Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Contribuição retroativa
UsuárioDiscussão
Elter Miguel Pinto
Postado em terça-feira, 30 de agosto, 2005
Nobres colegas,
Uma determinada pessoa foi filiada ao INSS como empregado no período de 1998 e 1999. A partir desta data prestou serviço como autônomo, no entanto, nao recolheu nenhuma contribuição, sequer inscreveu-se como autônomo no INSS. Quer agora esta pessoa recolher as contruições relativas ao período que trabalhou como autônomo (auxiliar e contador). O INSS aceita esta contribuição retroativa? Qual a base legal? Quais documentos sao exigidos?
Obrigado

ÚsuarioResposta
Elvira Maria Goes Gonçalves
postado em sábado, 10 de julho, 2010
Tenho 41 anos e nunca recolhi INSS. É possível recolher retroativamente? Como faço para reclher de 1990 até 2010?
vilma moraes
postado em quarta-feira, 28 de julho, 2010
eu tenho uma empregada domestica que embora eu passando para ela o recurso p/ pagar INSS, ESTA NÃO PAGOU. cOMO PAGAR RETROATIVO A SETEMBRO 2009. ONDE DEVO IR, COMO É FEITO O CALCULO. OBRIGADO
magda
postado em segunda-feira, 06 de setembro, 2010
Boa Noite;
Meu trabalhou durante 10 aos e nunca pagou INSS.Ele pode agora pagar o retrotivo?Como fazer isso e como calcular?Grata pela informação.Magda
magda
postado em segunda-feira, 06 de setembro, 2010
Boa Noite;
Meu filho trabalhou durante 10 aos e nunca pagou INSS.Ele pode agora pagar o retrotivo?Como fazer isso e como calcular?Grata pela informação.Magda
PATRICIA PINHEIRO PORTO
postado em quarta-feira, 08 de setembro, 2010
BOA TARDE !
GOSTARIA DA SEGUINTE INFORMAÇÃO, MINHA SOGRA TEM DE CONTRIBUIÇAO O PERIODO DE 01/11/1978 A 30/06/1981 - 02/05/1998 A 06/05/1999 - 20/07/1999 A 12/05/2002 - 01/10/2002 A 09/04/2007 - 02/01/2008 A 10/03/2010 - GOSTARIA DE ESTAR PAGANDO PARA A MESMA O RETROATIVO DESTE PERIODO , SERIA POSSIVEL ? COMO DEVO ACONSELHA-LA PARA ESTAR VERIFICANDO SOBRE ESTE CALCULO , ELA TEM 53 ANOS , PAGO O RETROATIVO ELA PODERIA ESTAR SE APOSENTADO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO ?
AGRADEÇO DESDE JÁ PELA AJUDA .
ELIZANA SARAIVA MEIRA
postado em sexta-feira, 26 de novembro, 2010
POR FAVOR, ALGUÉM PODERIA ME DIZER SE POSSO FAZER CONTRIBUIÇÃO RETROATIVA DE 1996 Á 2003, PERÍODO EM QUE FIQUEI SEM CONTRIBUIR NO INSS, PARA FINS DE CONTAGEM DE TEMPO PRA APOSENTADORIA? SE PUDER, COMO DEVO FAZER?? MUITO GRATA.
João Batista da Silva
postado em sábado, 27 de novembro, 2010

São DUAS QUESTÕES PARA A DISCUSSÃO E ESCLARECIMENTO

1 Questões: trabalhei (02) num empresa ela fechou as porta, perdir a CTPS que tinha o registro dela .Como faço para não perder esse tempo de serviço? Como localizar documentos desta empresa?

2 A outra uma mulher já trabalhou registrada, hoje recebe pensão morte do marido. Essa mulher pode se aposentar e receber as (duas aposentadoria?)
Ivonilda Costa Gonçalves
postado em domingo, 28 de novembro, 2010
Bom dia.
Trabalhei uns cinco anos em uma firma do meu esposo. É possível fazer contribuição retroativa desse tempo de serviço, sendo que já faz uns dez anos que a firma foi fechada? Caso seja possível, essa contribuição pode ser contada para aposentadoria por tempo de serviço junto a um órgão estadual de educação (como averbação)?
Obrigada e aguardo.
Claudete Cassiano
postado em quinta-feira, 20 de janeiro, 2011
Deixei de recolher INSS quando casei e parei de trabalhar, 19 anos atrás, existe uma maneira de recolher esse período atrasado para contar no meu tempo para aposentadoria?

Existe alguma diferença para minha aposentadoria se eu começar a contribuir novamente a partir de hoje, sem ser retroativo ao tempo que não paguei?

Obrigado.
cristiano redu nachado
postado em terça-feira, 25 de janeiro, 2011
trabalho 12 anos sem carteira como faço para pagar retroativo referente
1234567