Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Auxilio doença X Tempo de contribuição
UsuárioDiscussão
Eduardo E Cerquira
Postado em sexta-feira, 24 de abril, 2009
Prezados Senhores:

Trabalhei em uma empresa de Dezembro de 1974 a Novembro de 2003 totalizando 28 anos e 11 meses, em seguida comecei receber o seguro desemprego depois que acabou o as parcelas cair doente e entrei em junho de 2004 entrei em auxilio doença pelo inss ficando até 31/03/2009, esse tempo que fiquei encostado conta como tempo de contribuição para aposentadoria?

Obrigado

ÚsuarioResposta
Margareth Siqueira Soares
postado em domingo, 26 de abril, 2009
Sim, pois houve contribuição previdenciária, vc recebia 91% da Renda Mensal inicial, os 9% eram a contribuição previdenciária mensal.
cristiana dos santos
postado em domingo, 21 de junho, 2009
gostaria de saber quanto tempo de contribuiçao tenho direito ao auxilio doença pois trabalhei com cart ass a3 anos agora estou trabalhando de ajudante de cozinha mas nao sou registrada na carteira mas comecei a contribui novamente no mes de março de 09 como autonomo com quanto tempo pode requerer ao auxilho doença.
Gracielli Pépe
postado em sábado, 01 de agosto, 2009
PERGUNTA
Uma pessoa com 35 anos de registro na carteira e com 50 anos, ficando afastado por auxilio-doença por 4 anos e 10 meses (de 02/12/2002 a 01/10/2007). Gostaria de saber se esse tempo de auxilio-doença irá contar no cálculo de aposentadoria por tempo de contribuição.
FABIO ANANIAS FERREIRA
postado em domingo, 29 de novembro, 2009
São Paulo, 29 de novembro de 2009

Trabalhei como estagiário no período de 16/06/1978 á 30/12/1979 e gostaria de saber se há a possibilidade de contagem de tempo deste período mesmo pagando o inss em atrazo.

grato.

Fábio
Manoel Vitorio
postado em quarta-feira, 23 de dezembro, 2009
Trabalhei até outubro de 2004 e fiz as contribuiçõea automativas ao INSS, e, 2006 entrei em auxilio doença, vinda a trabalhar e contribuir novamente em setembro de 2007 quando deixei o auxilio donça,
somava 32 de tempo de contribuiçãoe mais tres meses em 11 de dezemrbo de 2009, como já completei a idade de 53 anos e comprei o pedágio pedi aposentadoria proporcional por temnpo de contribuição. Pergunta: Este 1 anos e 7 meses de auxilio doença de 2006 até 2007 conta para tempo de serviço nesse caso!?
DORIVAL BANALLI
postado em terça-feira, 23 de março, 2010

PREZADOS SENHORES:

COM O RESPEITO DEVIDO, VENHO PERGUNTAR A V.S.
QUANTOS MESES NECESSITO DE CONTRIBUIÇÃO AO INSS, PARA TER O DIREITO DO AUXILIO DOENÇA, E QUAL O EMBASAMENTO LEGAL DA REFERIDA PERGUNTA E RESPOSTA.
NA EXPECTATIVA DE PODER CONTAR COM A VOSSA DISTINTA COLABORAÇÃO, ANTECIPO, SINCEROS AGRADECIMNTOS.

ATENCIOSAMENTE,

Dorival Banalli
Carla
postado em domingo, 12 de setembro, 2010
Uma empregada doméstica tem 7 meses de na carteira e de contribuição do INSS, ela teve que fazer uma cirurgia e depois dos 15 dia de atestado a empregada tem que recorrer ao INSS, minha pergunta é, com esse tempo de contribuição a empregada conseguirá se encostar por auxílio doença? Como a empregadora pode ajudar a empregada?

Aguardo respostas.
Fatima Diniz
postado em quinta-feira, 20 de outubro, 2011
Prezados Senhores,
Tenho 55 anos e 7 meses de idade. Comecei a trabalhar em 1974 e durante 10 anos contribui mensalmente com o INSS como empregado. Fiquei 8 anos sem trabalhar e sem contribuir. Retornei em 1992 e estou em atividade até hoje. Considerando os dois períodos, somam 29 anos e 4 meses de contribuição. Nos ultimos 4 anos, fiquei afastada por duas vezes por motivo de doença, cada uma com periodo inferior a 6 meses.
Gostaria de saber: Esses períodos em que fiquei licenciada, recebendo auxilio-doença comprometem minha contagem de tempo?
Com esse tempo de contribuição, já tenho direito a entrar com pedido de aposentadoria proporcional?
Há mais de 8 anos, contribuo com o teto máximo.
Desde já agradeço atenção dos senhores, e aguardo anciosamente respostas sobre o tema.
att.
Fatima Berrogain
Marcos
postado em terça-feira, 01 de novembro, 2011
Trabalhei com carteira assinada de 1968 a 1972, depois passei a ter registro em carteira em fevereiro de 2011. Estou doente a tres meses, e com atestado medico fui encaminhado a pericia que levou 3 meses para se realizar. A pericia deu positiva, porem o beneficio foi negado por possuir somente 9 contribuições para o periodo de carencia. Gostaria de saber, se tenho direito ao beneficio, e o que posso fazer, pois estou a 03 meses parado.
att, Marcos