Enviar Mensagem

Forum > Processo Civil > Como se opera na prática uma citação por edital?
UsuárioDiscussão
Fernando
Postado em domingo, 21 de dezembro, 2003

Sou estudante do 4º período de Direito, e gostaria da gentileza do esclarecimento de uma dúvida:

Como se opera na prática uma citação por edital? Em sendo incerto e não sabido o domicílio, residência ou localização do réu, pede-se sua citação por edital na inicial. Mas e depois? Os procedimentos necessários para que esta citação ocorra e seja publicado e dado ciência ao juiz de sua efetivação é uma questão de procedimento interno do fórum, ou depende de atos do advogado? Que atos seriam estes?

ÚsuarioResposta
J. Machado
postado em quarta-feira, 19 de agosto, 2009
Caro colega Paulo.

Tendo o Oficial de Justiça certificado, que em cumprimento da diligência, "deixou de citar o réu" em virtude de não ter localizado-o no endereço constante do mandado e que o mesmo encontra-se em lugar incerto e não sabido, cabe sim, a sua citação por edital, bastando que o advogado do autor assim o requeira ao Juiz. O Juiz não pode determinar a citação editalícia sem que seja provocado pela parte interessada, pois é desta tal ônus.
E.T. Quando o Autor é beneficiário da Assitência Judiciária Gratuita, há Tribunais Estaduais que orienta ao Juiz que a citação por edital seja precedida de pedido de informação ao TSE (Trib. Sup. Eleitoral) quanto ao endereço/domicilio do réu pessoa física - isto, como óbvio, visa fazer-se economia do dinheiro público.
Espero tê-lo ajudado de alguma forma.
J. Machado.
J. Machado
postado em quarta-feira, 19 de agosto, 2009
Caro colega Paulo.