Enviar Mensagem

Forum > Direito do Consumidor > FACULDADE NÃO QUER LIBERAR DIPLOMA
UsuárioDiscussão
mario
Postado em quinta-feira, 13 de março, 2008
BOA TARDE.

Terminei meu curso de direito em dezembro, estou devendo 5 meses de mensalidade na faculdade, solicitei meu diploma e além de cobrarem R$70,00 para a expedição, disseram que não poderiam dar continuidade na solicitação devido os débitos, ou seja, somente depois da quitação dos 5 meses em questão poderiam dar inicio ao processo de aquisição do diploma.

Por vezes discutimos esse tema se não estou enganado cabe mandado de segurança e /ou ação de obrigação de fazer, ou ainda uma ação no Procon, Jec e etc.

Pergunta: qual a ação seria mais célere? Alguém em o modelo?

Obrigado

ÚsuarioResposta
Aline da Silva Wanderley Costa
postado em quarta-feira, 06 de maio, 2009
Boa tarde, terminei o meu segundo grau em 1999 e depois disso nunca quiz saber do diploma, hoje fui entrar em contato com a escola e ela me cobrou R$ 300,00 para pegar e um prazo de 60 à 90 dias para ficar pronto, gostaria de saber se é legal a cobrança pelo diploma e se o tempo é esse mesmo? Porque preciso entregar na faculdade pois termino meu curso agora meio do ano.
Lucimara Dias Fernandes
postado em sexta-feira, 15 de maio, 2009
Eu e minha irmã estamos devendo a faculdade, minha irmã pagou até 13° mensalidade,pois temos 30 mensalidade, eu paguei só uma, fiz acordo mais não pode paga-lo pois estou desempregada e minha irmã também e a faculdade só faz o acordo para ser pago em 6 vezes. Agora eles ficam mandando cartas de cobrança, não estou me negando de pagar mais gostaria que fosse em mais vezes, pois estão nós ameaçando que não receberemos o nosso diploma, se não pagarmos os debitos. Isso pode acontecer, pois gostaria de me escrever para professora do estado e preciso do meu diploma, com um emprego ficaria mais fácil de pagar minhas pendências. Vocês poderia me responder minha dúvida e me mandar se estou respaldada por alguma lei que empede a faculdade de segurar meu diploma. Desde já muito obrigada...
solange borges camargo
postado em sexta-feira, 05 de junho, 2009
fiz faculdade em Fátima do Sul, nessa faculdade que foi processada por venda de diploma, estou a 1 ano lutando para pegar meu diploma, mas ainda não consegui. Tenho apenas o historico e a declaração de colaração de grau. Passei no concurso e assumi com esses documentos, mas o prazo dado para a apresentação do diploma acabou e a faculdade não liberou o diploma. Eles alegam que devido o processo não podem liberar nenhuma documentação. O que devo entrar com uma ação contra a faculdade e como devo agir em ralação ao meu concurso a falta desse documento pode cancelar a minha moneação?
suellen
postado em sexta-feira, 05 de junho, 2009
boa tarde
terminei meu curso de marketing na cbta de rio claro no final de 2007 e ate hoje nao consegui pegar meu diploma,prometeram que talvez em agosto deste ano (2009) iriam me entregar queria saber se isso nao acontecer se posso recorrer ao procon pois nao devo nenhuma mensalidade pois estudei com bolsa integral do prouni estou necessitando do diploma para conseguir um emprego.
Thyepolo Pimenta
postado em terça-feira, 09 de junho, 2009
Boa tarde, caros quem poder ajudar com informações para este caso agradeço muito.

O Aluno conclui seu curso em 2004 e quando solicitou o diploma lhe é cobrado uma taxa, o mesmo não teve condições de pagar.
Com isso teve retido o diploma retido por 04 anos, no ultimo dia 05/05/09 fez o referido pagamento para dar entrada no requerimento ao diploma "o requerimento só poderia ser feito mediante pagamento", e teve a seguinte informação:
- O prazo MÍNIMO para a entrega de 120 dias.
Durante esses 04 anos não foi possível concorrer aos concursos da área, bem como aos empregos que lhe exigiam o diploma de conclusão de curso, com submetendo-se a cargos de nível hierárquico mais baixo, inclusive na tentativa de ingressar na UFRN como aluno especial, não foi possível, pois se faz necessário a apresentação do diploma de conclusão de curso.

Foram feitas três tentativas junto ao PROCON, mas não logrou êxito no pleito.

Para este caso caberia ação junto ao JEC-RN, com o pedido de entrega do diploma, restituição em dobro por cobrança indevida, alem de indenização por danos morais e matérias?

Desde já agradeço.

Thyepolo Pimenta
Flávio Bernardino dos Santos
postado em quinta-feira, 25 de junho, 2009
Gostaria de modelos de certificados de conclusão do ensino superior para eleboração de pesquisa e trabalho e divulgação de mídias.
Áreas: Administração, Logística, Engenharia e Marketing.
MARI
postado em quarta-feira, 22 de julho, 2009
QUEM FOI OUVINTE DA FACULDADE POR TODO O TEMPO E NAO ESTAVA MATRICULADO TEM DIREITO AO DIPLOMA??
ANITA
postado em sexta-feira, 04 de setembro, 2009
ESTOU COM UMA PENDÊNCIA FINANCEIRA DE 5 MESES NA UNIVERSIDADE NA QUAL CURSEI A MINHA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E NÃO ME ENTREGARAM O MEU DIPLOM ATÉ HOJE, SENDO QUE TERMINEI NO ANO DE 2007. COMO FAÇO PRA RECEBER O MEU DIPLOMA? NÃO POSSO PAGAR O VALOR DEVIDO NO MOMENTO E ESTOU PRECISANDO URGENTEMENTE DELE. A UNIVERSIDADE PODE COBRAR ALGUMA TAXA PELA EMISSÃO DO MESMO?
NATÉRCIA
postado em segunda-feira, 14 de setembro, 2009
Não sei mais a quem reecorrer??? Bom dia?? Meu nome é NATÉRCIA e tenho29
anos.Estou com um grave problema com a Faculdade Associada Brasil.Em 2003 comecei a fazer a faculdade ;que está localizada em SP( na av sta catarina.De dia
existe um colégio chamado :(madre Emilie de Villenouve )e de noite é a
(Faculdade) .Meu curso foi de turismo.Foram 4 anos.Era uma luta,pois prestava
serviço todos sábados e domingos dás 09:00 ás 17 :00 hs da tarde na escola da família.Na
Faculdade os alunos tinham que fazer estágio.Eu não conseguia;pois.. tinha que conciliar o horário de trabalho e de estágio,muito dos alunos chegavão atrasados na aula.Então,dentro da Faculdade tem uma agência experimental de viagens:Fab tur.(Os
alunos aonde não conseguiam fazer o estágio..montavam pacotes de viagens;com os
próprios alunos da Faculdade e gente de fora.).Todo mundo que fossem nas viagens tinham que pagar.Eu NATÉRCIA fiquei 4 anos nessa agência( Eu montava pacotes de viagens atendia os alunos na agencia quando eles tinhas que pesquisar algo) .Eu pedia
uma folha timbrada, para reelatar o que eu fazia e nada . a coordenadora do curso Maria tereza Ardito ( hoje
ela não está mais na faculdade).Quando tinha
eventos dentro da faculdade(semana académicas dos curso)(turismo e Adm)eu TAMBÉM
AJUDAVA A MONTAR .Eu ficava na recepção ( local aonde eu tinha que montar
os lanches aonde serião servidos depois do evento
.Más.. nada dessa folha.
Fiquei a ver navios!!!( O estágio era o seguinte:Montar pacotes de
viagens,consulta de viagens e etc).Eu entrava para fazer estágio dás 18:00 ás
19:15hs as vezes até mais tempo, tinha interva-lo das 21:00 ás 21:15.A professora me
pediu para colocar em uma folha:
nome.................data................assinatura.Só!!!
Outro problema:
O tcc!!
No dia do grupo eu tive que faltar(pois esse dia era a escolha
da formação dos grupos fiquei doente e ninguém me encaixou.
Só que eu; só fazia de noite com minha irmã pois ela entendia
mais de computador do que eu, e das regras como montar um
TCC .Trabalho de conclusão de curso.
Faltava pouco para eu terminar o tcc e os alunos já estavam se apresentando para a banca.Então subi até a secretaria e falei com o reitor JOSÉ FEUSER.
Expliquei o meu caso para ele.
O sr Feuser(ELE É O COORDENADOR DE ADMINISTRAÇÃO) me disse:
Natércia veja na sala quem pode ser seu orientador ,então Falei com o samir:
Expliquei para ele o acontecido e se ele poderia ser o meu orientador.
O Sr Samir me falou:
A faculdade está saindo de férias e eu também;más eu aceito ser o seu orientador;vai me mandando o que vc tem ;que eu te respondo por imail.
Eu natércia mandava para o imail dele:SAMIRALSANTO@TERRA.COM.BR.
e nada dele reponder.
Começei a ficar desesperada.!!
Então minha irmã me disse:
Natércia! vamos falar com a Daniela,pois ela já se formou ,e vai te orientar bem melhor.
A faculdade de férias e eu começei a fazer o tcc.
Quando voltou de férias a faculdade, meu tcc estava pronto .
A jussara o imail dela:mkambiental@yahoo.com.br(de professora passou a ser orientaora do curso de turismo)Ela pegou o meu tcc.!!!
E até hoje estou sem meu DIPLOMA DE TURISMÓLOGA.
que arapuca de faculdade!!!!

* O tcc ficou com eles encadernado

**Liguei na faculdade(011-56771150) e perguntei quando iria pegar o meu diploma.;a pessoa não quiz se identificar ,e me disse:
Tem que pagar r$ 150,00.
Eu respondi: hoje em dia não se paga mais diploma..
A pessoa respondeu :faça igual aos outros alunos ,processe a faculdade.

**Fiz COLAÇÃO DE GRAU,
**Paguei a formatura ( mais eventos) 10X 47,00.
**CADE MEU DIPLOMA!
**Não devo nada para a faculdade.

Meu endereço:rua coronél Silvério Magalhães ,521
vila santo estefano.
04154000
Natércia valério dos santos.

Hoje em dia faço bico para tentar sobreviver.

Aguardo uma resposta. URGENTE ..

**Estou procurando emprego na área ..más o pessoal das empresa querem ver o meu diploma.

**A faculdade está também cobrando o diploma dos alunos.(Existe uma lei que não é mais para ser pago o diploma dos alunos.
Me ajudem .!!! Cade a justiça desse país????
A coordenadora do meu curso de turismo(Maria Tereza Ardito) foi mandada embora da faculdade e em seu lugar está a jussara.

**Preciso do meu diploma para trabalhar

Conversei com o Sr MARCELO SANTOS|(DO MEC) sobre meu assunto REELATADO e ele me falou:
Você por direito tem que receber o seu diploma sim.

|**Fiz o estágio na faculdade ,montando viagens e eu sempre pedia alguma documentação falando que eu estava fazendo o estágio e a faculdade nada .

grata Natércia valério dos santos

Elaine Cristina
postado em sábado, 19 de setembro, 2009
Olá, preciso de uma ajuda.
Me formei em dezembro de 2009 nas faculdades Jk que fica em brasília. Minha colação de grau foi em março de 2007. A faculdade foi vendida em meados de julho de 2008 para uma instituição chamada Anhanguera.
Eu dei entrada no pedido do diploma em outubro de 2008 junto a esta istituição, uma vez que a mesma assumiu toda a documentação da faculdade JK e a mesma emite todos os diplomas.
Levei toda a documentação solicitada e me mandaram esperar 4 meses. Desde essa época pra cá, já fazem 11 meses e não consigo obter meu diploma. Não tenho nenhuma pendência na faculdade nem de matéria, dinheiro ou documentação. Sempre que ligo pegam meu nome e dizem pra eu aguardar a responsável retornar, e ela não retorna. Já reclamei na diretoria uma vez e a responsável acabou me ligando de muito mal humor. Me deu um prazo de 20 dias para pegar o diploma mas na data combinada não estava pronto e passaram a função para outra pessoa que até agora não me deu um prazo concreto.
O que posso fazer para obter meu diploma nessa situação?

desde já agradeço.
123456789