare trabalhar a jornada de 6 horas corridas no lugar de jornada de 8 horas? obrigada, Andréia.
elaine medeiros
postado em domingo, 04 de novembro, 2007
a escala 12*36 é completamente imcompativel com a vida social.Trabalho em um hospital sou tecnica em enfermagem e sou humilhada.toda equipe de enfermagem tem que ficar acordada enquanto médicos dormem em quartos confortaveis.Se colocarmos atestado medico perdemos a folga fazendo 15 plantões e ainda ficamos de castigo durante 30 dias sem poder trocar ou pagar plantão.a equipe de enfrmagem entra pelo fundo do hospital , enquanto médico entra pela frente.os refeitorio são separados....se sumir algum objeto do hospital , é a enfermagem que é chamada....e a escala é 12*36 e dos médicos 24 horas semanais com horario de decanso...
JOSE NEUTON
postado em terça-feira, 22 de janeiro, 2008
Na escala 12x36 gostaria de saber a quantidade de horas Semanais e mensais, pois nesta contratação o contrato de trabalho deve ser de 180 hrs ou 220 hrs mensais.
pois na hora de calcular a HE
ex: salario 460,00/180 = 2,56x1,50=3,83
460,00/220 = 2,09x1.50= 3,14

Ja tive varias informações, teve sindicado que informou que a carga mensal é 220 hrs
advogados me informaram que a carga horaria é de 180 hrs.
qual a carga mensal correta nesta carga horaria de 12x36?
JOSE NEUTON
postado em terça-feira, 22 de janeiro, 2008
Na escala 12x36 gostaria de saber a quantidade de horas Semanais e mensais, pois nesta contratação o contrato de trabalho deve ser de 180 hrs ou 220 hrs mensais.
pois na hora de calcular a HE
ex: salario 460,00/180 = 2,56x1,50=3,83
460,00/220 = 2,09x1.50= 3,14

Ja tive varias informações, teve sindicado que informou que a carga mensal é 220 hrs
advogados me informaram que a carga horaria é de 180 hrs.
qual a carga mensal correta nesta carga horaria de 12x36?
12345678910...