Enviar Mensagem

Forum > Direito do Consumidor > COMO TIRAR A ESCRITURA DO IMÓVEL REFERENTE A CONTRATO DE CESSÃO E TRANSFERÊNCIA?
UsuárioDiscussão
LUCIENE AGUIAR
Postado em segunda-feira, 14 de julho, 2008
COMO TIRAR A ESCRITURA DO IMÓVEL REFERENTE A CONTRATO DE CESSÃO E TRANSFERÊNCIA?

São Paulo, 14 de julho de 2008.

Pelo fato de meu pai ser doente, minha mãe comprou em nome dela um terreno com contrato de cessão e transferência e a pessoa que fez esse contrato com minha mãe, essa pessoa, um senhor de idade, já faleceu e tem um inventário em andamento desde 2004 e fomos no fórum ver esse processo de inventário parece que vai arquivar o processo porque a mulher do falecido deixou de fazer alguma coisa que o juiz pediu. Fomos no cartório de imóveis e tiramos uma certidão onde consta que a pessoa que fez o contrato de cessão e transferência com a minha mãe, que já é falecido, essa pessoa tinha também um contrato de compromisso e venda de um espólio (o que isso quer dizer?) e esse espólio se comprometeu a vender o terreno para a pessoa que por sua vez vendeu para minha mãe com contrato de cessão e transferência. A pergunta que faço é: a pessoa que fez negócio com minha mãe, ele já faleceu e tem um inventário que está parado e a funcionária do fórum onde esse processo está disse que esse inventário irá para o arquivo e quando fomos no cartório de imóveis apareceu que não tem escritura definitiva do terreno que minha mãe comprou e consta nesse cartório de imóveis que o homem que fez negócio com minha mãe e já é falecido também não tinha escritura definitiva, ele só tinha um contrato de compromisso de compra e venda que está registrado no cartório de imóveis e a gente não sabe se isso consta do inventário dele, pois ele já morreu. Como minha mãe deve fazer para tirar a escritura do imóvel referente ao contrato de cessão e de transferência que minha mãe fez com a pessoa que vendeu o terreno para ela e já faleceu? A mulher dele, viúva viva, pode se recusar a dar escritura para minha mãe? Nesse caso, o que devemos fazer? E se a pessoa já falecida que vendeu o terreno para minha mãe tinha dívidas? O que pode acontecer com o terreno que minha mãe comprou em janeiro de 1992 em contrato de cessão e transferência? Agradeço pela orientação.

(a) Luciene Aguiar
E-mail: lucienaguiar@bol.com.br

ÚsuarioResposta
Milton Hideo Wada
postado em quarta-feira, 16 de julho, 2008
Cara Luciene,

Pelo fato de contar tempo da usucapião extraordinária, conforme seu relato, o melhor caminho e propor ação de usucapião, pois já decorreu mais de quinze anos da posse e assim não se faz necessária a comprovação do justo título, somente da posse.

eliandro gaba
postado em quinta-feira, 07 de maio, 2009
quero ver como esta a escritura do meu imovel obrigado
keli alessandra
postado em sexta-feira, 15 de maio, 2009
Boa tarde, estou querendo comprar um apartamento, cuja escritura possui uma clausula de inacessibilidade ate 2018, haja vista o proprietario ter recibido o bem por doaçao que continha a tal clausula. Ocorre que o proprietario colocou o imovel a venda e oferece ao futuro proprietario a cessao de posse ate o implemento da condiçao da doaçao, quando entao podera adquirir a propriedade plena do imovel, efetivando assim a compra e venda. Quero saber, se vale apena adquirir tal imovel com essas condiçoes.

Atenciosamente,
keli
Brun Almeida
postado em quarta-feira, 17 de junho, 2009
Na ralidade gostaria de ser instruido tirar um titulo definitivo d residncia onde moro...
Alguem pode me rssponder pelo email bf_almeida@hotmail.com
luzinete
postado em quinta-feira, 24 de setembro, 2009
fez um financiamento na caixa economica, para comprar uma casa, e foi aprovado agora eu preciso, que seja feito a escritura da casa, gostaria de saber quanto qur tenho que pagar para sair essa ercritura, o se vocês poderiam indicar alguem que possa fazer.
Elson Bispo Moreira
postado em sábado, 07 de novembro, 2009
Eu, junto com outra pessoa compramos um terreno de 370mts quatrados, do primeiro dono em 1994 Já totalmente quitado, mas só temos o contrato de compra e venda, que esta no nome do primeiro do dono,e a certidão do cartório que estar em nosso nome:Elson e José
Eu já consegui à néstia " Não consta debito na imobiliaria", já fiz o demebramento do terreno no ano de 2007.
Agora eu gostaria de saber qual o proximo passo como adquiri a escritura da minha parte do meu terreno,
Porque o meu sócio não dá importancia para esse documento. Já tive vendo com um advogado, só que ele pediu um valor de mais ou menos de R$-3.000,00 eu não posso paga esse valor , Eu acredito que sai mais enconta eu indo direto aos orgão publicos, Onde eu posso ir para adquiri mas informações.

OBRIGADO A TODOS

Elson Bispo.
Roseli
postado em quarta-feira, 13 de janeiro, 2010
OLá,

Tenho um terreno de posse que pago iptu desde 2005,o de 2004 esta em aberto tenho que acertar na prefeitura,como faço para tirar a escritura definitiva aguardo contato.
Maria Cristina A. Alves
postado em segunda-feira, 01 de março, 2010
Bom dia,
Meu pai e minha mãe compraram imóvel financiado pelo Banco Bamerindus. Meu pai faleceu em 1992 ficando o imóvel quitado e sendo cancelada a hipotéca (isto está registrado em cartório). Foi feito inventário e o imóvel não foi arrolado pois o advogado nos informou que este seria automaticamente transferido para a viúva. Ocorre que agora minha mãe quer vender o imóvel e, como não encontramos a escritura, fomos ao cartório para fazê-lo. Lá fomos informados que deveria ser feito um adendo na partilha pois não existe a situação de transferência direta para a viúva. No contrato entre meus pais e o banco não encontramos nada que nos dissesse, com certeza, que era este o procedimento. Existe alguma legislação da época (1992) que especificava isto. O que queremos é poder fazer escritura no nome de minha mãe. Agradecida
ANA ELISA
postado em sábado, 13 de março, 2010
Como fazer para adquiri matrícula registro no Cartório de Registro de imóvel de uma Escritura Pública de Cessão de Posse de um terreno onde a adquirente também tem o documento de Compromisso de Compra e Venda tb registrado no C. Registro de documentos, recibos da antecessora e da adquirente , com inscrição do IPTU lançado e pago regularmente, inclusive, com certidão da prefeitura com o respectivo número da inscriição .... Como fazer, quais as diligências de urgência e práticas?...Aguardo resposta urgente,pois, parece-me que ninguém sabe qual a solução para o problema .... Obrigada pela resposta emergencial...

URGENNNNTEEEEE!.!!...
nelcyane silva de oiveira
postado em quinta-feira, 18 de março, 2010
oi meu nome e nelcyane tenho 22 anos gostaria de saber com faço pra tirar um titulo definitivo eu moro a 4 anos nessa residencia ( bom vou contar por que estou pedindo socorro , esse terreno e da minha mae, mas quando minha avo e meu tio vieram pra manaus eles nao tinham onde morar entao minha mae falou pra eles morarem ate quando eles quisese em 2003 minha avo faleceu ficou so meu tio ele ja e idoso, mas so que minha tia levou ele pra casa dela entao ela passou tudo que diz respeito ou meu tio pra ela . a questao e que no terreno tenha a casa que era da minha avo que hoje em dia eu moro la por que minha mae me deu e atraz fica o casa do meu tio mas ele nao mora mas la ea minha tia tiro o titulo so da casa dele e eu estou com medo por que ele esta doente e tenho medo que venha acontecer alguma coisa com ele!!! e como vai ficar o terreno e pequeno sera que ela vai querer ficar com minha casa!!!!!!!!!!!!! ela e bem de vida so nao sei por que ela esta fazendo isso era da minha mae se nao fosse ela eles nao tinham onde morar por que nenhum dos filhos ajudaram so minha mae!!!! ai quando eu casei minha mae me deu a casa estou com medo nao por mim mas pelo meu finho
123