Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Aposentadoria por invalidez - Esclerose múltipla
UsuárioDiscussão
Raquel Lima Bastos
Postado em domingo, 28 de dezembro, 2003

Caros Colegas,

Uma Amiga minha é portadora de Esclerose múltipla e tem 19 anos. Ainda não exerce atividade laborativa, como também não contribui ao INSS. Ela ainda não tem sinais visíveis da doença(deficiência física). Pessoas portadoras e beneficiárias são aposentadas por Invalidez Permanente, não necessitando mais de perícia.
No caso dessa amiga não cabe o LOAS. Deve ela engressar no mercado de trabalho sem informar a doença? No caso de concurso público ela tem direito às vagas para deficientes físicos?

Agradeço antecipadamente

ÚsuarioResposta
Daiani Ferreira Bastos
postado em quinta-feira, 09 de dezembro, 2010
tenho 24 anos e a pouco tempo descobri que tenho esclerose múltipla ; estou pelo inss e gostaria de saber se eu tenho direito de aposentar por invalidez porque eu ando mas desiquilibro muito e sinto muita dormência nas pernas dor nas costas fora outras dificuldades que eu passo
Juliana Criastina Lima De Andrade
postado em sexta-feira, 10 de dezembro, 2010
Gostaria de saber quem tem esclerose multipla,mas nunca trabalhou,tem direito a aposentadoria?
fabio
postado em terça-feira, 11 de janeiro, 2011
gostaria de saber como devo proceder referente á aposentadoria visto que sou portador de esclerose multipla;;;obrigado!
Margarida Gomes de Moura
postado em terça-feira, 01 de fevereiro, 2011
Caro Amigos! Gostaria, se possível, de uma consultoria 0800. rss Sou professora de uma Universidade particular daqui de Fortaleza e me encontrava na Espanha fazendo um doutorado em Educação quando tive meu primeiro surto, em junho de 2007. Para realizar esse doutorado, tive de me afastar da Universidade com a promesa de que quando terminasse meu emprego estaria de volta. Saquei meu fgts e continuei pagando o INSS como autonoma. Depois do surto e do diagnóstico de EM o INSS me afastou por dois anos e agora fui realizar uma perícia médica e acredito que o médico não sabia o que era Esclerose Multipla ! Ele me deu mais 3 meses de licença até o perito neurologista deles me avaliar. A pergunta que desejo fazer: aonde posso encontrar a Lei ou o decreto em que consta que portadores de EM tem direito a aposentadoria? Tenho 20 anos de carteira assinada. Posso me aposentar por invalidez, mas estou com receio. Gostaria de obter subsídios para me defender nos meus direitos de portadora. Agradeço antecipadamente pela atenção! Aguardo a sua resposta... Abraço!
odenir machado da rocha
postado em segunda-feira, 25 de abril, 2011
tenho esclerose multipla fiz pericia inss e foi negadas. como devo proceder?
Aline Viana
postado em terça-feira, 17 de maio, 2011
Olá, fui diagnosticada com Esclerose Múltipla ha 03 anos, estou afastada pelo INSS com auxilio doença por 02 anos que encerra em set/2011, gostaria de saber se preciso esperar acabar o prazo para dar entrada na aposentadoria ou posso me antecipar com um processo de reversão de benefício para aposentadoria? Como devo proceder?
Eliane cristina de oliveira
postado em sexta-feira, 27 de maio, 2011
Eu tenho 36 anos a quase 2 anos descobri a doença. eu tive quatro surto e fiquei com sequelas ,nas pernas eu ainda não tenho ajuda nem um aixilio doença, estou pagando o Inss.eu tenho direito ou não Obrigado
Maria do Carmo
postado em terça-feira, 21 de junho, 2011
Bom dia, tenho 65 anos de idade sou portadora de esclerose multipla dos ossos e recebo o benefício aposentadria LOAS. Gostaria de me informar quais os benefícios tenho direito se também tenho direito a receber medicamentos gratuitamente já que não consigo mais trabalhar e moro só .

Grata, Maria do Carmo
osvaldo ribeiro
postado em quarta-feira, 24 de agosto, 2011
Caros Colegas,

minha filha é portadora de Esclerose múltipla e tem 27 anos. Ainda não exerce atividade laborativa, como também não contribui ao INSS. Ela ainda não tem sinais visíveis da doença(deficiência física). Pessoas portadoras e beneficiárias são aposentadas por Invalidez Permanente, não necessitando mais de perícia.
Deve ela engressar no mercado de trabalho sem informar a doença? No caso de concurso público ela tem direito às vagas para deficientes físicos?

camila
postado em quarta-feira, 14 de setembro, 2011
Olá!

Descobri que sou portadora de EM desde os 13 anos. Hoje tenho 30 anos e nunca trabalhei. Tenho direito a aposentadoria do INSS? Posso fazer concurso publico?

Preciso desta resposta, já que não tenho como trabalhar em qualquer coisa e preciso de dinheiro pra me sustentar.
123