Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Aposentadoria por invalidez adicional 25%
UsuárioDiscussão
Simone Mari Watanabe
Postado em segunda-feira, 29 de setembro, 2003
Estou iniciando na área de Direito Previdenciário, gostaria de informações sobre a Aposentadoria por invalidez, no que se refere ao adicional de 25%, se esse percentual é incluido somente a partir da data do pedido? ou poderá ser pago retroativo, aforando uma demanda na Justiça Federal?

ÚsuarioResposta
Paulo Cardoso
postado em terça-feira, 10 de março, 2009
Caro amigo,

Somente agora vi a questão postada por você. Quanto a sua patologia de nefropatia, não resta dúvidas que tens SIM direito ao adicional de 25% de que trata o Decreto 3.048/95 e a Lei 8.213/91 em seu artigo 45 e parágrafo.

Caso ainda não tenha procedido ao Requerimento administrativo, proceda-o imediatamente junto ao INSS, de competência da região onde moras. Será marcada uma perícia médica. Caso seja DEFERIDO logo estara recebendo seu beneficio com o acréscimo, do contrário, NÃO DESANIME, recorra administrativamente e se permanecer o indeferimento, RECORRA junto a JUSTIÇA FEDERAL, JUIZADO ESPECIAL FEDERAL JEF. Que não sem sombra de dúvidas, terás o seu pedido reconhecido.

Boa Sorte e que Deus te guie...
Paulo Cardoso
Caro amigo, Charleandro Graca Correa

Somente agora vi a questão postada por você. Quanto a sua patologia de nefropatia, não resta dúvidas que tens SIM direito ao adicional de 25% de que trata o Decreto 3.048/95 e a Lei 8.213/91 em seu artigo 45 e parágrafo.

Caso ainda não tenha procedido ao Requerimento administrativo, proceda-o imediatamente junto ao INSS, de competência da região onde moras. Será marcada uma perícia médica. Caso seja DEFERIDO logo estara recebendo seu beneficio com o acréscimo, do contrário, NÃO DESANIME, recorra administrativamente e se permanecer o indeferimento, RECORRA junto a JUSTIÇA FEDERAL, JUIZADO ESPECIAL FEDERAL JEF. Que não sem sombra de dúvidas, terás o seu pedido reconhecido.

Paulo Cardoso
Caro amigo, Charleandro Graca Correa

charleandro graca correa
postado em terça-feira, 17 de março, 2009
Caro amigo Paulo Cardoso,gostaria de agradecer pela resposta dada para a minha pergunta.Já fui no inss requerer o beneficio e eles me mandaram aguardar 1 mes para me darem a resposta,estou aguardando,espero ter sorte ,muito obrigado!!!!!!
Elizabethy
postado em sábado, 21 de março, 2009
Tenho uma irmã aposentada por invalidez(glaucoma),desde 2006,quero saber se ela tem direito ao acrescimo de 25% do INSS?
jose fernando schwenke
postado em sexta-feira, 27 de março, 2009
Olá boa noite tudo bem. sou aposentado por invalidez desde abril de 2008 fiquei com sequela na perna esquerda e fica vazando devido a cicatrização gostaria de saber se tenho direito de pedir os 25% ao inss . se tiver o que tenho que fazer para dar entrada....boa noite obrigado?
Airton Coelho
postado em terça-feira, 31 de março, 2009
Recebi ano passado 17 mil resultado de um processo (ORTN/OTN) e dei como entrada na aquisiçao de uma casa para minha filha; eu pergunto, se colocar este fato na minha declaraçao de IR, ficarei livre de descontar os 27.5 ??
João Carlos Silva
postado em terça-feira, 12 de maio, 2009
Quero saber se uma pessoa que é aposentada por invalidez, e foi eleito vice prefeito, pode continuar recebendo a aposentadoria por invalidez, ou se a mesma será suspensa. E sendo suspensa no fim do mandato pode ser solicitada novamente.
Grato
João Carlos
daniela videira
postado em quinta-feira, 16 de julho, 2009
Gostaria de saber se esse acrescimo de 25% na aposentadoria somente é devido ao aposentado por invalidez ou, se existe a possibilidade de uma pessoa que se aposentou por idade e que agora necessita de terceiros para praticar todos os atos da vida diária (pois teve um derrame a dois anos), pois ficou incapaz civilmente para os atos da vida civil, tb tem esse direito. Pois esse é o caso do meu pai e, quando fui no INSS pleitear esse direito eles negaram informando que a legislação só trata de aposentados por invalidez.
Gostaria de saber onde procuro jurisprudências favoráveis ao meu pedido, pois não estou encontrando e tenho receio de entrar com ação e a mesma ser julgada improcedente.
Atenciosamente,

Daniela
Marcia Santos
postado em quarta-feira, 28 de outubro, 2009
Olá a todos! Gostaria de saber se esse adicional de 25% é também aplicável aos RPPS. Minha mãe é aposentada pelo Instituto de Previdencia do Estado de Rondônia (IPERON). Na legislação do IPERON nao há nenhuma previsão a respeito.
Desde já, agradeço!
1234