Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Aposentadoria Rural por idade, Mulher
UsuárioDiscussão
Willis Sales
Postado em terça-feira, 14 de julho, 2009
Gostaria de uma orientação: - uma mulher prestes a completar 56 anos de idade, Ela já tem direito à aposentadoria, Como proceder? Solteira, desde cedo laborou na agricultura, panha de café, capina, sempre como bóia-fria. Inclusive atualmente mora na roça e trabalha desbrotando café como diarista. Nunca teve qualquer vinculo com os "patrões" contratos, recibos, etc. Ela possui uma carteira, identidade, do sindicato dos trabalhadores rurais com admissão em 12 de abril de 1985, categoria Trabalhadora Rural Diarista. As mensalidades estão devidamente pagas. Ela foi ao referido sindicato e foi-lhe solicitado um contrato de trabalho rural, ela não possui tão documento. Como proceder?
Grato,
Willis Sales

ÚsuarioResposta
Anie
postado em terça-feira, 15 de setembro, 2009
Boa tarde!
Minha mãe des q nasceu foi criada e trabalhou no ambiente rural e até hj trabalha só que hj ela é casada e meu pai também é lavrador, só que ela não tem vinculo com sindicato e nem ele, mais ele tem mais documentos que comprovem que sobrevivem do meio rural,ela pode usufluir desses documentos mesmos que estejam no nome dele contando apartir da data de casados?
ou se ela pode usufluir de algum documento da epoca de solteira dela de meu avô?

Em aguardo;
MATILDE SCHAIKOSKI
postado em segunda-feira, 21 de setembro, 2009
Boa tarde, me chamo Matilde e gostaria de saber se trabalho rural exercido pela minha mãe de 1964 até 1978, conta como aposentadoria por idade sendo que minha mãe contribui a três anos como contribuinte individual, na cidade, .(2006/2009).
att. Matilde
MARIA JOSE DOS SANTOS
postado em quarta-feira, 23 de setembro, 2009
Dr. Minha mae tem 56 anos sempre foi e é trabalhadora rural, porem o seu titulo de terra estava no nome do meu pai e somente apos a separaçao é que foi transferido para o nome dela, pelo que sei o terreno nao precisava ser no nome dela, no entanto o inss nao aceitou. como devo proceder.
Cristina
postado em quarta-feira, 23 de setembro, 2009
Dr. Walter

Tenho 9 anos e cinco meses de contribuições como facultativo, e alguns anos com vínculos de trabalhos. Continuo pagando o INSS atualmente com facultativo, apenas de 6/6 meses para não perder o vínculo. Há cinco anos moro em propriedade rural e declaro ITR. Posso contabilizar esse período para aposentadoria junto com o urbano? quantos anos preciso? qual a idade?

Grata

Cristina
wesclei vieira da silva
postado em quinta-feira, 24 de setembro, 2009
eu gostaria de saber se uma mulher com 63 anos de idade pode requerer o beneficio do loas, ela nao trabalha e mora sozinha, mas contribuiu 11 anos e alguns meses para o inss
Silmara Regina da Silva
postado em quinta-feira, 17 de junho, 2010
Dr. Walter, estou em vias de contratar uma empregada doméstica (42 anos de idade) que trabalhou desde pequena como lavradora juntamente com o pai e posteriormente com o marido no interior de Pernambuco. Ela não quer que eu faça o registro na CPS pois vai tentar obter o benefício de aposentoria rural aos 55 anos. Ela não tem nenhuma comprovação de vínculo trabalhista, nem associação ao Sindicato Rural. Eu acho que ela não vai conseguir o benefício e acho que ela deve iniciar a contribuição à Previdência agora e contribuir até os 60 anos para se aposentar por idade. Estou certa? Como ela pode comprovar o tempo que trabalhou no campo?
Kátia M. de Sousa
postado em quinta-feira, 30 de setembro, 2010
Dr. Walter!
Boa tarde!
Meu nome é kátia e quero esclarecer uma dúvida minha. Minha mãe que esta com 59 requereu a aposentadoria rural, porém ela contribuiu com o inss como costureira por 7 anos, e a minha dúvida é a seguinte: ela conseguindo a aposentadoria rural o inss devolve os valores que já foram pagos como contribuinte individual? e no caso da aposentadoria rural ela tem o direito de receber a partir do momento em que foi protocolado todos os papeis pertinentes pedido pelo advogado? A entrada ocorreu em 06/10/2009 e agora estão chamando ela para a entrevista.

Desde já muito obrigada,

Kátia
aparecido d. candido
postado em domingo, 28 de novembro, 2010
minha é lavradora a vida toda fez 55 anos ela já pode dar entrada na aposentadoria por idade rural, ela contribui com o sindicato já faz uns 8 anos, meu pai sumiu no mundo e ninguém nunca mais teve noticia dele, ela deve somente ir ao inss, dar entrada , precisa de testemunhas, como ela deve agir.
FRANCISCA
postado em segunda-feira, 03 de janeiro, 2011
Boa tarde meu nome é Francisca, minha mãe tem 56 anos e está na luta para aposentar, já fez várias perícias em várias cidade do maranhão e ainda ñ conseguiu nada, eu estive lá esta semana e trouxe o nº do processo para verificar o que está acontecendo, pode me ajudar.
OBRIGADA
adecir batagim franco
postado em domingo, 21 de agosto, 2011
Eu sempre trabalhei pro meu pai como serviço rural mas sem carteira assinada dos 12 anos ate os 26 casei e continuei trabalhando em 1988 meu pai falaceu e minha mae fez o inventario do sitio e passou para cada um de nos filhos as terras q caberia da parte de meu pai em 1993 eu comessei a entregar canas em meu nome da parte q cabeu a mim e ate hoje eu trabalho no meu pedasso de terra faço tudo so pg pra carregar e transportar a minha cana ja faz 17 anos q faço isso e gostaria q saber se eu tenho direito de me aposentar
123