Enviar Mensagem

Forum > Direito do Trabalho > Jornada de Trabalho
UsuárioDiscussão
Rodrigo Sanches de Souza
Postado em sexta-feira, 04 de janeiro, 2008
Prezados...
Gostaria de uma informação, pois meu pai trabalha em um frigorífico e o mesmo é técnico de sala de máquina (controla a temperatura das cameras frias), porém ele faz uma jornada de trabalho um pouco fora do comum e não sei se é permitida. Ele revesa horários e folga somente duas vezes ao mês. Ele trabalha da seguinte forma. São 6 horas diárias, pois são em 4 técnicos, cada semana em um horário. Ex: 06:00 até 12:00, ou 12:00 até 18:00, ou 18:00 até 00:00 ou 00:00 até 06:00, totalizando 6 hrs para cada um. Agora vem minha dúvida, esses horários são permitido? Para eles poderem folga, apartir de sexta feira até domingo, trabalha em 3 técnico revesando em jornadas de 8 hrs, sendo que um técnico folga nesse final de semana. Como eles trabalham nesse rodizio, na outra semana o tecnico que estava no horário das 06:00 até 12:00, começa a trabalhar das 12:00 até 18:00, até o proximo final de semana, onde volta a trabalhar 3 tecnicos em jornadas de 8 hrs, folgando outro técnico, e assim funciona o rodizio, no total, existem 2 folgas no mes ou no sabado ou no domingo. Uma nova pergunta e mais importante. O departamento pessoal do frigorifico, apresentou um norma de que não iria pagar mais horas extras de 100% aos domingos para aqueles que folgaram no sábado, justificando, sendo que é o primeiro dia que volta a trabalhar após folga e com isso está gerando discusão na emrpesa. Como deve proceder em relação a essas jornadas de trabalhos, se cabe horas extras ou não... Obrigado

ÚsuarioResposta
Ronaldo Alves da Silva
postado em quinta-feira, 25 de setembro, 2008
Trabalhei durante 20 dias ininterruptos 12 horas por dia, gostaria de saber quantos dias de folga eu tenho direito.
Trabalhei das 07:30 as 19:30 inclusive sábado e domingo
Liana Lima
postado em sexta-feira, 10 de outubro, 2008
Olá Boa tarde.
Trabalho numa instituição privada e meu horario de trabalho é das 13 as 22;15, mas sempre que temos feriados acadêmicos sou convocada a trabalhar em outro horario de trabalho e se não der pra vir visto que estudo pela manhã devo pagar essas horas posteriormente.
Minha empresa estã sendo correta com essa punição?
Existe alguma lei que me ampare legalmente?
Aguardo resposta
marileides de souza araujo
postado em terça-feira, 04 de novembro, 2008
gostaria de saber o seguinte qdo coincidir de o domingo ser feriado e eu trabalhar eu tenho direito a duas folgas semanias?
Israel
postado em quinta-feira, 20 de novembro, 2008
boa tarde, em uma escala de revezamento quando sua folga cai no feriado e o estabeecimento nao abre, essa folga é transferida para outro dia ou fica no feriado mesmo. ??
edvaldo
postado em segunda-feira, 01 de dezembro, 2008
trabalho de porteiro em um edifico no qual ja mudaram os horarios inumeras vezes só que agora eles impuseram o horario de seis horas diarias sem folgas gostaria de saber se é justo um trabalhador nao ter direito a folgas nem feriados nem domingos nem um dia por mês ???não temos direitos a folgas ?
Gláucia Silva dos Santos
postado em quarta-feira, 14 de janeiro, 2009
Boa tarde. Trabalho em um departamento da Prefeitura ( sou concursada a seis anos na função de caixa) que funciona interruptamente, 24 horas por dia, sete dias da semana. Há seis anos trabalho no mesmo horário, das 18:oo horas às 24:oo horas, sendo que trabalho quatro dias e folgo um. Agora com a atual administração, estão querendo colocar todos os funcionários ( somos em dez) para trabalhar na seguinte escala: primeiro dia, das 18 as 24, segundo dia das 12 as 18, terceiro dia das 06 as 12 e no quarto dia das 00 as 06, folgando um dia. Esta escala afeta não só a minha rotina fora do serviço como dos outros também. Gostaria de saber primeiramente da legalidade deste tipo de escala onde cada dia se trabalha em um horário, e se posso alegar que não tenho condições de cumprir essa escala em funçao de meus filhos, minha rotina diária fora do serviço. Grata
Jefferson C. Constantino
postado em sexta-feira, 23 de janeiro, 2009

Tambem Tenho Duvidas Sobre as horas extras;pois Trabalho em uma Empresa Privada a qual faz Tercerização.
a Empresa Alega que os funcionarios do Setor o qual trabalho sendo turno de revesamento com escala de 5 por 1 ( com dois dias de 12 horas ).
de acordo com a empresa os funcionarios não podem fazer doze horas de serviço;por este motivo querem que os funcionarios façam duas horas de refeições.
nos dias que estivem na escala de serviços de doze horas.
isto está de acordo com a lei;e a diferença salarial a empresa terá que reembosar?.
preciso de ajuda para resolver isto caso alguem possa me ajudar entre em contato.
desde já agradeço atenção.

s/m
Jcc.
luis jarbas trindade da silva
postado em terça-feira, 27 de janeiro, 2009
Trabalho no setor elétrico na área do plantão de urgência e emergência, hoje nossa escala de revesamento
è de três turnos, 06:00 às 14:00, 14:00 às 22:00 e 22:00 às 06:00 dai saindo para folga, só que no dia seguinte jà estou de serviço pegando as 06:00 às 14:00 . Gostaria de saber se isto e realmente folga ou apenas um intervalo de um turno para o outro. É legal?
Raimundo Cordeiro Valente
postado em sexta-feira, 06 de fevereiro, 2009

Boa Tarde, gostaria de saber se quem trabalha 12 horas por 36 horas de folga, tem direito ao pagamento da oitava hora, istoé, pagamento de 4 horas extras, e qual a fundamentaçao juridica.

Grato pela atençao

R. Valente.
inarjara gomes de souza
postado em segunda-feira, 23 de março, 2009
Tenho uma duvida assim,lendo vie que minha carga horaria de trabalho é de 8 hs diarias sendo que ao termino da semana tenho que cumprir 44 hs, porem na empresa que trabalho tenho cumprido 48 horas de trablho pois no sabado trbalho normal isro esta correto?
Se eu chegar para meu chefe e disser que não irei cumprir no sabado a carga horaria de 8 hs. Ele pode me demitir por justa causa? Se ele me demitir sairei com todos os meus direitos?
obrigada pelo espaço.
12345