Enviar Mensagem

Forum > Direito Previdenciário > Aposentadoria por tempo de serviço - RURAL
UsuárioDiscussão
Leandro Ciervo
Postado em terça-feira, 14 de outubro, 2008
Olá!
Tenho um cliente que possui 32 anos de trabalho rural (de 1971 à 2002). Sendo que em 2002 iniciou suas atividades na zona urbana, consequetemente com a assinatura da CTPS.
Ao solicitar administrativamente aposentadoria por tempo de serviço, a Previdência negou tal pedido alegando que o mesmo não possui a carência mínima exigida pela lei previdenciária, entretanto apenas computou para tais efeitos o trabalho exercido na zona urbana desde 2002.
Ele consultou defensores dativos que falaram a mesma coisa e eu consultei alguns colegas advogados que também acharam que como ele ingressou na zona urbana perdeu o benefício.
Ocorre que neste caso defendo a tese que se ele tem comprovadamente todo esse tempo de serviço de tempo rural, pode sim solicitar via judicial a aposentadoria por tempo de serviço em conformidade à EC nº20/98.
Gostaria de uma posição dos nobres colegas ao procedimento a ser adotado.

Desde já, agradeço a atenção.

ÚsuarioResposta
Rodrigo Garcia Ferreira Leite
postado em domingo, 31 de janeiro, 2010
Bom Dia gostaria de saber quais são os documentos, necessários para comprovar tempo de trabalho no setor Rural, minha mãe trabalhou no sitio dos 12 anos aos 19 tempo que somado com trabalho urbano nas industrias atingem o tempo nessario para reguerer aposentadoria por tempo de trabalho, gostariamos de saber como utilizar esse tempo e quais os documentos necessários? porque infelismente dessa epoca ela não tem nenhum documento, como poderia ser feito?
Obrigado;
Rodrigo.
Marilda
postado em segunda-feira, 12 de abril, 2010
Olá, meu marido trabalhou na Propriedade Rural em Regime de economia familiar com seus pais e irmãos,trabalhou em toda a safra.Produtos cultivados: milho,arroz,feijão,cana de açucar,café,produzia apenas para consumo proprio.
Período:
De 1969 à 1972 De 1981 à 1983
Este tempo que trabalhou Rural, pode ser somado ao tempo que ele tem de serviço (26 anos de contribuição) ?
Ele ja tem documentado um processo com provas que trabalhou na zona rura,que foi montado pelo sindicato Rural .
Aguardo sugestões,obrigada

José Gama
postado em segunda-feira, 26 de abril, 2010
Meu pai é aposentado, pelos 15 anos de contribuição INSS, mas foi proprietário de te terras onde se casou com minha mãe e no certidão consta como lavrador, possuiu as terras de 1962 a 1973 e vendeu, depois começou a ser arrendatário por 1 ano , eu gostaria de saber se minha mãe por ser ruralista também, faz 65 anos em dezembro, ela pode se aposentar como trabalhadora rural. Já que ela é filiada ao sindicato rural? gostaria das informações de vocês.

Desde já agradeço.
José Gama
maria alice
postado em sexta-feira, 18 de junho, 2010
vc pode entrar na justiça do trabalho contra os patgroes da empresa até os últimos 30 para rever o inss, dai vc aposenta
maria alice
postado em sexta-feira, 18 de junho, 2010
vc pode entrar na justiça do trabalho contra os patroes da empresa até os últimos 30 anos para rever o inss, dai vc aposentar
francisco freitas
postado em terça-feira, 07 de setembro, 2010
Olá gostaria de saber sobre averbação de tempo no inss, no caso trabalho rural. Trabalhei de 1954 a 1961 em economia familiarh, não contribuíamos pois não era exigido na época e o sindicato rural não existia na região, já me aposentei com tempo proporcional espécie 42 e não contado esse tempo, com esse tempo rural daria integral a minha aposentadoria que seria em torno de 4 salários mínimos, fiquei recebendo só 1,79 do salário mínimo da época, o ano que me aposentei foi em 20 de fev.de 97 sem o tempo rural, devo dizer que tenho escritura do sítio que era de meu pai e no certificado de reservista 3a cat. está a lápis como trabalho rural e nome da localidade. Tenho direito e posso recorrer mesmo sendo já aposentado? Grato.
maria aparecida
postado em terça-feira, 21 de setembro, 2010
Trabalhei 4 anos e meio com carteira assinada, trabalhei como funcionária pública estatal 17 anos, e agora tenho 2 anos contribuindo pelo inss, contratada como professora zona rural, estou completando agora em setembro 55 anos. Gostaria de saber se consigo entrar com pedidos de aposentadoria este ano.
Maria de Lourdes
postado em quarta-feira, 29 de setembro, 2010
Ola, gostaria se possivel de uma informação. Tenho uma amiga com idade acima de 60 anos, trabalhou 22anos na lavoura,tem 6 filhos registrados como filhos de agricultor, registro de casamento esta profissao agricultora, veio para a cidade e trabalhou mais 5 anos com carteira assina.Ela tem direito a posentadoria? entrou com pedido e lhe foi negado.Oque fazer para conseguir aposenta-la, quais os passos a seguir.

Anciosamente aguardo resposta. Obrigada
Mardel Santos do Sacramento
postado em segunda-feira, 15 de novembro, 2010
Bom dia,

Minha avó trabalha em atividade rurais não remuneradas desde 1968, porém é proprietária e não tem renda da terra.

Em 2008, procurei o INSS e ele a aposentou por idade (73) anos,

Temos como comprovar que sempre morou no meio rural, onde produzia para a propria subsistencia,porém a renda era insuficiente para os remédios, Gostaria de saber se temos como solicitar revisão para o retroativo de idade para mulheres (rural) idade de 55 anos até a atual data?

Grato

luis carlos da silva
postado em terça-feira, 30 de novembro, 2010
tenho 42 anos trabalhei 15 ano en fazendas e agora trabalho 17 anos resistrado como zelador de predio so que quando eu trabalhava en fazenda meu horario de trabalho erra das 4horas da manhã as 18horas da noite gostaria de ter uma resposta obrigado
1234