Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > auxílio doença - aposentadoria por invalidez
UsuárioDiscussão
Rafaella
Postado em quinta-feira, 30 de outubro, 2008
Não atuo na área previdenciária, entretanto, tenho um único caso e estou com dificuldades: é possível converter auxílio doença em aposentadoria por invalidez? A pessoa há quase 5 anos está em auxílio doença (trabalhava com telemarketing e está afastada por LER). O INSS sempre entende que ela está apta ao trabalho, mas como médicos particulares opinam pelo afastamento, ela tem se mantido em gozo do auxílio através de recursos. O perito deu um parecer para que ela fosse readequada na empresa. Foi marcada nova perícia. Agora, o perito, diante dos exames que a segurada apresentou, entendeu que, de fato, ela não tem condições de exercer qualquer trabalho, e deu um parecer que ela deve permanecer afastada, pois não tem condições de voltar ao trabalho nem de ser readequada. Assim, diante desse fato e do todo período que ela está afastada, é possível entrar com uma ação pedindo a aposentadoria por invelidez (até porque, dessa vez, o próprio perito do INSS entedeu que ela não pode voltar ao trabalho).
Desde já, agradeço a atenção.

ÚsuarioResposta
sandra regina budtinguer
postado em sábado, 12 de setembro, 2009
Gostaria de obter uma informação: sou portadora de TVP, comprovada que é um fator genético, há um ano, os médicos disseram que eu deveria parar de trabalhar, há um amparo legal para que eu possa me aposentar por causa desse problema? Sou funcionária pública e tenho 37 anos e 20 anos de profissão.
sandra regina budtinguer
postado em sábado, 12 de setembro, 2009
Gostaria de obter uma informação: sou portadora de TVP, comprovada que é um fator genético, há um ano, os médicos disseram que eu deveria parar de trabalhar, há um amparo legal para que eu possa me aposentar por causa desse problema? Sou funcionária pública e tenho 37 anos e 20 anos de profissão.
elisangela gomes silva
postado em sábado, 26 de setembro, 2009
sou aposentada por invalidez e pelo qual me encontro fazendo hemodialise 3x na semana.Gostaria de saber se consigo um auxilio doença mesmo já tendo um beneficio.se tenho que contratar um advogado desde já agradeço pela atenção
NURIMAR SILVA MOLINA CAMPOS
postado em sábado, 03 de outubro, 2009
POR FAVOR TIVE UMA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA NA MINHA GRAVIDEZ, POREM NAO ESTAVA TRABALHANDO. POREM TENHO (6) SEIS ANOS DE CONTRIBUIÇAO DO INSS. FAÇO ACOMPANHAMENTO COM O MEDICO DO CONVENIO DO MEU ESPOSO, SINTO MUITAS DORES NAS PERNAS E INCHAÇO CONSTANTE. POREM NAO CONSIGO MAIS TRABALHAR MINHA PROFISSÃO E OPERADORA DE TELEMARKETING, FICO MUITO TEMPO SENTADA. FIZ UMA PRIMEIRA PERICIA QUE FOI NEGADA DIZENDO QUE ESTOU APTA A QUALQUER TIPO DE TRABALHO. POREM MEU MEDICO NAO QUER ME DAR UM LAUDO MEDICO PARA EU APRESENTAR NA SEGUNDA PERICIA QUE IREI COMPARECER.POR FAVOR O QUE DEVO FAZER POIS PRECISO MUITO RECEBER ESTE BENEFICIO OU UMA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.

OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA ...
Moises Borges Ferreira
postado em quarta-feira, 14 de outubro, 2009
Entrei na justiça pedindo o reestabelecimento do meu benefico(aux.doença).A pericia judicial diagnosticou a invalidez total e temporaria.Estou em tratamento e terei que fazer nova revisão pericial em 12 meses,segundo o perito judicial.Ajuizei a ação em Fevereiro de 2009,a pericia judicial foi realizada em Agosto e a senteça procedente ao reestabelecimento,transitou em julgado em Outubro.
Pergunto:o prazo de 12 meses para revisão pericial é contado apartir do ajuizamento da ação ou apartir da sentença?
maycom m d
postado em quinta-feira, 05 de novembro, 2009
ja existe PORTARIA MPS Nº 87 DE 02/02/2005- DOU DE 03/02/2005
ANEXO I
DAS NORMAS GERAI ATUÀRIA
VIIII- todo beneficio auxilio doença superior a dois (02) anos será transformado em auxilio acidente ou em aposentadoria por invalidez. espero ter ajudado.
INALDO
postado em quinta-feira, 05 de novembro, 2009
portaria mps nº 87 de 02/02/2005- dou de 03/02/2005 , anexo i das normas gerais atuária.VIII- TODO BENEFICIO AUXILIO DOENÇA, COM MAIS DE DOIS ANOS, SERA TRANSFORMADO EM AUXILIO ACIDENTE OU EM APOSETADORIA POR INVALIDEZ.
Erivelton Marques Oliveira Silva
postado em quarta-feira, 11 de novembro, 2009
Eu tenho insuficiencia renal cronica, já tenho um amo que eu faço hemodialise e recedo auxilio-doença, eu tenho direito da entrada na aposentadoria por invalidez sendo não tenho pespctiva de transplante meu beneficio acaba acora dia 31/12/2009, eu posso entrar com o pedido de aposentadoria sim ou não.?

Muito obrigado!!!!!
Erivelton Marques Oliveira Silva
postado em quarta-feira, 11 de novembro, 2009
Eu tenho insuficiencia renal cronica, já tenho um amo que eu faço hemodialise e recedo auxilio-doença, eu tenho direito da entrada na aposentadoria por invalidez sendo não tenho pespctiva de transplante meu beneficio acaba agora dia 31/12/2009, eu posso entrar com o pedido de aposentadoria sim ou não.?

Muito obrigado!!!!!
marcos m moura
postado em quinta-feira, 12 de novembro, 2009
estou afastado do serviço a mais de tres anos por auxilio doença e, nunca fui na mesma para levar o laudo depois de cada pericia.Fiquei sabendo disso depois q me falaram de uma reportagem na globo essa semana. será q terei problemas com a Empresa no futuro? agradeço a ajuda!
Ah, gostaria de saber tbm, se a Empresa tem que pagar alguma coisa depois q o empregado entra no auxilio doença ou so o INSS q faz todo tipo de pagamento? Obrigado pela atenção!.
123456