Enviar Mensagem

Forum > Direito do Trabalho > Vale Transporte é obrigatório ???
UsuárioDiscussão
Ana Therra
Postado em quinta-feira, 22 de julho, 2010
Bom dia ...

Tenho algumas duvidas em relação ao Vale-Transporte.

Trabalho em uma emrpesa aqui no estado do Rio , quando fui contratada não optei pelo vale porque morava bem proximo da empresa. Mas agora a empresa mudoude endereço , e agora simeu preciso de vale transporte , mas a minha chefe se recusa a me dar o tal vale!

Minha duvida é : Foi a empresa quem se mudou e não eu , ela é obrigada a me pagar a passagem?? Tenho outrso colegas de trabalho que tambem estão na mesma situação ... alguns usavam apenas 1 passagem , mas agora precisam de 2 , e eles tambem não querem pagar !!!

Att.

Ana

ÚsuarioResposta
Jacqueline Paes
postado em terça-feira, 27 de julho, 2010
Olá Ana.
A concessão do vale- transporte não é uma questão de opção e sim de necessidade> A lei federal que concede o benefício do vale-transporte vincula a sua concessão a NECESSIDADE do empregado para se locomover casa-trabalho; logo, se o empregado reside em trajeto que justifique a utilização é seu direito. Porém, segundo entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, o ônus de comprovar a necessidade é do empregado.
Entregue o comprovante de endereço ao seu empregador e reforce o seu enquadramento na necessidade que no início do contrato não havia, mas que em decorrência da mudança da localização da empresa, se faz necessário.
Se vc não conseguir do modo amigável, solicite a assistência de seu sidicato ou da DRT.
Abs.
Eva
postado em quarta-feira, 18 de agosto, 2010

Para o percurso da minha residência - trabalho - residência tenho a opção de ônibus convencional e de ar-condicionado. O de ar-condicionado custa R$ 5,50 e o convencional R$ 2,35. Posso solicitar VT para o de ar-condicionado?