Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Considera-se insalubridade?
UsuárioDiscussão
Thais
Postado em sábado, 26 de julho, 2003
O trabalhador que exerce a profissão de borracheiro, e contribui como autonomo à 26 anos, tem direito a aposentadoria por insalubridade?

ÚsuarioResposta
ROBERTO
postado em quinta-feira, 11 de setembro, 2003
não... pois o instituto de insalubridade é do direito do trabalho, e sendo assim, não cabe no direito previdenciário pura e simplesmente. Como a pessoa em questão contribuiu a vida interira como autônomo, durante a prestação de seus serviços deveria ter realizado uma perícia caracterizando a atividade como insalubre, o que não me parece o caso. De qualquer maneira, na ceara do direito previdenciário, o que caberia seria uma aposentadoria especial, o que, como dito, necessita de perícia do INSS
Kelly Gadler
postado em sexta-feira, 30 de outubro, 2009
Bom dia..
minha dúvida é o seguinte:
Meu marido sempre trabalhou registrado como borracheiro, quero saber se ele tem o direito a aposentadoria com isalubridade..Ele tem 55 anos..
Minha duvida é também se ele tiver direito a insalubridade nos casos das empresas que não estam mais em atividade como conseguir o documento?
Obrigada..
Gedson soares
postado em quarta-feira, 13 de janeiro, 2010
Prezados,

O meu pedido de aposentadoria itegral foi indeferido pelo INSS.

Motivos; não enquadrameto de alguns documentos de insalubridade e dificuldades de conseguir outros de algumas empresas em que trabalhei exposto a riscos.

Como posso ter ajuda nesse sentido?
Com a regularização destes documetos, acredito que teria tempo suficiente minha aposentadoria itegral.

Att.
joao verissimo de mattos neto
postado em quinta-feira, 20 de janeiro, 2011
a 15 anos,sou tratador de piscina em minha cidade ,durante o dia todo,tenho contato com materiais quimicos,como
cloro sulfato cobre ,sulfato de aluminio ,soda ,e varios acidos,gostaria de saber ,qual o procedimento ,
para eu incluir o meu trabalho como insalubre sem mais obrigado
ALCINO MADEIA NETO
postado em segunda-feira, 27 de junho, 2011
eu quiria saber sir eu so borracheiro eu ten salubridade
Robson Pasquali
postado em sábado, 02 de julho, 2011
Boa tarde! A questão da profissão de borracheiro para concesão de aposentadoria especial, não é tão simples. Primeiro porque a profissão de borracheiro nao possui enquandramento legal como atividade insalubre, desta forma, é necessário a produção do laudo técnico para avaliar as condiçoes que o borracheiro é submetido. Se o laudo for a favor do trabalhador, o pleito será concedido na via judicial, eis que acredito ser muito dificil o proprio INSS conceder a aposentadoria. Resumindo: A verificação da atividade especial de borracheiro depende do laudo técnico, podendo ter casos em que um borracheiro ganhe e outro nao.
Fico a disposição.