Enviar Mensagem

Forum > Processo Civil > advogar em causa própria
UsuárioDiscussão
Adriana Rezende
Postado em terça-feira, 18 de janeiro, 2005
Em quais casos o advogado pode atuar em causa própria? Há situações em que o advogado pode ser interessado e seu próprio causídico ou apenas nos casos em que se dispensa o advogado, como na Justiça do Trabalho?

Há alguma restrição para o advogado atuar para sua própria família? Por exemplo, um advogado pode atuar como advogado de sua mãe ou de seu irmão?

ÚsuarioResposta
luciana
postado em quarta-feira, 20 de janeiro, 2010
Boa tarde,

Sou advogada mas não atua em área de família.
Meu irmão ingressou com ação de oferta de alimentos a filha menor. Como parte do acordo ofereceu o valor referente ao aluguel de um imóvel de propriedade dos irmãos, ocorre que todos discordamos disso.
Eu como advogada ingressarei com a oposição. Minha dúvida maior é se posso atuar como advogada dos meus outro irmãos e em causa própria por mim? Qual a fundamentação legal para isso?
Em caso negativo, qual a melhor posição a tomar? Agradeço a todos!!!
Dario Calil Figuerêdo Leppos
postado em sábado, 23 de janeiro, 2010
O bacharel em direito não pode advogar em hipótese alguma (seja em causa própria ou para outrem), pois carece de capacidade postulatória. As hipóteses em que o bacharel pode postular em juízo sem advogado são as mesmas de qualquer outra pessoa (como é o caso da Justiça do Trabalho que você citou), sendo que o bacharelado em direito não tem qualquer relevância para tanto.
Sérgio Ricardo Mota Cruz
postado em terça-feira, 13 de abril, 2010
Por tudo que se apresentou até agora, comento:

1. Bacharel de direito não tem capacidade postulatória por não estar inscrito na OAB, conforme art. 3o. do Estatuto da Advocacia. O estagiário registrado na OAB não pode advogar em causa alguma - nem mesmo nas suas - sem a assinatura de advogado regularmente registrado na petição;