Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Dúvidas Revisão Aposentadoria : URV e Morte
UsuárioDiscussão
Eduardo
Postado em terça-feira, 04 de novembro, 2003
Sou estudante de direito (2° ano) e estou precisando de algumas informãções a respeito da revisão de aposentadoria, pois tenho que fazer o pedido para minha avó. O caso é o seguinte:

Meu avô recebia Cr$ 35.000,00 de aposentadoria, na data de sua morte, em 21/09/93, com fator de calculo em 88%. A partir desta data, minha avó começou a receber pensão por morte no valor de Cr$ 32.000,00, com fator de calculo de 94%. Minha dúvida é a seguinte:

a) Por ser benefício concedido em 1993, e com o advento de nova Legislação em 1995, que mudou o modo de concessão do benefício pensão por morte de 80% para 100%, ela tem direito a ingressar com ação pedindo tal revisão? Se tiver um modelo, por favor, me envie.

b) Por se tratar de benefício concedido em 1993, tem direito a alguma revisão com base na conversão de URV? Como eu faço para pedir?

c) Ao que se refere o fator de cálculo mencionado na carta de concessão? Como faço esses cálculos, para saber se o valor que ela recebe hoje é 80% ou 100% do benefício?

d) O fato da concessão da aposentadoria de meu falecido avô ter se dado num período anterior ( 1988) tem algum reflexo?

Ficaria muito agradecido se pudessem elucidar tais questões.

ÚsuarioResposta
ANA KARLA
postado em sábado, 14 de agosto, 2010
MEU falecido avó foi ex cobatente, e ja era aposentado nessa epoca de mudaça de plano, quando faleceu em 1998 deixo apensão que recebia do exercito para suas filhas quero saber se as mesmas tem direito a receber au URV? se poder me responder agradeço desde já.
Maria Auxiliadora Melo
postado em quarta-feira, 22 de setembro, 2010
Minha mãe era professora aposentada e faleceu em 2000 ficando meu pai pensionista dela que tambem faleceu em 2008. A pergunta é: Somos cinco irmãos todos maiores, temos direito a URV? Se temos como devemos proceder?
ROSALINA BOLONHA
postado em sexta-feira, 03 de dezembro, 2010
MINHA MÃE CONTRIBUIU APENAS 3 ANOS, ELA TRABALHOU MAIS DE 20 ANOS DE EMPREGADA DOMESTICA MAIS SÓ FOI FEITO A CONTRIBUIÇÃO NOS ULTIMOS 3 ANOS QUE ELA TRABALHOU. ELA JÁ TEM 60 ANOS O QUE EU FAÇO PARA CONSEGUIR A APOSENTADORIA DELA?
isabela
postado em terça-feira, 26 de julho, 2011
Minha mae foi professora aposentada do estado da bahia, faleceu em 2004, os seus herdeiros tem direito a urv?
12