Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > DIREITO PREVIDENCIARIO - PENSÃO POS MORTE
UsuárioDiscussão
JOÃO MELLO
Postado em domingo, 01 de novembro, 2009
BOA TARDE GOSTARIA DE SABER QUAL A SITUAÇÃO PARA PENSÃO PÓS MORTE DE UM APOSENTADO QUE ESTAV MORANDO HÁ 15 ANOS EM OUTRO ESTADO COM UMA COMPANHEIRA, NADA DOCUMENTADO, SITAUÇÃO DESTE APOSENTADO ELE ERA SOLTEIRO, MAS TEM TRES FILHOS MARIORES, COM A OUTRA MULHER QUE VIVEU DURANTE 30 ANOS, SENDO QUE AGORA QUE ELE FALECEU SUA PRIMEIRA FAMILIA FICOU SABENDO DE SEU DESTINO, COM A OUTRA COMPANHEIRA ELA NÃO TEM FILHOS E NEM FEZ NENHUM DOCUMENTO DE UNIÃO, E COM A PRIMEIRA MULHER QUE VIVEU 30 ANOS TEM OS TRÊS FILHOS REGISTRADO EM SEU NOME E SENDO QUE A FILHA MAIS VELHA É INCAPAZ (PROBELMAS MENTAIS) E NÃO RECEBE NENHUMA PENSÃO . A SEGUNDA COMPANHEIRA JA POSSUI PENSÃO DE VIUVA E TEM 56 ANOS E A PRIMEIRA COMPANHEIRA MÃE DOS TRÊS FILHOS NÃO TEM PENSÃO E TEM 77 ANOS. QUAL DELAS TEM DIREITO OU É A FILHA QUE TEM DIREITO.

ÚsuarioResposta
VERA LUCIA BARBOSA
postado em sexta-feira, 01 de janeiro, 2010
BOA NOITE! GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA SOBRE PENSÃO PARA FILHAS MAIORES DE 21 ANOS, SOLTEIRAS , POIS CUIDEI DE MINHA MAEZINHA DURANTE QUASE 4 ANOS, ELA ESTA ACAMADA, NAO FALAVA E PRECISAVA DE CUIDADOS A TODO TEMPO, ERA TOTALMENTE DEPENDENE DOS MEUS CUIDADOS, ENTÃO PRECISEI PARAR DE TRABALHAR PARA CUIDAR DELA, FUI SUA PROCURADORA ATRAVÉS DO INSS, ELA JÁ ERA APOSENTADA E PENSIONISTA (POR PARTE DO MEU PAI TAMBEM FALECIDO),INFELIZMENTE ELA VEIO A FALECER DIA 28/12/2009 , MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE, POSSO TENTAR CONSEGUIR RECEBER SEU BENEFÍCIO, POR SER SUA UNICA FILHA SOLTEIRA(SEM FILHOS), POR ESTAR DESEMPREGADA E COM DIVIDAS COM OS GASTOS OBTIDOS POR CAUSA DE SUA DOENÇA,CLARO QUE ESTOU A PROCURA DE EMPREGO, MAS ATÉ O MOMENTO NÃO CONSEGUI,POR FAVOR ME ORIENTE.

OBRIGADA,
VERA
caroline
postado em terça-feira, 05 de janeiro, 2010
Dr. walter.
Minha mae , de 48 anos , vai casar-se com um senhor, aposentado do banerj, de 68 anos de idade.
E temos duvidas com relacao a direito de pensao, em caso de viuves da minha mae.O que diz a lei? Ela tem direito a receber 100% da atual aposentadoria dele ou recebe apenas parcialmente? Ha algum dispositivo legal que a impossibilte de receber pensao em caso de morte do conjuge? ja sabemos da obrigatoriedade do regime de separacao de bens , porem a duvida se faz com relaçao a pensao.
Desde ja, agradeço.
Luucimar V. Custodio
postado em terça-feira, 19 de janeiro, 2010
Minha mãe faleceu em 1990 e recebi a pensão até a maioridade, porém meu pai não recebeu nenhum valor, ele tinha direito de receber pensão???Se ele tiver direito, ainda poderá recorrer??????
SANDRA COSTA
postado em quarta-feira, 20 de janeiro, 2010
BOA NOITE

MINHA MÃE É FUNCIONARIA DO INSS DESDE 1962 E SE APOSENTOU A 6 ANOS, ELA SEMPRE FALOU QUE EM CASO DE FALECIMENTO DELA EU COMO FILHA MULHER E SOLTEIRA TERIA DIREITO A PENSÃO VITALÍCIA, UMA VEZ FUI AO INSS E ME FALARAM SÓ FILHOS IMCAPAZES O QUE NÃO É O MEU CASO. MAS ELA CONTINUA AFIRMANDO QUE ISSO É UM DIREITO ADQUIRIDO. É VERDADE?

GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO.

GRATA
SANDRA COSTA
Ilza Silva Nino
postado em quarta-feira, 27 de janeiro, 2010
Sou assinte social em um bairro muito carente, em uma visita de rotina pela saúde da família encontrei em uma moradia uma senhoira de 36 anos mãe de sete filhos e que acabara de ficar viúva,as crianças tem idade entre 12 e 6 meses são elas de 12 anos, 10anos, 7 anos, 6 anos, 4 anos, 2 anos, 6meses, o Pai que faleceu em Janeiro de 2010 muito rescente, era um trabalhador autônomo que nunca contribui para o INSS, gostaria de saber se esta mãe e seus filhos tem algum direito em algum benefício,e se tem direito em penção pós morte, se existe algum orgão que possa ampara-la, todos que procurei para ajuda-la sem sucesso, aguardo uma resposta,sem mais agradeço.
Thamiris
postado em quinta-feira, 28 de janeiro, 2010
Olá Ilza;

Bem, acredito firmemente que ela tem direito ao bolsa família.

Se o marido dela nunca contribuiu ao INSS ela não tem direito a pensão por morte.

Espero ter ajudado!

Um abraço.
armando.paolasini
postado em terça-feira, 16 de fevereiro, 2010
Viuva que ja recebe pensão por morte do seu ex-marido, pode requerer pensão por morte da filha, mesmo sendo esta casada civilmente e sem filhos.
Raphael Amaral
postado em quarta-feira, 17 de fevereiro, 2010
Dr.
Boa Noite!
o pai de uma amiga falesceu a alguns dias. Ela é solteira e maior de 21, mas sempre morou com o pai, sendo sua dependente em todos os sentidos financeiros. Ela não possui nenhuma fonte de renda e ja possui uma certa idade para o mercado de trabalho. Existe alguma possibilidade de ela receber a pensão do pai ou algum outro tipo de auxilio?

Desde já agradeço pela sua atenção

Att
Raphael Amaral
Andréia Freitas
postado em segunda-feira, 15 de março, 2010
Gostaria de alguns esclarecimentos se possível.
Entrei com uma ação de investigação de partenidade, onde o de cujus é falecido, em virtude de não ter parentes consaguineos, foi feita a exumação. O laudo acusou positivo para paternidade..
O falecido não tem outros filhos, apenas uma esposa.
Ele [e funcionário publico federal aposentado, onde deixou, uma pensão a viuva, seguro de vida (no qual não pude ainda apurar a apolice para ver se tem descrinação de benefiários), bens em imóveis e carro...Sobre a conta bnacária minha advogada não fez consulta , na qual já solicitei a ela...
Eu tenho 39 anos , tenho um filho de 21 anos (estudante) e divorciada. No momento gostaria de saber se teria direito a pensão, no caso de ser divorciada.....
Aguardo resposta e sem tiveres mais alguma dica seria de bom agrado.Obrigada pela atenção desde já
simone
postado em terça-feira, 23 de março, 2010
Olá, gostaria de saber qual a porcentagem que a viúva que tinha união estável recebe, e qual a porcentagem que o filho menor do falecido, de outra união, recebe de pensão, e como deve ser divida a casa que foi construida pelos dois(viúva e falecido), na qual o filho nunca visitou o pai, e que ficou com a outra casa que seu pai deixou qdo se separou de sua mae, na qual não tinha nenhum documento ou certidão de casamento ou união estável, mas tem o documento de transferencia do imovel em nome da mãe do menor.o menor tem direito na casa que o pai morava?
obrigada
1234567