Enviar Mensagem

Forum > Direito do Trabalho > Salário ou Aluguel (caseiro ou locatário)
UsuárioDiscussão
Silvia
Postado em segunda-feira, 11 de março, 2002
Adquirimos uma pequena propriedade no interior de SP. Nesta propriedade temos uma piscina e uma casa sede. Construímos no mesmo terreno uma casa com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Nossa intenção (razão desta discussão) é "alugarmos" esta casa - através de contrato de locação, para um casal ou um homem solteiro, cujo pagamento do aluguel seria a prestação de serviços na chácara uma vez / semana (limpeza da piscina e casa sede, além de manutenção da grama se necessário). No caso, não vemos a necessidade de realmente contratarmos um empregado, pois vamos à propriedade uma vez por semana e o "caseiro" em questão trabalhará fora normalmente durante a semana, mantendo seu emprego onde terá seus direitos trabalhistas garantidos. Gostaria de saber se esse procedimento é legal. Desde já agradeço as pessoas que responderem a esta discussão.

ÚsuarioResposta
Alexandre Luis Dias da silva
postado em sexta-feira, 04 de setembro, 2009
Tenho um terreno em uma área comercial no mesmo não tem nenhuma construção, apareceu uma pessoa interessada em alugar fizemos um contrato de gaveta sem reconhecimento de firma contrato por dois anos, mas estou preocupado, o contrato esta em nome de uma construtora o nome do proprietário da construtora não esta no contrato ele esta como testemunha foi combinada que ele iria fazer um escritório nos fundos colocar energia esgoto e depois que terminasse o tempo ele iria deixar tudo quais os risco que eu estou correndo o contrato não tem validade nenhuma.
David Luis Paixão
postado em domingo, 20 de setembro, 2009
Olá meu nome é DiegoTrabalho em um sitio eu e minha esposa como caseiros! profisão s.gerais a 8 anos tenho contrato de aluguel mas nunca foi cobrado nada o valor e muito baixo moro e trabalho no mesmo local.
Nos ultimos cinco anos o sitio no qual sou responsável vem sendo alugado e utilizado periodicamente para eventos de confraternização de empresas e familhiares o patrão me paga o inss equivalente ao meu salarioe da minha esposa em carteira na forma de carnê, férias ,13º salario. o patrão não recolhe o FGTS e está em processo de venda do sitio!
Gostaria de saber quais são os meus direitos em caso de uma possivel recisão de contrato?
Josefa Jeane de Souza
postado em quarta-feira, 14 de outubro, 2009
Por favor ,preciso de um modelo de contrato para caseiro.
Preciso contratar um .
Obrigada.
Miriam
postado em quinta-feira, 29 de outubro, 2009
Bom dia. Meu nome é Miriam e gostaria de tirar uma dúvida. Minha mãe tem uma chácara e um cidadão conhecido da cidade não tinha onde morar e foi procurar minha mãe e pedir emprego. pois bem, minha mãe cedeu para ele um pedaço do terreno da chácara para ele fazer a casinha dele, em troca ele cuidaria da manutenção da chácara, além disso ele faz algumas plantações, vassouras e feijão o qual da 20% dos lucros para minha mãe. porém nada disso foi posto no papel, e eu e meus irmãos estamos um tanto reciosos com o que pode acontecer futuramente com essa situação, temos medo de quem sabe perder a propriedade se por ventura essa pessoa quizer agir de má fé. Então pergunto, o que eu poderia fazer para regularizar essa situação para evitar problemas futuros? Que amparo legal eu teria? Aguardo resposta. Desde já agradeço.
silvana maria
postado em quinta-feira, 19 de novembro, 2009
Meu marido trab. como caseiro, gostaria de saber quais os direitos dele, porque estou fasendo esta pergunta, ele tem um salario, que não é muito, deste salario, o patrão desconta 50,00 da casa que moramos, e parte da conta de luz, fizemos uma pesquiza onde moramos, e caseiro nenhum paga nada a não ser as despesas da sua familia, como alimentação, gás, e etc. o que nós devemos faser caso, ele seje mandado embora, que direitos ele tem, agradeço e se possivel vc. puderem mandar a resposta pelo mei e-mail eu agradeço.
Liselote Richter
postado em domingo, 29 de novembro, 2009
Tenho um parente, que é estrangeiro,, que tem um caseiro que mora há mais de 5 anos na residencia, só foi firmado contrato verbal. Foi pago todo mês R$ 320,00.como salário. Essa pessoa recebeu uma quantia em dinheiro para sair da casa, ele construiu uma casa e alugou essa casa. Alega que tem 65 anos e que não pode ser despejado ou despedido. O que essa pode fazer para não perder este imóvel. O caseiro sabe que essa pessoa tem dinheiro, poi é estrangeiro. A casa está sendo vendida, mas as pessoas estrão com receio da compra Poderiam ajudar-me, pois preciso transmitir o que ele pode fazer a respeito.
Quais as leis, etc...

Obrigada
Liselote
Regiane
postado em segunda-feira, 22 de março, 2010
Bom dia, tenho um sitio e algumas vacas de leite no qual estamos fazendo queijo mineiro, galinhas e codornas que botam os ovos e acabamos vendendo tanto o queijo quanto os ovos para alguns conhecidos e cavalos de para nosso uso e passeio, nesse caso como devo registrar a pessoa que toma conta de meu sitio, como caseiro(empregado doméstico) ou devo tirar um cei como produtor rural e registra-lo como serviços gerias no produtor rural, embora seja bem pouco e lucro não se tem, mesmo assim gostaria de saber qual o correto e qual o minimo de salario que deve pagar à ele e quais os direito trabalhista que o mesmo tem e quantas horas de trabalho por dia ele tem que fazer, quanto aos domingos, posso exigir dele que trabalhe aos domingos, trocando as folgas dele pelo dia de semana.............ou melhor fazer um banco de horas e ele tirar durante o decorrer da semana.
Desde de já agradelo a atenção e disponibilidade de tempo..........
Edwiges Peixoto
postado em segunda-feira, 05 de julho, 2010
Boa tarde! Gostaria de tirar algumas duvidas .Teno um sitio onde tambem tenho um caseiro.Gostaria de saber se o caseiro no domingo tem folga? Mas a folga de sair do sitio e deixa-lo sozinho,pois fico preocupada de entrar alguem no local pois não ninguém...Peço-lhe que me responda por email.Obrigada
tania Condado
postado em domingo, 11 de julho, 2010
Comprei um sitio onde já tinha um caseiro, a antiga prorietária pagou todos seus direitos, qual o prazo legal para que ele saia da casa.
Leda
postado em domingo, 12 de setembro, 2010
gostaria de saber se a senhora já está trabalhando
obrigada

Leda
123