Enviar Mensagem

Forum > Direito do Trabalho > Diarista
UsuárioDiscussão
Rafael
Postado em domingo, 08 de setembro, 2002
Boa tarde. Uma dúvida me surgiu com a consulta de um cliente: Como efetuar a anotação na CTPS de uma diarista que trabalha duas vezes por semana? Pelo total que ela receberá num mês? O problema é que existem meses com mais dias de trabalho, e outros com menos; assim, por exemplo, uma diarista receberia, por 8 dias de trabalho num mês, 240 reais e no mês seguinte, trabalhando 9 dias, 270 reais. Como anotar esta diferença?

Grato desde já,
Rafael

ÚsuarioResposta
Deise Campos
postado em quinta-feira, 13 de setembro, 2007

Minha pergunta é a mesma: Como devo registrar uma empregada que trabalha tres vezes por semana.

maria
postado em quarta-feira, 19 de setembro, 2007
Um diarista trabalhou tres dias, as vezes dois, por semana, durante tres meses , como experiencia. Tive alguns problemas, mas resolvi dar uma chance para ajudá-la.
Neste quarto mês veio mais 08 dias , mas quero dispensá-la, pois continuou apresentando por diversas vezes quadro de desequilibrio emocional preocupante. Como devo fazer os cálculos, pois o 13proporcional + férias e1/3, são vinculados a meses de 30 dias e no máximo que ela trabalhou por mês foram 12 dias.Neste caso tbm devo aviso prévio e se devo ref a quantos dias ???
Por favor preciso muito essa orientação pois estou perdida e quero finalizar esse assunto nos próximos dias.....agradeço desde já a ajuda importantíssima
Maria
postado em sábado, 20 de outubro, 2007
Tenho uma diarista que trabalha sempre as QUINTAS feiras. Ela trabalha em outra casa 3 vezes x na semana e lá assinaram a carteira de trabalho.
Penso que trabalhando comigo 1 vez por semana, ela não tem direitos de empregada doméstica e além disso já tem carteira assinada por outra casa. Estou certa???
Ela andou falando sobre direito de receber o 13o salário. Será???
Tenho que pagar outros direitos a ela???

Por favor, me esclareçam.
Obrigada, Maria
rosangela
postado em terça-feira, 15 de janeiro, 2008
olá, tenho uma diarista que trabalha 3x por semana. Portanto ela recebe proporcional aos dias trabalhados.
Porém como é sabido alguns tribunais interpretam como empregada doméstica. Existe alguma forma de assinar a carteira de trabalho proporcional ao que ela recebe, para que nao venho a ter problemas judiciais ou tenho que pagar um salario minimo para ela trabalhar 3x por semana? Obrigada
Jacqueline Lima
postado em quinta-feira, 07 de fevereiro, 2008
Quero assinar a CTPS de minha diarista que trabalha 3 vezes por semana. Como devo colocar a denominação: empregado doméstico ou diarista? Se o salário for menor que o mínimo devo anotar em anotações gerais que trabalha apenas 3 vezes por semana, certo? Agradeço a gentileza das respostas
Erika Martins Moreira
postado em terça-feira, 13 de maio, 2008
Gostaria de saber se o dia em que a diarista estiver em minha casa e for feriado ela pode faltar e receber pelo dia de trabalho.
beth
postado em quarta-feira, 14 de maio, 2008
peço por gentileza que me intruam quanto a faxineira que contratei ela é quase familiar trabalha pra volta vem dois dias tres as vezes nenhum, agora me disse que tem direito a registro em carteira ferias 13 salario

quais os direitos que ela tem trabalhando duas vezes por semana , em minha casa se devo registra-la o que devo pagar ao inss e o que devo descontar dela aguardo resposta urgente.. no meu imail beth
Rita Marques
postado em sábado, 24 de maio, 2008
Tenho uma diarista de final de semana que dorme no trabalho nesses dois dias e vem num terceiro dia apenas para trabalho diario indo embora no final do dia. Como devo fazer o pagamento? Devo pagar o salario minimo por apenas 3 dias trabalhados? E o registro é diarista ou empregada doméstica?
Edison Ruy da Silva
postado em sábado, 14 de junho, 2008
Passando a trabalhar por mais de dois dias na semana, caracteriza o viculo empregaticio, desta forma o/a empregado/a fara juz aos seguintes direitos:
a) salario minimo proporcional às horas trabalhadas;
b) aviso prévio;
c) carteira de trabalho devidamente assinada e anotada a partir do 1º dia de trabalho (CBO nº 5121);
d) 13º salario, a ser pago 50% entre os meses de fevereiro a novembro e o restante até o dia 20 de dezembro de cada ano;
e) repouso semanal remunerado, que deve ser concedido prefgerencialmente aos domingos;
f) férias anuais remuneradas de 30 dias. A remuneração de férias deve ser acrescida de 1/3 e paga dois dias antes do empregado ingressar eem gozo de férias;
g) licença maternidade;
h) salario maternidade;
i) licença paternidade;
j) vale transporte;
l) a empregada doméstica gestante tem estabilidade no emprego desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto.
Andreia
postado em quinta-feira, 05 de fevereiro, 2009
Uma diarista que trabalha 4x por semana (somente meio período - das 12:30 às 17:30 hs) eu posso calcular esses 4 dias "meio período" por 2 dias completos?
Nesse caso é correto fazer assim ou não. Na verdade não quero o vínculo como empregada doméstica já tive mtos problemas. Obrigada.
12345