Enviar Mensagem

Forum > Direito do Consumidor > Cheque pré-datado - devoluçao
UsuárioDiscussão
Jeorgina M V Campos
Postado em quinta-feira, 23 de junho, 2005
Caros colegas,
Sou estudante de Direito e fiquei em dúvida com relação a seguinte questão: A compra uma TV com cheque pré-datado para um dia X. A empresa vendedora negocia o cheque com outra, e esta entra com o cheque antes do prazo acordado. Por conseqüência o cheque é devolvido sem fundos.Bom até aqui nenhuma novidade,pois sabemos que o cheque é um título de crédito com pagamento à vista e pela Lei do Cheque não cláusula que assegure a data posterior para pagamento.Porém gostaria de saber se qualidade de advogado de A, caberia Ação de danos Morais e ainda a demanda seria contra quem? a empresa que vendeu ou àquela para qual o título foi transferido.

ÚsuarioResposta
Milton Hideo Wada
postado em quinta-feira, 30 de junho, 2005
Cara Jeorgina,

Segundo a doutrina e a jurisprudência sobre o tema em questão, reconhece-se na relação de fato, que para efeitos de liquidação da obrigação de pagamento emitiu-se um cheque e ficou combinado entre as partes, a intenção de receber o título de crédito à vista, todavia, para depósito em data futura pré-determinada com o compromisso de que naquela data ajustada para a apresentação do cheque, onde ocorreria a sua liquidação, uma nova relação jurídica, que mesmo contrariando os pressupostos jurídicos da legislação do cheque, prestigiou-se esse novo trato entre as partes, que assentados nos princípios da boa-fé e da confiança, se enraizaram, gerando, conseqüentemente, direitos e obrigações mútuas entre as partes.

Se tais princípios são violados, descumprindo-se o trato avençado, a parte prejudicada, poderá vir a sofrer as conseqüências desta conduta adotada, podendo refletir em prejuízos materiais e pessoais.