Enviar Mensagem

Forum > Direito Penal > Desacato à autoridade Policial.
UsuárioDiscussão
gisele
Postado em terça-feira, 24 de outubro, 2006
Bom dia a todos! Gostaria de saber qual será o procedimento e a pena para uma pessoal que foi conduzida a delegacia de policia (presa) por desacato a autoridade. A vítima em questão é um policial militar. A autora teme que possa ter complicações, como nome sujo na policia, ou até mesmo pena (cadeia). Sou leiga no assunto. Desde já, obrigada!

ÚsuarioResposta
Wellington Leitao
postado em sábado, 03 de novembro, 2007
Sou professor da Rede Pública e há mais de uma ano venho sofrendo tratamento diferenciado pelo meu Diretor, tratamento esse que tem me prejudicado, primeiro foi há uma ano, quando na ocasião 7 professores particiaparam de um passeio com alunos e somente eu levei falta na minha linha funcional 01: importante dizer tenho trÊs regime de contrato com o Estado: Sou concursado em 20 horas como professor de CiÊncias linha funcional 01, em mais 20 horas como prof de biologia, linha funcional 02 e tenho aulas no regime extraordinário (CLT), nos dois primeiros não posso levar falta no boletim de frenquencia, uma vez que se assim ocorrer fico impossiblitado de progredir no plano de carreira, ja no regime CLT somente vem descontado o valor fincanceiro, mais em nada mais me prejudica. Na ocasião, tentei varias vezes fazer um acerto com o diretor que se demonstrou irredutível, fui prejudicado. Depoiis disso, toda vez que precisei faltar, levei falta nas minhas linhas funcionais. A ultima ocasião foi a um mÊs, quando num noite faltaram 5 professores e somente eu levei falta, importante dizar que dividiu minhas aulas e lançou minhas faltas nas minhas duas linhas funcionais, procurando o secretário e o vice-diretor por diversas vezes nenhuma solução foi dada, num determinada noite fui falar com o Diretor, que me tratando com ironia e sarcasmo, me irritou, acabei me alterando e dizendo que ele não honrava suas palavras, dizia uma coisa e fazia outra, que não honrava as calças que vestia. Ele entrou com um processo por desacato? Quero saber se realmente esse crime foi configurado por mim? Posso ir preso se for condenado? Posso ser mandado embora?

Obrigado.
ILANA CARDOSO
postado em sábado, 01 de dezembro, 2007
ESTA EM NATAL/RN, NO CARRO COM MINHA FILHA,PARADA NUM SINAL, QDO UM POLICIAL PAROU DO LADO DIREITO DO CARRO, COMEÇOU A OLHAR PRA DENTRO DO CARRO E MANDOU EU ABRIR O VIDRO, ELE MANDOU COLOCAR O CINTO DE SEGURANÇA, ENTAO ARGUMENTEI QUE TINHA ACABADO DE TIRAR POIS IA DESCER NO POSTO DE GASOLINA AO LADO, ENTAO ELE FALOU QUE EU TINHA QUE COLOCAR OCINTO E SO RETIRA-LO QDO DESCESSE. FECHEI VIDRO E PAREI NO POSTO E DESCI, E ME DIRIGI ATE A LOJA DE CONVENIENCIA, ELE VEIO ATRAS, PAROU E FALOU A MINHA FILHA QUE ESTAVA DIRIGINDO QUE IA AUTUA-LA POR DESACATO A AUTORIDADE E POR NAO ESTAR USANDO O CINTO.
ACHO QUE NAO HOUVE DESACATO NENHUM. E SE ELE TEM ESSE PODER DE MULTAR QUE MULTASSE, E NÃO EXIGIR QUE COLOCASSE O CINTO. O QUE ACHA?

ILANA CARDOSO
ESTA EM NATAL/RN, NO CARRO COM MINHA FILHA,PARADA NUM SINAL, QDO UM POLICIAL PAROU DO LADO DIREITO DO CARRO, COMEÇOU A OLHAR PRA DENTRO DO CARRO E MANDOU EU ABRIR O VIDRO, ELE MANDOU COLOCAR O CINTO DE SEGURANÇA, ENTAO ARGUMENTEI QUE TINHA ACABADO DE TIRAR POIS IA DESCER NO POSTO DE GASOLINA AO LADO, ENTAO ELE FALOU QUE EU TINHA QUE COLOCAR OCINTO E SO RETIRA-LO QDO DESCESSE. FECHEI VIDRO E PAREI NO POSTO E DESCI, E ME DIRIGI ATE A LOJA DE CONVENIENCIA, ELE VEIO ATRAS, PAROU E FALOU A MINHA FILHA QUE ESTAVA DIRIGINDO QUE IA AUTUA-LA POR DESACATO A AUTORIDADE E POR NAO ESTAR USANDO O CINTO.
ACHO QUE NAO HOUVE DESACATO NENHUM. E SE ELE TEM ESSE PODER DE MULTAR QUE MULTASSE, E NÃO EXIGIR QUE COLOCASSE O CINTO. O QUE ACHA?

ILANA CARDOSO
SOUBE QUE A PARTIR DE 1998 SE A MULHER FALECER O MARIDO NÃO RECEBE MAIS A SUA PENSÃO?
ME INDIQUE ESTA LEI.

geralda
postado em segunda-feira, 28 de janeiro, 2008
Olá, meu filho de 18 anos foi abordado por policiais no sábado e correu tudo bem, só que não se passaram alguns minutos e ele foi abordado por outros policiais na mesma redondeza e ele ficou nervoso e revoltado e jogou o boné no chão, dizendo: de novo, e começou a reclamar que já sido abordado, caracterizando que os policiais bateram nele levando-o para a delagacia e registrando B.O. por desacato a autoridade, gostaria de saber se ele pode ter complicações, já que agiu por nervosismo por ser abordado pela 2a vez em questão de minutos por policiais, vocês podem me dizer se os policiais poderiam bater nele só porque ele reclamou e jogou o boné no chão e ainda registrar o B.O.? ele tem apenas 18 anos e está a procura de um emprego, isso pode prejudicá-lo?
Agradeço muito se puderem me responder!
Evandro Tomasi
postado em terça-feira, 05 de fevereiro, 2008
Bom dia!

Gostaria de saber qual sera a pena para uma pessoa que desacata um agente de transito pois sou deficiente fisico(paraplegico) e no centro da minha cidade so tem uma vaga para deficientes fisicos e a mesma sempre esta ocupada por pessoas que nao sao deficientes e em uma ocasiao estava estacionado em um local proibido proximo a vaga de defiente e um agente de transito me abordou me pedindo documentaçao e tudo mais e quando fui dizer ao agente que estava estacionado no local nao permitdo porque a vaga que a mim era reservada sempre esta ocupada por pessoas que nao eram deficientes ele teve uma reaçao que me indiginou me falando o seguinte QUE ELE NAO IA ME MULTAR MAS COMO EU ESTAVA RECLAMANDO ELE IRIA ME AUTUAR quando ouvi isso do agente fiquei muito nervoso apos receber a multa mandei ele tomar no c.. e o chamei de corno sei que oque falei nao foi certo mas na hora da raiva nao consegui me conter foi a unica forma que encontrei em me defender so que agora recebi uma intimaçao para comparecer ao forum para prestar esclarecimentos gostaria de saber oque vai acontecer qual sera a puniçao e a primeira vez que tenho que comparecer a um forum estou com muito medo se puderem me ajudar agradeço.

obrigado

Evandro
Leiliane Cunha
postado em segunda-feira, 17 de março, 2008
Bom dia!
Estaca meu irmão passando pela rua de carro, tipo 21:00 hs. quando um policial o parou e pediu os documentos do veiculos e dele, meu irmão passou os documentos, o policial já o abordou muito exaltado, vendo q os documentos estavam corretos, disse que iria aplicar uma multa por ele estar andando de carro com o som auto.
Meu irmão retrucou dizendo q ele não poderia fazer isso, pois não tinha o medidor de decobéis para multa-lo, o policial q já não estava muito calmo, se exaltou mais ainda, e disse que iria prende-lo por desacato, pois se recusou a assinar a multa, e isso era uma ordem.
Eu tentei conversar com ele, afinal meu irmão já estava irritado com o policial, ele falou que não tinha papo comigo na maior falta de educação, retruquei dizendo para q ele seja educado e q ele tinha estudado pra fazer um concurso da PM no qual ele passou e por isso ele não era ignorante. Ele se exaltou, pois como estava nervoso, distorceu tudo a favor dele, nesse momento um superior chegou, gritando ele disse q se eu o chamasse de ignorante de novo me prenderia por desacato. Eu não o agredi verbalmente, ele tremia de tanto descontrole, pois naquele momento, meu pai já havia resovido tudo com um comandante da PM, no qual se responsábilisou pelo caso, ele ficou mais nervoso ainda, pois queria levar meu irmão preso e não pode ter o prazer de fazer isso. Eu não fui presa também, pois quando notei q ele destorcia tudo a favor dele, não disse mais nada.
Realmente o que é desacato verbal? Existem palavras especificas para um agreção verbal? O policial pode berrar com o cidadão, nessa cituação acima?Se ele chamar o cidadão de vagabundo ou algo do tipo, o cidadão deve aceitá-lo? No caso de aplicação de multa pra som auto, com o carro em movimento, como funciona pela lei?Obrigado!
icaro
postado em sexta-feira, 30 de maio, 2008
alguem pode me tirar uma duvida..sou motorista e estavamos quase entrando de greve e no calor do trabalho eu xiguei um guarda municipal dizendo que ele era um guardinha e nao era nada e que se ouvesse greve ele ia e apanha...se eu tivesse xamado ele so de guardinha isso ja se caracterizava desacato a autoridade.
Eriberto Dias
postado em domingo, 01 de junho, 2008
Bom....gostaria de saber o que caracteriza um desacato a autoridade,pois assisti a uma reportagem onde se era averiguado um possível superfaturamento de merenda escolar,e um fúncionario da prefeitura se dirigiu a um policial de uma forma não muito respeitosa(o desafiando até mesmo a sacar sua arma).E este policial ,de certa forma ,ficou desautorizado,mas não fez nenhuma autuação talvez poe estar na presença do prefeito.Gostaria deentender um pouco melhor esse assunto.
ELIEL DE SOUZA
postado em sábado, 26 de julho, 2008
SOU DEFICIENTE FISICO TABALHO NUM BANCO A 7 MESES FUI MANDADO EMBORA ,QUE SABER DOS MEU DIREITOS . POIS POR 3 FALTA QUE NAO JUSTIFIQUEI POIS FORAM P/ CONSERTAR AS MINHAS MOLETAS . O SINDICATO ESTA MEDANDO SUPORTE MAS TEMO POR NAO CONTINUAR NA EMPRESA QUE È O MEUDESEJO DE FICAR.PESSO AJUDA!!!!!!
12345678910...