Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > CONVERSÃO DE AUXILIO DOENÇA PARA AUXILIO DOENÇA ACIDENTARIO. (LER) (DORT) (CAT).
UsuárioDiscussão
Gerson
Postado em sábado, 29 de outubro, 2005
AUXILIO- DOENÇA PARA
AUXILIO DOENÇA –ACIDENTÁRIO.
INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL.
CAT – LER - DORT
1) RESPONSABILIDADE E COMPLEXIDA DA ATRIBUIÇÃO. IMPOSIÇÃO PELA EMPRESA MESMO NÃO TENDO ADQUIRIDO NENHUMA ORIENTAÇÃO OU CURSO PARA DESENVOLVER APTIDÃO PARA REALIZAR AS TAREFAS COM EMPILHADEIRA.
ACÚMULO DE FUNÇÕES E CARGOS. ADMINISTRAÇÃO DO ALMOXARIFADO E OPERADOR DE EMPILHADEIRA.
Houve redução no quadro de funcionários em vários setores.
Principalmente o setor de transporte interno sendo que possuem somente duas empilhadeiras; ficou definido por ordem do sr. Antonio Molina Gerente de Divisão que todo o setor que necessitasse de movimentação de materiais com o uso da empilhadeira seria de responsabilidade do setor envolvido a utilização da mesma, sendo que o encarregado do setor de transporte interno assumiu uma empilhadeira e o setor do almoxarifado a outra empilhadeira, esta ficava estacionada embaixo da marquise em frente á doca do setor de recebimento de cargas do almoxarifado.
Conforme orientação do Sr. Renato Cunha Bernardi gerente do setor de programação e controle da produção, o qual o almoxarifado é subordinado, ficou estabelecido que seria de minha responsabilidade o manuseio da empilhadeira para todo e qualquer serviço do almoxarifado, tais como transporte, carga e descarga de materiais do almoxarifado. Também a troca do botijão de gás quando faltar.

2) RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL.
Art.159 (Cód. Civil)
Art.132 (Cód Penal)
Não possuo habilitação para dirigir e transitava na empresa e em via pública.

3) OPERADOR DE EMPILHADEIRA.
Operação da empilhadeira era diário a qualquer hora, para transporte e descarga de caminhões, materiais como caixas de motores vinham avulsos com a média de peso até 200kg, era necessário o uso da força manual para colocá-los nos estrados para que a empilhadeira pudesse transportar até a doca do almoxarifado, unidades de refrigeração, ferro fundido, transportadores de cavacos com dimensões fora de padrão, medindo em média 6,00m de largura por 4,00m de profundidade e altura até 4,00m, chapas de ferro com dimensões variadas de peso e tamanho, chapas finas eram descarregadas na prateleira do setor de solda (calderaria) individualmente.

4) ALMOXARIFADO DE MATÉRIA PRIMA.
No almoxarifado de matéria prima o Sr. Nilson Barbosa fez o curso de operador de empilhadeira, por que era obrigatório, mas não a utilizava por não ter habilidade com a mesma, podendo ser comprovado com o mesmo fazendo um teste , ficava sob a minha responsabilidade também o trabalho deste setor, existia no setor de recebimento de matéria prima uma talha (guincho) pequena, para uso restrito ao abastecimento das máquinas de serrar o aço, não poderia fazer uso para descarga por não ter mobilidade para este fim. Aços em barra, tubos de aço, necessitava de habilidade e força manual para rolar do caminhão até as lanças da empilhadeira, tendo que ter cuidado ao transportar por serem de dimensões variadas em tamanho sendo até 6,00m de comprimento e 0,50cm de diâmetro. A empilhadeira era colocada em frente á prateleira de recebimento provisório, até a liberação do certificado de qualidade do material, para seguir processo de corte, era retirado barra por barra manualmente para colocar nos nichos específicos para conferencia e após liberação pelo controle de qualidade. Transportava tambores de 200 litros de querosene, thinner e de óleos diversos, para transportá-los principalmente os tambores que eram reaproveitados para compra de querosene que vinham em pé no caminhão tinha que fazer uso da força para baixá-los manualmente até as lanças, também transportava em via pública do posto de gasolina até a empresa com a empilhadeira. Estes tambores eram colocados em pé manualmente para não vazarem.

5) ALMOXARIFADO CENTRAL.
Na descarga de caminhões era adotada sempre a marcha a ré para chegar até a doca do recebimento do almoxarifado, porque a maioria das mercadorias não deixava a visão liberada para olhar para frente e na rampa era obrigado a descer por esta ser em declive, haveria o risco de acidente, as mercadorias deslizariam para frente tombando.

6) ALMOXARIFADO DE CHAPAS DE AÇO E PEÇAS DE AÇO FUNDIDAS E PEÇAS DE GRANDES DIMENSÕES.
Portanto depois do acidente acontecido no almoxarifado de peças em chapas de aço e fundidos; foi destruída a parede de tijolos com manobras da parte traseira da empilhadeira por ter visão inadequada e o espaço ser reduzido de estocagem de materiais, e no setor de usinagem leve, ter caído com a parte traseira da empilhadeira no canal de cabos de força, estes são cobertos com madeiras da maquina de usinagem, não tive lesões, houve um convite obrigatório de todos as pessoas que utilizavam a empilhadeira para participar de um curso de operador de empilhadeira na empresa, no período de 24/08/1998 a 01/09/1998, das 16:00 horas ás 19:00 horas. Realizado pelo senai de Gravataí com noções teóricas e práticas. Conforme cópia do certificado concluso em 01/09/1998, com duração de 20 horas. Houve o acréscimo do Sr. Nilson Barbosa do almoxarifado, para que tivesse dois operadores no setor do almoxarifado. Era sobrecarga para uma pessoa só, no setor do almoxarifado além da administração sob minha responsabilidade.

7) DIARIAMENTE COM MOVIMENTOS REPETITIVOS. DOENÇA
PROFISSIONAL DE AQUISIÇAÕ PROGRESSIVA ( LER).
Em se tratando de lesão por esforço repetitivo (LER) notoriamente DOENÇA PROFISSIONAL DE AQUISIÇÃO PROGRESSIVA, cuja presença foi constatada a partir dos laudos médicos conforme descritos abaixo:
Centro Médico de São Leopoldo
Laudo, Data 16/09/1997.

Coluna Cervical ( 3 inc.)
Retificação da lordose cervical fisiológica.
Manifestações de discopatia degenerativa em C5-C6, inclusive osteoartrose unco-vertebral.
Não há outra evidência de anormalidade significativa.

Coluna lombo sacra (4 inc.)
Retificação da lordose lombar fisiológica.
Nódulo de Schmorl em L2. Provável pequena redução da altura do espaço inter-vertebral L1-L2 por discopatia degenerativa.
Não se observa outra alteração.

Centro Médico São Leopoldo
Laudo, Data 27/11/2001,
Coluna Cervical.
Retificação da lordose cervical anatômica.
Redução das alturas dos espaços inter-vertebrais de C5-C6 e C6-C7.
Não há outra evidência de alteração.

Coluna Lombo sacra.
Pequeno osteófito em L4 e L5.
Não há outra evidência de alteração.

Casa de Saúde Ortosinos.
Laudo, Data 06/10/2003.
Coluna Cervical.
Discopatia em C5-C6.

Coluna Lombar.
Reações hipertróficas ósseas marginais na coluna lombar ( incipientes).
Tomoclinica.
Laudo em, Data 16/12/2004.
Ressonância Magnética da Coluna Cervical.
Ressonância Magnética realizada nos planos axial e sagital, nas seqüencias ponderadas em T1 e T2, sem supressão de gordura, permitindo referir os seguintes aspectos:
Perda da hiperintensidade de sinal de todos os discos intervertebrais da coluna cervical, relacionada com discopatias degenerativas e/ou desitratação.
Pequenas barras disco osteófitarias posteriores difusas de C3-C4 até C7-T1, comprimindo levemente a face anterior do saco dural, com leve redução da coluna liquórica anterior, mais acentuada ao nível de C4-c5 e C5-C6, tocando levemente a face anterior da medula cervical, mas sem alterar a espessura e a intensidade de sinal da mesma.
Demais porções de corpos vertebrais, lãminas, pedículos e articulações interapofisárias sem particularidades.
Osso cortical e medular restante com intensidade de sinal usual.
Não se observam outras alterações significativas.

Policlínica Central.
Laudo, Data 04/10/2005.
Radigrafia da Coluna Dorsal.
Ligeira escoliose dorsal levo-convexa.
Corpos vertebrais, pedículos e articulações interapofisarias sem evidência.
Radiografia da Coluna Cervical.
Com Oblíquas.
Discopatia degenerativa importante em C5-C6 (Estreitamento do espaço intersomático, esclerose óssea subcondral e osteófitos marginais).
Pequenos osteófitos anteriores em C4, C6 e C7.
Uncoartrose bilateral importante em C5-C6, com proeminência nos respectivos buracos de conjugação.
E laudo de saúde ocupacional realizado em 15/12/1999 na empresa pelo médico do trabalho Dr. Jorge Ammar. Constam riscos ocupacionais presentes:
Físicos - Ruídos;
Químicos - Óleos;
Ergonômicos / Outros - Movimento repetitivo.
Tratamento atualmente com MIOSAN 10mg.
A fisioterapia foi interrompida porque o médico solicitou uma ressonância magnética pelo agravamento constatado no RX em 04/10/2005.
O próprio médico do trabalho tinha conhecimento da discopatia degenerativa
da coluna cervical e coluna lombar, receitava injeções para alivio da dor e indicava fisioterapia, eram constantes os torcicolos e rigidez dos músculos motivados pela repetição dos movimentos e muitas vezes bruscos. Outrossim, foi comentado com colegas, que já percebiam que tinha problemas de saúde na coluna desde o inicio de 1997, sendo fato comentado com seu gerente Renato Cunha Bernardi, e seus colegas na empresa. Mesmo tendo seguidamente torcicolos e formigamentos nos braços e perda de força momentânea, não impedia de exercer suas atividades normalmente, somente com agravo de crises, tais como rigidez e torcicolos. Era encaminhado para repouso com atestado médico e tratamento com medicamentos e encaminhado para fisioterapia. Tornava-se mais intenso quando ficava nervoso devido ao stress no trabalho compromisso de assumir duas funções distintas e todas as responsabilidades perante a cobrança e rapidez solicitada por parte dos superiores da empresa.
Sintomas hoje atualmente também sentidos, dormência (formigamentos) nos membros inferiores. Com agravamento do efeito colateral causado pelos medicamentos, adquiriu doenças conforme laudos descritos abaixo:
Serclin – Serviços Clínicos São Leopoldo.
Laudo, Data 20/12/2004.
Laudo de Endoscopia Digestiva.
ESÔFAGO.
Calibre, mucosa e vascularização normais.
A linha Z localiza-se no pinçamento diafragmático em posição anatômica.
ESTÔMAGO.
Manobra de retrovisão em “u” com hiato fechado e cárdia competente.
Presença de enantema difuso no fundo, corpo e antro.
Distensibilidade e contratilidade normais em todos segmentos examinados.
Piloro circular e pérvio..
DUODENO.
Bulbo e segunda porção duodenal encontram-se normais.
COCLUSÃO.
Pangastrite Endoscópica Enantematosa Leve.
-NOTA. Realizada pesquisa de helicobacter pylori através do teste da uréase (Gastroteste) em biópsia de antro que resultou NEGATIVA.

Policlínica Central.
Laudo, Data 17/08/2005.
LAUDO DO EXAME ENDOSCÓPICO.
ESOFAGO.
No terço distal observam-se duas erosões lineares não confluentes menores que 5mm.
Linha Z ao nível do Pinçamento Diafrágmatico.
ESTOMAGO.
Mucosas da região do Fundo e Corpo de aspectos normais em toda a sua extensão.
LAGO MUCOSO CLARO E HIALINO.
Mucosa antral apresentando aspecto enantematoso difuso.
Coletada biópsia para pesquisa de H. Pylori (urease).
Piloro simétrico e permeável.
Cárdia levemente alargada a retrovisão.
DUODENO.
Bulbo e segunda porção duodenal sem alterações.
CONCLUSÃO.
Esofagite grau A (Los Angeles).
Gastrite endoscópica enantematosa moderada de antro.
Pesquisa de H. Pylori Negativa.
Tratamento atual com LANSOPRAZOL 30mg e BROMOPRIDA 10mg.
Em junho de 2001.
Quando ocorreu uma discussão violenta com um colega de trabalho ocorreu uma crise que fiquei com as mãos tremulas os nervos tensos, a nuca endureceu, fiquei descontrolado cheguei a ficar violento passando para a agressão física, mas não aconteceu porque o colega correu e eu corri atrás dele não conseguindo alcançá-lo, meu chefe tomou conhecimento e informei que procuraria um médico imediatamente, um psiquiatra para tratamento para depressão e stress profissional, eu era muito cobrado nas atividades, a discopatia degenerativa na coluna cervical e tinha muita dor de cabeça provocava crises nos nervos ,tive que procurar um psiquiatra porque entrei em depressão profunda, as mãos ficavam tremulas e a respiração ofegante as crises tinha como efeito o descontrole emocional até passando a ficar violento nas atitudes querendo partir para a violência com colegas e com a família provocando rigidez dos músculos do pescoço atingindo meus braços e na perna direita provocando dormência e formigamento. Todos os dias quando levanto da cama meus músculos do pescoço estão duros com torcicolos e os braços com dormência e com formigamentos a dor e a rigidez não cessa nem com os remédios, somente tenho alivio com a fisioterapia.
Estou em auxilio doença, com depressão e stress profissional ,estou em tratamento psiquiátrico por problemas dos nervos, tentei deixar de tomar os remédios voltei a ter crises, tive que continuar e troquei de medicação faço tratamento para a Pangastrite e esofagite.

TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO.
Desde 12 de junho de 2001.
O médico do convênio do plano de saúde atestou em 12/06/2001 CID.10 F32. Afastou-me por prazo indeterminado, após passou para CID.10 F32.3.
Atualmente faço tratamento com CARBULITIUM 300mg, TRYPTANOL 75mg, e MELLERIL 100mg.

PERÍCIAS MÉDICAS.
Vinha fazendo perícia médica no INSS e nos postos credenciados de dois em dois meses desde junho de 2001, na última perícia médica no INSS, o perito informou no laudo: De acordo com o exame médico-pericial ao qual submeteu-se em 08/09/2005, ficou constatado que permanece a incapacidade laborativa. Informamos que foi sugerido o benefício com prazo de dois anos para nova avaliação médica, cuja concessão depende de análise e homologação superior.

Desculpe não fiz a pergunta a qual tenho dúvida.
Posso solicitar a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para o médico da empresa para trocar o auxilio doença para auxilio doença acidentário. O médico que me deu atestado de afastamento não forneceu a CAT para entrar no INSS com o auxilio doença acidentário (LER) ou (DORT). Não tenho estabilidade no emprego. Caso ele negue como procedo? Para quem posso solicitar a (CAT). Entro com ação contra o Médico da Empresa ou contra a Empresa ou contra o INSS? O processo é da área da justiça do trabalho? O meu beneficio foi dado somente pelo problema dos nervos CID.10 F31.5, devido ao encaminhamento com atestado para afastamento do trabalho pelo psiquiatra por tempo indeterminado por CID10 F32, mas continuo com fisioterapia para a coluna cervical e dorsal. Continuo no auxilio doença, o perito do INSS me deu mais dois anos de beneficio até 08/09/2007. .Muito Obrigado antecipadamente pelas orientações a que venho receber.Gelson.

ÚsuarioResposta
mauricio estevez
postado em domingo, 15 de junho, 2008
recebi auxilio doença desde 2004 por problemas ortopedeiccos depois obtive outros problemas hepatollogicos e psiquiatricos com cidsf10 b 18.2 f 33.2 f41.0 f41.1 f.45e f 60.3, em 11/2007 o auxilio doença foi convertido em aposentadoria por invalidez. a maioria destes cids acho que para o inss não éincapacitante embora me sinta incapaz . gostaria de saber o que foi levado em cinsideração para eles me concederem a aposentadoria por invalidez? gostaria de saber dos riscos que posso a viir ter que perder este beneficio.
FABIO DONATO DE CAMPOS FERREIRA
postado em segunda-feira, 15 de setembro, 2008
problema coluna lombo sacra hipertrofia do ligamento amarelo em L4-L5, DISCOPATIA DEGENERATIVA LOMBAR INCIPIENTE. CO MUITAS DORES. VOU FAZER PERICIA NO INSS.PARA TRATAMENTO PASSIVEL DE CIRURGIA HERNIA DE DISCO LOMBO-SACRA L4-L5
andrea marques perez
postado em sábado, 20 de setembro, 2008
Por favor me orientem, pois desde 2003 estou afastada por aux acidentario cod 91, comecei com tendinite punho,antebraço, cotovelo, ombro e supraespinha, em 2006 reabri meu cat, pois tive uma queda na saida do trabalho e deu uma fratura na lombar,e nessa reabertura foi incluida probl na coluna, e com o passar do tempo o caso ao veio agravando , aonde estou c a medula comprimida na cervical, hernia de disco dorsal, hernia disco lombar, desenvolvi uma sindrome do panico, pelo trabalho que desenvolvia aonde so recebia reclamações por telefone, e sobre pressao, trabalhando 6 hs sentada, com 15 min de intervalo, tive uma cistite forte, no qual hoje quando fico nervosa logo volta a cistite, tomo medicação presa, e trato com psiquiatra,e agora fez 05 anos e 6 meses, que estou afastada, e estou afastada ate o dia 01/10/2008, sendo que dia 17/09/08 fiz pedido de prorrogação e o perito agiu de má fé, indeferiu e colocou que nao existe mais incapacidade, sendo que estou ainda afastada ate dia 01/10/08, e ele colocou que deu ate dia 19/09/08, sendo que nao operei pq nesse tempo todo o convenio mudou varias vezes, a cirurgia é cara e nao é só uma, e os medicos me passa rpg, fisioterapia, hidroterapia, sendo que perdi força , movimentos, tenho dores constantes e diarias, exames como ressonancia mag e ultrasom, dependo de outra pessoa p sair na rua, devido ao panico e agora estou sem saber o que fazer me ajudem por favor...
carmen garcia
postado em terça-feira, 23 de fevereiro, 2010
trabalho a vinte anos como caseira e desde que pequei uma cama muito pesada e tive que subir varios degraus com ela venho sentindo dores ,fazendo uma ressonancia magnetica foi constatado discopatia degenerativa em l4 l5 .o medico me encaminhou para fisiotarapia, porem continuo no trabalho pesado pois cuido na parte da faxina geral de uma mansão e nosfinaisde semana trabalho ate altas horas de pé nesta casa,não estou conseguindo fazer o meu tratamento,pois chego da fisio e ja pego no trabalho ate tarde,o medico so fala n/ao pega peso,descansa, mas que jeito,as vezes me sinto ate mal por não estar cumprindo direito i meu trabalho como a vinte anos atras,e tem mais descobri que não pagam a previdencia,o que faço,ja que me disseram que não tem cura.
rosangela maria ponciano dos santos
postado em terça-feira, 02 de novembro, 2010
estou com um problema serio de Discopatia Degenerativa,Artrose cervical mais estou desempregada a11 meses tenhodireito ao aux.doença pois contribui durante 03 anos.
leopoldina arguilera andrade
postado em quarta-feira, 23 de fevereiro, 2011
perdoeme mas eu estou desesperada eu estou com djenerasao na coluna lombar sacra e o imss me liberou para trabalhar mas eu nao posso eu cinto muita dor eu trabalho de fachineiro num escritorio tem 22 peças ajude me pelo AMOR DE DEUS ME MANDE UMA LUZ NO MEU I HOTMAIL
ARETHADIOGENES
postado em segunda-feira, 29 de agosto, 2011
estou fazendo tratamento psiquiátrico desde o dia 09 de agosto,após ao final da consulta ele relatou que estava de atestado por tempo indeterminado e apenas relatou o código F-332 estou,angustiada pois ainda não entreguei o atestado.Será que entrarei para o INSS
sabrina aline de lima
postado em segunda-feira, 05 de setembro, 2011
Meu nome é Sabrina tenho 11 anos de carteira assinada e estou gestante de 5 meses faz duas semanas que descobri que tenho artrose , gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença pois estou sem condições de trabalhar , me respondam por favor , meu cargo é assistente administrativa.
dinaura da silva sa tltes
postado em quarta-feira, 14 de setembro, 2011
sou camareira tenho na coluna cervical discopatia degenerativac4/c5 existe barra disco ostofitaria foraminaldireita tocando a raiz direita de c5 discopatia degenerativa de c5/c6 comprimindo a medula coluna lombar discopatia degenerativa l2/l3 onde exister hernia protrusa centro foraminal tocando o saco dural e a raiz em l3/l4 e l4/l5 obs como achados adicional discopatia degenerativa em t11/t12 com pequenas protrusao discal posterior e central
Rosana teixeira
postado em segunda-feira, 12 de dezembro, 2011
Gostaria de saber se quando faz cirugia de hernia de hiato, depois de, 1 mes e 16 dias valtar a trabalhar pode levantar peso e abaixar 5 quilos. Obrigada