Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Aposentadoria
UsuárioDiscussão
Simone Brandão
Postado em segunda-feira, 01 de dezembro, 2003
Minha mãe tem 55 anos de idade e 6 anos de contribuição ao INSS. Atualmente, está com as anotações na CTPS feitas por mim, como doméstica. Tomei essa medida porque me informaram que quando ela tiver idade para se aposentar, faltarão os anos de contribuição, que é de no mínimo 10 anos. No ano passado, ela começou a sofrer de artrose, onde o médico solicitou cirugia no joelho, para colocar prótese. Pergunta-se:

1. Está correto o procedimento das anotações na Carteira?

2. É possível encaminhá-la para a aposentadoria por invalidez, em consequência da artrose? Como é feito esse encaminhamento?

Desde já agradeço às respostas.

Att. Simone

ÚsuarioResposta
yara
postado em terça-feira, 07 de abril, 2009
Oi sou deficiente desde q nasçi um problema neurologico, tenho 45 anos e moro com minha mae d 77 anos, recebemos uma pensao do meu pai que nao chega um salario minimo q é dividido pra nós duas, eu teria direito de receber uma aposentadoria pra deficiente? como faço isso? não posso sair e minha mãe não tem muitas condições será q existe alguem do governo que faz esse serviç? gostária de uma orientação. Obrigado
esther maria ferreira
postado em quinta-feira, 23 de abril, 2009
OLA MINHA MAE ERA CONTRIBUINTE DO INSSS FICOU ENCOSTADA DOIS MESES POR INVALIDEZ ATRAVEZ D INTERMEDIARIO ENTROU COM PEDIDO D APOSENTADORIA PELA JUSTIÇA FOI APROVADA PASSOU PELA PERICIA O MEDICO DEU O LAUDO D INCAPACITAÇAO P ESTAR EXERCENDO QALQER SERVIÇO, ELA ESTA APOSENTADA MAIS NUNK APARECEU A CARTA D PAGAMENTO, EXISTE UM ADVOGADO Q ESTA CUIDADNDO DIÇO MAIS ATE HJ NAO TEMOS NOTICIA DO PAGAMENTO. QANTO TEMPO LEVA SENDO Q JA ESTA APROVADA P RECEBER? O INTERMEDIARIO Q ESTA CUIDANDO DIÇO PRA ELA FALO Q O PAGAMENTO ESTA NO BANCO MAIS LOGO EM SEGUIDA FICA ADIANDO A DATA QAIS MEDIDAS DEVEMOS TOMAR ? DESD JA AGRADEÇO PELA ATENÇAO
Walter
postado em segunda-feira, 27 de abril, 2009
Sou professor de Educação Física e funcionário publico do estado de São Paulo a 26 anos e pergunto:Fiz uma cirugia com proetese do joelho onde foi constatado atrose e sem nenhuma articulação, posso me aposentar por invalidez.
jacqueline do carmo
postado em domingo, 17 de maio, 2009
tenho 31 anos e descobrir que tenho artrite na coluna e tambem bico de papagaio e ernia de disco trabalho de operadora de telemarket fico 5horas sentada mais já faz uma semana que nao consigo trabalhar gostaria de saber se tenho xance de me aposentar.
ana luiza vieira duarte
postado em quarta-feira, 20 de maio, 2009
preciso de ajuda.
recentemente minha avó faleceu, recebia pensao do inss.
tenho 5 tias, 1 delas morava com minha avó. Ela é uma pessoa invalida, tem problemas mentais: disturbio de personalidade gravissimo e cronico, alem disso bulimia, anorexia e tem alcoolismo grave. já foi internada em inumeras instituições e em nenhuma delas foi resolvido nenhum desses seus problemas. Agora com a morte de minha avó, ela ficou sozinha. Não pode morar sozinha, nenhum lugar tem solução medica para ela, por isso queremos interna-la numa clinica para ela residir. Entretanto, esse lugar especializado é particular, minha familia não dispoe desse recurso. Por isso tentamos no INSS que ela recebesse a pensao da minha avó. Provamos com varios laudos medicos das doenças que ela apresenta tais doenças. Mas não conseguimos o dinheiro, o inss negou. Não sabemos o que fazer.
já contratamos um advogado que disse ter apenas 50% de chance. Não consigo entender tanta burocracia, nesse pais tao corrupto os que realmente precisam não conseguem dispor de seus direitos!
o que minha familia pode fazer?
por favor me ajudem.
obrigada
MARIA DA GRAÇA FRANÇA
postado em quinta-feira, 09 de julho, 2009
Fui empregada 15 anos de carteira assinada, fui demitada no Governo de Color de Melo, hoje trabalho há 17 anos de contrato orgão publico, portanto tenho 28 anos de contribuição, como posso me aposentar como professora ja que estou cheando aos 60 anos de idade
antonia vanilda de f gomes
postado em quarta-feira, 02 de setembro, 2009
tenho 45 anos prestei serviço dentro do inss rua apodi 7 anos tenho artrite reumatoide e artrose posso me aposentar por ivalidez
antonia vanilda de f gomes
postado em quarta-feira, 02 de setembro, 2009
tenho 45 anos prestei serviço dentro do inss rua apodi 7 anos tenho artrite reumatoide e artrose posso me aposentar por ivalidez
Luis Henrique
postado em quarta-feira, 14 de outubro, 2009
Bom dia!

Em maio/2008 fui acometido pela Sindrome de Guillain Barret. Fiquei imobilizado do pesco para baixo e com enfraquecimento muscular. Nesse periodo entrei em processo de recuperacao via fisioterapia., passando pelos quadros de paciente em cama, em seguida fui para a cadeira de rodas, depois passei a andar com o apoio de andador, muletas e atualmente utilizo a bengala para me locomover.
Atualmente continuio em auxilio doenca, pois ainda tenho dificuldade para andar e levantar da cadeira.
Pelo periodo em que me encontro em auxilio doenca e também pelo tipo de acometimento (Guillain Barre) eu posso ser aposentado por invalidez? Pois nao acredito que conseguirei a voltar as minhas atividades profissionais nessas condicoes.
Desde já agradecido.
marcos roberto
postado em terça-feira, 27 de outubro, 2009
Sou trabalhador portuario sofria de atrose ,fiz uma cirurgia de osteotomia femural tibial com 4 parafussos e uma placa de titanico ..meu medico disse que não poderei pegar pesso .queria saber sobre aposentadoria..obrigago..
123456