Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Tempo de afastamento por auxílio doença conta como tempo de contribuição para aposentadoria?
UsuárioDiscussão
Silvana de Oliveira Siqueira
Postado em sexta-feira, 26 de março, 2010
Boa noite! Gostaria que alguém me tirasse uma dúvidaFiquei afastada por auxilio doença de agosto de 2002 a fevereiro de 2008,na época eu tinha 20 anos de contribuição real ( em que foi descontado do meu salário o INSS).Recebi alta do INSS e voltei a trabalhar,trabalhei mais 1 ano e fui mandada embora.Então eu tenho 21 anos de contribuição real, e mais 5 anos e meio de afastamento por auxílio doença .Alguns falam que esse periodo conta no calculo da minha aposentadoria, que no caso eu tenho 26 anos e meio e que faltaria eu pagar mais 4 anos para poder me aposentar,isso é certo? Alguem pode me ajudar? Detalhe: daqui a 4 anos eu terei 48 anos de idade.Desde ja agradeço.

ÚsuarioResposta
carla oliveira
postado em sexta-feira, 03 de setembro, 2010
Boa noite, eu tenho uma dúvida, fiquei afastada pelo INSS 4 meses porém não recebi pois o INSS estava de greve mas fiz a perícia e o benefício foi concedido recebi alta porém fui informada que irei receber esses 4 meses que fiquei afastada quero saber quanto iriei receber por esses 4 meses o meu sálario é 628,18 se alguém puder tirar essa minha dúvida eu agradeço.
Sem Mais....
jaime zattera
postado em sexta-feira, 03 de setembro, 2010
fiquei de junho de 2009 ate março de 2010 recebendo auxilio doença agora voltei a trabalhar em abril pois me negaram o auxilio agora setembro voltarei a me operar e o medico diz que terei de ficar 3 meses parado mais so vou conseguir marcar pericia para dezembro vou receber este beneficio se quando for fazer a pericia ja estarei apto ao serviço e nao prescisa ter trabalhado 12 meses por causa da carencia
Jucivane da silva freitas
postado em domingo, 12 de setembro, 2010
tenho trinta dias de registro e tive que fazer uma cirurgia de emergencia . Quero saber se a empresa onde trabalho pode me afastar por auxilio doença?
Lucas Rodrigues Santos
postado em sexta-feira, 17 de setembro, 2010
Dr. Walter, Bom dia
Aproveito o ensejo, para saber se Juridicamente,posso entrar c/processo para adquirir aposentadoria, uma vez que desde dezembro de 2003 a nov. de 2008 estava em auxilio doença fui cortado, entrei na JF, e obtive exito,voltei ao beneficio em abril de 2010 e não sei até quando...
anisio neto batista da silva
postado em quarta-feira, 29 de setembro, 2010
pergunta afastado por invalidez depois de quanto tempo pode aposentar se perante leis
josse carlos teixeira
postado em sexta-feira, 01 de outubro, 2010
OLÁ SILVANA!!!!!!! FIQUE TRANQUILA QUE AO COMPLETAR TRINTA ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, CONTANDO COM TEMPO QUE SEU CONTRATO DE TRABALHO FICOU SUSPENSO, DEVIDO AO FATO DE VC ESTAR DE AUXILIO DOENÇA, E SE VC TIVER COMPLETADO 48 ANOS PODERÁ REQUERER AO INSS, QUE SEJA O RESPONSÁVEL PELA SUA REGIÃO, O SEU DIREITO ADQURIDO, POIS É ESTE LÍQUIDO E CERTO. FIQUE COM DEUS.
Jampercio Gomes
postado em segunda-feira, 11 de outubro, 2010
Ingressei em uma firma no dia 01 de Julho de 1960, fui afastado 01 de Abril de 1964 periodo em que recebi ausilio doença. Neste periodo perdi minha Carteira do Trabalho em um acidente, tirei outra em que o INSS fêz as devidas anotações em um carimbo retangular sôbre os andamentos diversos tais como periicias etc..
Quando foi dado baixa do auxilio doença, retornei ao trabalho em outra empresa que era sucessora da anteror. Hoje sou O. de Justiça e me aposentei pela compulsoria no dia 01 de Julho de 2010. Por ser funcionario Público tenho o direito a restituição do ABONO PERMANENCIA. AOS SENHORES EU PERGUNTO? TENHO OU NÃO O DIREITO DE CONTAR ESTE TEMPO DE SERVIÇO COMO VÍNCULO EMPREGATICIO O INSS ME NEGA . NÃO TENHO COMO COMPROVAR NEM MESMO O TEMPO DE SERVIÇO [ SOMENTE O CARIMBO DA REPARTIÇÃO ] , hoje extinta

no aguardo
Jampercio
MARCIO GOMES
postado em segunda-feira, 18 de outubro, 2010
SRS DRS ADVOGADOS TRABALHEI POR 31 ANOS A FIO ME AFASTEI POR PERÍCIA MÉDIA DO INSS POR 3 ANOS
SOMANDO 34, AÍ NAQUELE QUE SERIA O ÚLTIMO ANO EM QUE EU PODERIA ENTRAR COM A APOSENTADORIA, ME APOSENTARAM POR INVALIDEZ, E JÁ ESTOU A 2 ANOS APOSENTADO POR INVALIDEZ, SENDO ASSIM PERGUNTO:
1- POSSO CANCELAR A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ E TROCAR POR NORMAL?
2- MUITAS PESSOAS DIZEM QUE NESTE CASO SE PUDER EU GANHARIA MENOS EM TORNO DE 70%, PORÉM SE EU FIZER ISSO POSSO VOLTAR A TRABALHAR NUM SERVIÇO COMPATÍVEL PARA COMPLETAR MINHA RENDA QUE SUPERE OS 30%.
3- SE POSSO QUAL PROCEDIMENTO ADOTAR, ESTOU CERTO NO MEU RACIOCÍNEO?
4- NESSA CONDIÇÃO QUE ESTOU HOJE APOSENTADO POR INVALIDEZ EXISTE A POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR INFORMALMENTE?
GOSTARIA DE VOSSA PRECIOSA RESPOSTA NO AGUARDO MARCIO CAMPOS
jose alfredo pacifico
postado em quinta-feira, 21 de outubro, 2010
estou encostado desde de 2002 , na época eu tinha mais o menos uns 23 anos de serviço estou a 08 de beneficio em ax.doença, estou com 57 anos de idade, eu tenho um asb , trabalhei nesta empresa 04 anos

atenciosamente jose alfredo pacifico
Antonio Epifanio dos Reis
postado em domingo, 24 de outubro, 2010
Boa noite.
Tenho 46 anos e contruibuo a providencia à 31 anos , fiquei afastado por 9 meses por auxilio de doença.
Quero saber se vai descontar no tempo de contribuição quando eu for aposentar?
Certo de sua atenção .
Grato
12345