Enviar Mensagem

Forum > Processo Civil > ação de execução fundada em título extrajudicial foro competente (urgente)
UsuárioDiscussão
Alexandre Sabino
Postado em terça-feira, 09 de outubro, 2001
Prezados colegas,

Gostaria de solicitar a ajuda de V.Sas para solucionar dúvidas a respeito da questão a seguir posta:
Irei propor uma ação de execução perante o juizado especial cível fundada em título
extrajudicial, o título é o contrato de locação não-residencial. A minha dúvida diz respeito ao foro competente, uma vez que o art.94 do CPC dispõe que o foro competente é o do domicílio do Réu e, por sua vez, a remissão ao art. 576, ao tratar da competência das ações de execução dispõe
que a preferencia para a fixação do foro competente deverá observar primeiramente o foro de eleição, depois o lugar do pagamente e, só então, o domicílio do Réu. Logo, a pergunta que se impõe: Poderei considerar o lugar do pagamento avençado no contrato de locação para fixação do foro competente para julgamento da ação de execução a ser proposta e, assim, ignorar a regra do art. 94 do CPC?

ÚsuarioResposta
FRANCISCO GORGULHO
postado em segunda-feira, 06 de setembro, 2010
Amigos trabalho em uma empresa de médio porte e temos um passivo muito grande distribuido em pequenas montas.
a minha dúvida é se posso fazer uma cessão de crédito para uma micro empresa, e assim postular no JESP.
obrigado
Judite Albuquerque Salgado e Oliveira
postado em terça-feira, 13 de setembro, 2011
Gostaria de saber se podem me ajudar nesta questão:

Estou alugando um imóvel em Petrópolis, munícipios do Rio de Janeiro e minha moradia atual é no Rio de Janeiro ( capital). O fiador da Locatária é também do Rio de Janeiro. Qual o Foro competente para ação de despejo, Rio ou Petrópolis?
12